O que acontece quando você tem diabetes e faz a dieta alcalina

dieta alcalina salada

O que acontece quando você tem diabetes e faz a dieta alcalina

A dieta alcalina é considerada um novo plano alimentar e tem mostrado resultados promissores tratando de como lidar com o diabetes.

Os defensores deste plano alegam que, uma seleção inadequada dos alimentos que consumimos pode abalar o equilíbrio ácido-básico de um indivíduo, o qual, normalmente, é mais básico do que ácido. Quando isso ocorre, uma pessoa é significativamente mais propensa a desenvolver uma série de condições médicas graves.

De acordo com este plano de alimentação, as dietas ocidentais envolvem o consumo demasiado de alimentos ácidos, os quais impactam negativamente o pH sanguíneo. Carne, peixe, produtos lácteos, café, pães, carboidratos refinados, chá preto e certas castanhas podem aumentar a acidez do corpo e levar à problemas de saúde, quando consumidos com frequência.

Isso não quer dizer que esses alimentos não possam ser consumidos, mas devem ser apreciados com moderação e em pequenas porções. Em vez disso, a dieta de um indivíduo deve ser composta principalmente por vegetais, frutas, sementes, certos grãos, feijões e azeites, que aumentam ou mantêm o nível alcalino básico.

Estudos recentes, descobriram que indivíduos com dietas que contêm uma grande quantidade de alimentos ácidos possuem maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Isto parece ser verdade, mesmo quando outros fatores de risco, tais como peso e pré-disposição genética são levados em consideração.

Os pesquisadores especulam que isso tem a ver com a acidez crescente e a resistência à insulina no organismo, um dos principais sintomas da síndrome metabólica, que muitas vezes se desenvolve no diabetes tipo 2.

Embora os desequilíbrios nos níveis de pH, por si só, não levem uma pessoa a desenvolver esta condição médica, certamente é um fator de risco.

A DIETA ALCALINA E O DIABETES

A dieta alcalina pode ser eficaz não só na prevenção do diabetes, mas para controlá-lo também. Isto se deve ao foco do plano de alimentação com frutas, legumes e grãos, os quais contêm nutrientes que podem ajudar a aliviar os sintomas do diabetes.  Dito isto, os indivíduos com diabetes precisam levar em consideração alguns aspectos antes de iniciar a dieta alcalina.

A principal consideração é que esta dieta diminui os níveis de glicose no sangue e se o indivíduo administra medicamentos com efeitos semelhantes, podem haver grandes quedas no açúcar no sangue. Por esta razão, recomendamos que você fale com o seu médico, nutricionista ou especialista antes de iniciar a dieta alcalina.

Fonte: Diabetv

Diabetes e os Alimentos CORRETOS Para Glicose Alta no Sangue:

Veja também:

Gostou do post sobre a dieta alcalina e o diabetes? Compartilhe com os amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo!

Compartilhe: