Chá de Sene: Laxante Natural, Combate Prisão de Ventre, Cólicas e Emagrece

0

Chá de Sene: Laxante Natural, Combate Prisão de Ventre, Cólicas e Emagrece

Chá de Sene: a Cassia angustifolia é nativa da Ásia Tropical, mas está presente na Índia, Oriente Médio, Norte da África e outras regiões semi-áridas do mundo.

Os nomes populares do sene (sene-da-índia e sene-de-alexandria) foram dados porque em Alexandria, no Egito, ficava o principal porto comercial das épocas passadas.

A erva era transportada da Núbia e do Sudão para Alexandria, e depois seguia para toda a Europa por meio do Mar Mediterrâneo.

Chá de Sene Laxante Natural, Combate Prisão de Ventre, Cólicas e Emagrece

Benefícios do Chá de Sene:

O sene é uma planta medicinal que possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífuga e, por essa razão é muito utilizada para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre. Seu uso como laxante natural é conhecido desde o século IX.

No entanto, uma vez que deixa as fezes mais moles, também pode ser usado para aliviar o desconforto em pessoas com fissura anal e hemorroidas.

Apesar de seus benefícios, o sene deve ser utilizado com cautela e sob orientação médica, pois seu uso constante pode causar alterações intestinais, causar cólicas muito fortes e até mesmo predispor ao câncer de colo retal.

Devido às suas propriedades laxativas, o sene pode ser utilizado para emagrecer, já que aumenta a frequência de evacuações, além de inibir a absorção de água e de gordura pelo intestino.

O chá de sene usado para o emagrecimento deve ser feito com as folhas verdes da planta, pois quanto mais verde for a folha, maior é o efeito sobre o organismo em comparação à folha seca e ao fruto.

Apesar disso, não é recomendado o uso do sene por mais de 7 dias e nem em concentrações muito altas, pois pode alterar a microbiota intestinal e favorecer o surgimento de outras doenças.

Princípios Ativos do Sene:

O sene pssui senosídeos A e B, flavonoides, mucilagens, óleos essenciais, glicosídeos, resinas, açúcares redutores e substâncias amargas.

Sene Nome Popular:

Sene, sena, sene-da-índia, sene-de-alexandria, cássia, cene, lava-pratos, mamangá.

Sene Nome Científico:

Senna alexandrina  Mill.

Receita Chá de Sene:

Componentes: folhas secas ou frutos (vagens). ½ colher (sopa) de folhas secas

Quantidade: água 250 mL

Como Preparar Chá de Sene:

Decocção. Usar ½ colher (sopa) de folhas secas de sene em 250 ml de água.

Chá de Sene Propriedades Medicinais:

Carminativa, laxante, purgativa, vermífuga.

Para que Serve Chá de Sene:

É indicado para o tratamento de constipação e em situações que requeiram esvaziamento intestinal. Em doses maiores, apresenta-se como purgante.

Seu efeito é obtido algumas horas após a administração oral, pois deverá ocorrer a absorção e liberação dos heterosídeos no intestino grosso, onde pela ação enzimática da flora bacteriana, ocorrerá hidrólise, com consequente liberação das agliconas, que irão atuar sobre a mucosa, aumentando o peristaltismo.

O chá de sene é indicado também para combater flatulência, cólicas biliares, congestões encefálicas, febre, eliminar manchas brancas do corpo.

Como Fazer Chá de Sene:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar ½ colher (sopa) de folhas secas de sene em 250 ml de água. Colocar a erva numa panela, acrescentar a água e deixar ferver por 5 minutos. Esperar esfriar um pouco, coar e beber várias vezes ao dia, sem adicionar açúcar.

Nota: folhas verdes devem ser lavadas rapidamente com álcool, antes de serem usadas, para retirar a resina que pode provocar cólicas.

Chá de Sene Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Não utilizar dose maior que a indicada, nem usar por mais de 10 dias seguidos, pois pode provocar nefrite.

O sene é contraindicado nas seguintes situações: obstrução intestinal, apendicite, abdômen agudo, hipocalemia, enterite, Enfermidade de Crohn, colite ulcerosa, hemorroidas, crianças menores de 10 anos.

Não indicado para mulheres grávidas, lactantes e durante menstruação.

A superdosagem provoca cólicas fortíssimas, diarreia e vômitos, pode causa crise de nefrite aguda, que pode levar à morte.

Todas as interações com o sene surgem com o uso crônico e abusivo da erva. Consulte sempre um especialista antes de se automedicar com sene.

Chá de Pau-ferro

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013
  2. BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Medico Farmacêutico. 3ª ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.
  3. FITOTERAPIA. Vademecum de Prescripción. Plantas Medicinais. Masson, 3ª ed. 1999.
  4. OLIVEIRA, F., AKISUE, G., AKISUE, M.K. Farmacognosia. ATHENEU, 1996.
  5. TESKE, M.; TRENTINI, A. M.M. Herbarium compêndio de fitoterapia. 3 ed. Curitiba, 1997.
  6. GRUNWALD, JORG; JANICKE, CHRISTOF. A farmácia verde. Espanha: Editora Everest, 2009. 346-347.
  7. FILHO, Carlos Isaia et al.. Avaliação comparativa de eficácia clínica e tolerabilidade para a combinação de Cassia fistula e Senna alexandrina Miller em pacientes com constipação intestinal funcional crônica. Rev Soc Bras Clin Med. Vol.1. 15-21, 2014.
  8. FRANCO, L. C. L.; LEITE, R. C. Fitoterapia para a mulher. Corpomente, Curitiba (PR). 2004.
  9. The Plant List: Senna alexandrina.
  10. Wikipédia: Sene.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.