Inchaço pode te deixar com 5 kg a mais em apenas um dia

Inchaço pode te deixar com 5 kg a mais em apenas um dia

Todo mundo passa por aqueles dias em que fica com uma sensação de inchaço, se sentindo mais pesado. Se for checar na balança, ela vai confirmar: você ganhou alguns quilinhos. Mas como pode haver uma alteração assim tão rápida? Calma, talvez você possa culpar o inchaço.

inchaco-nutriela

Treinadora americana explica como uma roupa pode deixar de servir em você do dia para a noite

A treinadora física americana Kindal Boyle contou em seu site, o Lifting Revolution, que é possível ficar com até 5 kg a mais de inchaço, completamente de repente e sem ter de fato engordado.

Essa seria a explicação para aqueles dias em que você vai usar uma peça de roupa, a mesma que vestiu há dois dias atrás, mas agora está mais apertada.

A média, de acordo com a treinadora, é acumular até 2,5 kg de inchaço, mas o número pode dobrar, dependendo da sua alimentação e nível de atividades físicas.

“Lembre-se que um número não reflete nada sobre você ou seu corpo. Não lhe diz o quanto do seu físico é músculo ou gordura, não lhe diz o quão bonito você é”, conta ela.

“A boa notícia é que, a menos que você tenha ingerido 14 mil calorias a mais nos últimos dias, o seu ganho de peso não é gordura. Entenda que para ganhar um quilo a mais, é preciso consumir cerca de 3.500 calorias extras”, Kindal destaca.

Treinadora aponta as principais causas do inchaço

  • Retenção de água
  • Constipação
  • Alterações hormonais durante o período menstrual
  • Sal em excesso (pode gerar a retenção de até um litro e meio de água no corpo)
  • Carboidratos simples (evite comidas processadas e opte por alimentos integrais)
  • Inflamação pós-musculação (para o músculo crescer, o corpo cria uma inflamação, te deixando mais inchado e pesado).

Além disso, você também pode incluir alguns alimentos que eliminam o inchaço:

Beba mais chá

As nutricionistas explicam que os chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo.

Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

Proteínas magras

Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja, podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água. “A água vai para onde ela é mais necessária, ou seja, onde tem menos, que é o caso das proteínas”, diz a nutricionista Roseli Rossi.

Equilibre fibras e líquidos

“Uma dieta rica em fibras vai contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada”, diz a nutricionista Camila Borduqui. Isso porque o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços.

Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços.

A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média. As fibras são encontradas em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.

Fonte: Minha Vida

Veja também:

Compartilhe: