21 benefícios da batata doce

7

21 benefícios da batata doce

Apesar de ser mais consumida nas regiões norte e nordeste do Brasil, a batata doce tem ficado cada vez mais famosa em todas as partes do país por causa dos seus inúmeros benefícios, tanto para a saúde quanto para o corpo, que pode ficar mais fino. Descrevemos neste artigo os principais benefícios da batata doce, confira!

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina (hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Por este motivo, tornou-se presença constante no cardápio dos adeptos da musculação. Conhece mais um pouco sobre os benefícios da batata doce.

benefícios da batata doce antioxidante nutriela

Características da batata doce

Ela é rica em inúmeros nutrientes e antioxidantes e tem muitos benefícios a oferecer à nossa saúde. Índios Sul-americanos já cultivavam batata doce há pelo menos 10 mil anos atrás. Ela pertence a uma família de alimentos totalmente diferente do inhame ou batata comum e serve para preparar uma variedade infinita de pratos doces e salgados.

Apaixonados pelo sabor adocicado e pela textura suave, os conquistadores europeus levaram a batata doce para o velho continente na época da conquista das Américas e, de lá, exploradores espanhóis e portugueses a levaram para a Ásia, África, Índia e Indonésia. Atualmente a batata doce é cultivada e consumida em larga escala nos cinco continentes e estudos mostram cada vez mais benefícios da batata doce para boa forma e saúde.

A batata doce é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C. Tem uma excelente capacidade para fornecer energia com carboidratos saudáveis sem elevar muito o açúcar no sangue, sendo, por isso uma excelente opção para quem malha.

Além disso, em pequenas quantidades, também pode ser usado por quem está fazendo dieta porque ajuda a diminuir rapidamente a fome.

benefícios da batata doce energia nutriela

Benefícios da batata doce

A batata doce contêm Ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. Além disso, possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”. Estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a batata doce ajuda a emagrecer. No Brasil, há quatro variedades: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada.

Ela é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, degeneração da retina relacionada à idade, e catarata. A antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios para a pele.

As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados por radicais livres.

Uma batata doce de tamanho médio contém mais do que a necessidade diária de ingestão de vitamina A de um adulto, quase um terço da vitamina C, quase 15% de sua ingestão diária de fibras e 10% do potássio necessário. A batata doce pode até proteger fumantes e aqueles que vivem com enfisema em virtude de sua vitamina A, visto que a fumaça de cigarro cria uma deficiência desta vitamina.

Confira a seguir os benefícios da batata doce para a saúde:

1 – Ajuda a perder peso

Segundo Shana Maleeff, especialista em fitness e nutricionista americana, “As batatas doces são uma grande fonte de fibras alimentares que ajudam a reduzir o açúcar no sangue, os picos de insulina, a diminuir a gordura da barriga.” Pelo baixo índice glicêmico e por ser rica em fibras promove uma ótima saciedade. E tem apenas 116 kcal em 100 g. O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel – ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo.

Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar. Além disso, a batata doce é rica em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, que passa a eliminar as toxinas com mais regularidade. Como alimentos deste tipo são absorvidos mais lentamente, eles permanecem no aparelho digestivo por mais tempo – por isso são chamados de carboidratos lentos. Eles ajudam a controlar o apetite e os sinais de fome, o que ajuda a controlar o peso.

2 – Ganho da massa muscular

A batata doce está entre os alimentos preferidos dos atletas e fisiculturistas juntamente com o arroz, a batata, a aveia e as massas. Todos ricos em carboidratos, que são fontes de energia para potencializar o treino, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente.

A batata doce também contem fibras e potássio. As fibras são essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e reconstruir os músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e nas funções nervosas. Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.

As batatas doces são naturalmente com sabor doce, mas os seus açúcares naturais são lentamente liberados na corrente sanguínea, ajudando a garantir uma fonte equilibrada de energia, sem picos de açúcar no sangue ligados à fadiga e ao ganho de peso.

3 – Controla o diabete

Embora a batata doce seja rica em amido, que é convertido em açúcar durante o processo digestivo, ela é capaz de melhorar potencialmente a regulação do açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo dois. Pesquisas mostraram que o teor de fibras alimentares presentes na batata doce lhe dá uma vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam equilibrar o ritmo da digestão.

Além disso, uma pesquisa recente mostrou também que os extratos de batata doce podem aumentar significativamente os níveis de um hormônio regulador do metabolismo da insulina em pessoas com diabetes tipo dois, a adiponectina. Pessoas com metabolismo da insulina mal regulado tendem a ter níveis mais baixos do hormônio em questão do que pessoas não diabéticas.

sofre com diabetes

4 – Fortalece o sistema imunológico

Fortalecer o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A, é importante para ajudar a afastar os vírus de gripes e resfriados. Eles contêm vitamina D de monte, que é fundamental para o sistema imunológico e saúde em geral, ainda mais na época do ano mais frio.

5 – Antioxidante

A vitamina A é necessária para manter a integridade das membranas mucosas da pele do corpo humano. Também é um nutriente vital para a visão saudável. Os tons roxo, amarelo e alaranjado das diferentes espécies de batata doce indicam a presença do betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitamina A ao ser absorvido na corrente sanguínea.

Estudos já mostraram que o consumo de vegetais naturais e frutas ricas em antioxidantes ajudam a proteger contra diversos tipos de câncer, assim como pode diminuir os perigos apresentados por metais pesados e dos radicais de oxigênio.

Outras propriedades antioxidantes são produzidos por enzimas de armazenamento encontrados na Batata Doce. Quando danificado, ocorre liberações das enzimas que existe na batata com isso ajudar a curar a si mesmo, uma capacidade dos antioxidante no nossos trato gastrointestinal também podem tirar vantagem.

6 – Anti-inflamatório

A Batata Doce tem propriedades anti-inflamatórias, graças à vitamina C, vitamina B6, beta-caroteno e manganês. Elas são eficazes na cura de inflamações internas e externas. A Inflamação reduzida foi demonstrada em tecido de cérebro e tecido nervoso em todo o corpo após o consumo da Batata Doce.

7 – Previne a artrite

Batatas doces são ricos em beta-criptoxantina, que ajudar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide. Estudos descobriram que aqueles que comiam alimentos ricos em beta-criptoxantina foram 50% menos propensos a desenvolver artrite inflamatória do que aqueles que comiam muito desses alimentos. Apenas uma porção por dia dos alimentos que contenham beta-criptoxantina como a batata doce, você ja fica com grandes benefício para sua saúde. Além disso, a vitamina C da batata doce ajuda a manter o colágeno e reduz o risco de desenvolvimento de algumas formas de artrite.

8 – Úlceras do estômago

A batata doce é um calmante para o estômago. As vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, betacaroteno, e de cálcio, podem ajuda na cura de úlceras no estômago. As fibras ajuda a prevenir a prisão de ventre e acidez, consequentemente, reduzindo a possibilidade de úlceras. As propriedades anti-inflamatórias também aliviar a dor e a inflamação das úlceras.

9 – Enfisema

Batata doce fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo. Os pesquisadores descobriram que os fumantes devem comer alimentos ricos em vitamina A, como enfisema e muitas outras doenças pulmonares pode ser causada por uma deficiência de vitamina A associados ao tabagismo.

10 – Aparelho digestivo

Batatas doces são uma boa fonte de fibra dietética, ajudando a promover um sistema digestivo saudável. A investigação descobriu que eles também podem ajudar a limpar metais pesados como arsênio e mercúrio do trato digestivo.

benefícios da batata doce nutriela

11 – Beneficia a saúde da pele

Quando as pessoas buscam saber para que serve a batata doce não imaginam os benefícios para a pele. Quando o consumo de batata doce é associado à saúde da pele, pensamos logo em comê-la para adquirir os benefícios da vitamina A, que ajuda a proteger contra os danos do sol, e as vitaminas C e E, por estimularem a produção de colágeno. Mas os seus benefícios e formas de usar a batata doce para a pele não param por aí. Algumas maneiras de usar batata doce para a beleza e saúde da pele:

– Para tratar pele oleosa

Ferva uma batata doce, deixe esfriar e, em seguida, amasse bem. Adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de chá de limão e espalhe no rosto. Deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos e lave bem o rosto.

– Para melhorar a textura da pele

A água na qual a batata doce é fervida permanece cheia de nutrientes que podem revigorar e limpar a pele. Ao invés de descarta-la, deixe esfriar e guarde bem tampada na geladeira. Aplique-a diariamente na pele como um tônico. Ela vai ajudar a fazer uma limpeza profunda nos poros e acalmar a pele.

– Para calcanhares rachados

A água onde a batata doce cozida serve para fazer um escalda-pés para tratar pele ressecada e calcanhares rachados. Mergulhe os pés na água ainda morna e verá o resultado.

– Para tratar olheiras

Coloque uma fatia de batata doce cozida em cada um dos olhos para tratar o inchaço e a cor escura das olheiras. A antocianina presente no vegetal ajuda na redução da pigmentação e tem propriedades anti-inflamatórias que vão livrar os olhos das olheiras, rugas e inchaço.

– Para impedir o envelhecimento precoce

Faça uma máscara rejuvenescedora usando os seguintes ingredientes: Uma batata doce bem cozida, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de leite e uma colher de sopa de suco de gengibre (rale o gengibre coe o suco). Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Aplique a máscara no rosto e no pescoço previamente limpos. Deixe descansar de 20 a 25 minutos e enxague com água morna. A máscara vai deixar sua pele fresca, hidratada e prevenir o envelhecimento precoce. Caso não utilize toda a máscara, coloque-a em um pote bem tampado e mantenha na geladeira por até três dias.

– Para hidratar a pele

Faça um esfoliante que não resseca a pele. Bata no liquidificador meio copo de batata doce cozida, uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de iogurte natural. O ideal que obter uma pasta mais grossa. Espalhe na pele e faça uma massagem lenta com movimentos circulares. Lave com água morna e use o seu hidratante diário.

12 – Melhora a saúde dos cabelos

A batata doce é um alimento abundante em vitamina A e beta caroteno, nutrientes fortalecedores e que promovem o crescimento do cabelo. Ela também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos.

13 – Prevenção contra o câncer

Pesquisas têm apontado novos benefícios da batata doce que podem ser relacionados á prevenção de alguns tipos de câncer. E entre homens jovens, dietas ricas em beta caroteno, substância concentrada na batata doce, pode ter um papel de proteção contra o câncer de próstata.

De acordo com um estudo conduzido pelo departamento de nutrição e saúde pública da escola de Harvard, nos Estados Unidos, o beta caroteno também se mostrou eficiente contra a formação de câncer de colo do útero em mulheres japonesas.

Um estudo com mais de 124 mil pessoas mostrou uma redução de 32% no risco de câncer de pulmão em pessoas que consumiram uma variedade de alimentos ricos em carotenoides, como parte de uma dieta regular.

Outros estudos também têm sugerido que o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.

14 – Beneficia a saúde do coração

As batatas-doces são uma grande fonte de vitaminas B6. Esta vitamina serve, entre outras funções, para reduzir a homocisteína no nosso organismo, um aminoácido que se encontrado em quantidades elevadas no plasma sanguíneo, indica a propensão a doenças degenerativas vasculares como o infarto. O potássio da batata doce também reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos que ajudam a regular os batimentos cardíacos.

15 – Ajuda a controlar o estresse

Esse é um dos benefícios da batata doce desconhecidos mas interessante. A batata doce é uma boa fonte de magnésio, conhecido como mineral anti-estresse. Ele promove o relaxamento, calma e bom humor, assim como a saúde das artérias, do sangue, dos ossos, dos músculos e dos nervos.

16 – Vitaminas A e C

Poucas pessoas sabem que esta vitamina fundamental desempenha um papel importante na formação óssea e dentária, a digestão, e na formação de células sanguíneas. Ela ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, que ajuda a manter a elasticidade da pele jovem, e é essencial para lidar com o estresse. Ela ainda ajuda a proteger nosso organismo contra toxinas que podem estar ligadas ao câncer.

17 – Vitamina D

A vitamina D é produzida principalmente no nosso corpo como o tanto de luz solar que recebemos. Você já deve ter ouvido falar sobre transtorno afetivo sazonal (ou SAD, como também é chamado), que está ligado à pouco luz solar e, portanto, gera uma deficiência de Vitamina D. E desempenha um papel importante em nossos níveis de energia, humor, e ajuda a construir ossos saudáveis, coração, nervos, pele e dentes.

18 – Mais ferro

Todos nós estamos cientes de que precisamos do ferro mineral para ter energia suficiente, mas o ferro desempenha outras funções importantes em nosso corpo, incluindo a produção de células brancas do sangue, resistência ao estresse, e a metabolização de proteínas, entre outras coisas. As batatas doces são uma boa fonte de magnésio, que é um relaxamento e anti-estresse mineral.

19 – Mais magnésio

O magnésio é necessário para a artéria saudável, sangue, ossos, coração, músculo, e a função do nervo, mas os especialistas estimam que cerca de 80% da população no Brasil pode ser deficiente neste importante mineral.

20 – Rica em potássio

Elas são uma fonte rica em potássio, um dos eletrólitos importantes que ajudam a regular sinais de pulsação nervosa. Tal como os outros eletrólitos, o potássio desempenha muitas funções essenciais, algumas das quais incluem as contrações musculares relaxantes, reduz o inchamento, e protege e controla a atividade dos rins.

21 – Outros benefícios da batata doce:

  • Reduz o colesterol total
  • Reduz cãibras
  • Auxilia na formação de colágeno
  • Previne anemia

Como consumir

  1. As batatas doces são muito versáteis. A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce é prepará-la cozida e com casca.
  2. Também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips.
  3. Experimente assada, como purê, cozida no vapor, cozida ou grelhada. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata doce, prejudicando a sua saúde.
  4. O sabor adocicado combina com canela, mel, coco e noz-moscada. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada, purê e salada.
  5. Carnes, legumes, bolos, pães e doces podem ser preparados com a batata doce como ingrediente e todos eles ficam deliciosos.
  6. Você pode adicionar em sopas e ensopados, ou grelhados e colocar em cima de folhas verdes para uma deliciosa salada.
  7. Para dietas para definição muscular, é altamente recomendado aliar os carboidratos de baixo índice glicêmico com alimentos ricos em proteínas. Portanto, batata doce deve ser combinada com carne de frango magra, ovo e file de peixe.
  8. As receitas podem ser variadas, como: escondidinho com frango ou carne vermelha magra, batata assada com peixe, cozida, refogada com outros legumes e até assada em finas tirinhas como chips – serve de lanche entre as refeições.
  9. Para aumento da disposição para exercícios físicos, ingira a batata doce duas horas antes do treino.
  10. Estas quantidades são por 100 g de batata-doce e a batata assada foi enrolada num papel alumínio para assar no forno e por isso não foi adicionada gordura.
  11. É bom frisar que, embora tenha muitos benefícios e auxilie no emagrecimento, é importante dosar a quantidade de batata doce ingerida, porque em excesso e sem a prática de atividades físicas, ela pode engordar.

Fonte: AM

recomendamos para você

Gostou do artigo sobre os benefícios da batata doce? Compartilhe com os amigos!

Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.