Lentilhas: sorte, saúde e dinheiro para 2015!

0

Lentilhas: sorte, saúde e dinheiro para 2015!

Uma de nossas tradições para a ceia de Natal e para a festa da passagem do ano é um prato de lentilhas. Preparada de diversas formas são obrigatórias em nossas mesas pois, segundo dizem, traz sorte, saúde e dinheiro. Vamos lhe dar algumas sugestões de receitas, mas antes vamos falar um pouco desta leguminosa tão versátil.

Sobre a lentilha

Os legumes secos, como a lentilha, são uma ótima fonte de proteínas vegetais, de aminoácidos e de glicídios. Associados aos cereais ou verduras frescas, constituem uma refeição completa.

Antigamente, a lentilha e os outros legumes secos constituíam o prato básico principal da alimentação europeia. Com o tempo, eles se tornaram raros e, graças à cozinha vegetariana, eles estão voltando com força total.

Os legumes secos mais consumidos são, sem dúvida, o grão de bico, as lentilhas e os feijões. Para cozinhá-los, é preciso deixá-los de molho de um dia para o outro em uma grande quantidade de água para amolecer a casca e, assim, permitir uma maior absorção dos condimentos durante a cocção.

saúde e dinheiro lentilha

Diferentemente do grão de bico e do feijão, as lentilhas são menores e não precisam ser deixadas de molho. Mas como todos os legumes secos, que requerem hidratação, o caldo de cozimento deve ser abundante e aromático, que se pode obter, por exemplo, picando um pouquinho de cenoura, cebola, cravo e adicionando ervas como louro, alecrim e sálvia.

Lembre-se, como estão secos, quando hidratados esses legumes quase triplicam seu tamanho!

A melhor forma de cozinhá-los é em fogo baixo, porque os legumes secos quando cozidos ficam com sua estrutura mais frágil e a força do atrito da fervura em fogo alto pode reduzi-lo a purê.

Conselho do chef

Não salgue a água de cozimento dos legumes logo no início: o sal acaba por criar uma capa ainda mais dura sobre a casca desses legumes, o que aumenta o tempo de cozimento. Ao contrário, adicione um pouco de banha (gordura) durante o cozimento para deixar a água mais “suave”. Quando a casca estiver mais mole é hora de temperar a água.

Não quer usar algum tipo de gordura na água? Um pouco de bicarbonato deixará a água menos ácida, o que também facilita o cozimento dos legumes.

Fonte: MSN

Veja também:

Faça parte do GRUPO de pessoas Especiais que recebe informações saudáveis, assine nossa NEWS e torne-se um membro, é GRÁTIS!

Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, utilizando os botões abaixo!

Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.