Bebidas com açúcar podem causar envelhecimento precoce

0

bebidas com açúcar

Bebidas com açúcar podem causar envelhecimento precoce

Pesquisadores da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, encontraram uma associação entre o consumo de bebidas com açúcar e o envelhecimento celular. O estudo foi publicado na última quinta-feira pelo American Journal of Public Health.

No estudo, os telômeros — unidades de proteção de DNA — foram encontrados em menor quantidade no sangue dos participantes que relataram beber mais refrigerantes. Baixos níveis de telômeros são relacionados ao envelhecimento precoce, doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.

Esta é a primeira demonstração de que o refrigerante está associado à falta de telômeros. Os resultados se aplicam independentemente da idade, raça, renda e escolaridade. A diminuição dos telômeros começa muito antes do início da doença. Além disso, embora só adultos tenham sido avaliados, é possível que os efeitos sejam semelhantes em crianças também — disse Elissa Epel, uma das responsáveis pela pesquisa.

Os cientistas criaram uma fórmula e viram que a idade biológica de quem consome cerca de meio litro de refrigerante por dia aumenta 4,6 anos. Esse efeito pode se comparado ao efeito do tabagismo. Ou, numa relação inversamente proporcional, com prática regular de exercícios físicos, que tem efeitos anti-envelhecimento, de acordo com Cindy Leung, também responsável pelo estudo.

A pesquisa foi feita com 5,3 mil participantes, entre 20 e 65 anos, sem histórico de diabetes ou doença cardiovascular.

Fonte: DC Vida e Saúde

Veja também:

Gostou do post sobre bebidas com açúcar? Compartilhe com os amigos! Obrigado!

Faça parte do GRUPO de pessoas que recebe informações saudáveis, assine nossa NEWS e torne-se um membro, é GRÁTIS!

Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.