10 frutas que ajudam no processo de emagrecimento

Quer descobrir mais sobre os poderes de 10 frutas que vão te ajudar no processo de emagrecimento?

O magnésio contido no figo ajuda a diminuir o apetite por doces. Já a romã, combate os efeitos da celulite, enquanto a maçã evita o estoque de gordura. Gostou? Confira a lista completa das frutas que ajudam no processo de emagrecimento!

Comer frutas, além de ajudar a conquistar uma boa alimentação, pode ser uma das melhores alternativas para quem deseja emagrecer. Isso porque elas têm efeitos que podem auxiliar desde a perda de gordura até a saciedade e compulsão por doces, ajudando no processo de emagrecimento.

Há até mesmo frutas como a romã, que ajuda a combater os efeitos da celulite e a reduzir a retenção de líquidos.

Mas, claro, apenas as ingerir esses alimentos não significa que você subirá na balança e seu peso simplesmente sumirá.

Pelo contrário, o ideal é que eles façam parte da sua rotina alimentar, esta que deve estar baseada numa dieta saudável, aliada à prática de atividade física. Isso ocorre porque as frutas possuem nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

O figo, o limão e a maçã, por exemplo, são ricos em substâncias que ajudam na saciedade e na redução do estresse.

Por sua vez, o magnésio, contido no figo, auxilia na diminuição do apetite por doces. “Ele é excelente aliado contra a vontade de comer doce”, explica Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral.

Já a banana ajuda a combater a compulsão por doces. “Rica em triptofano, a banana é responsável pelo combate da ansiedade, estresse, insônia e apetite descompensado por doces e carboidratos”, explica a consultora nutricionista da Netfarma, Sulanne Carvalho Oliveira.

“A romã é uma fonte de antioxidantes que ajuda a combater as inflamações no organismo, uma das causas para o desenvolvimento da obesidade”, indica Paula.

FIGO

“O figo é rico em magnésio, potássio, cálcio, ferro e fibras – estas que ajudam na sensação de saciedade, além de controlarem o colesterol e melhorarem o funcionamento intestinal. Sem contar que o magnésio diminui o apetite por doces”, explica a consultora nutricionista daNetfarma, Sulanne Carvalho Oliveira.

processo de emagrecimento figo

LIMÃO

“Rico em pectina [uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue], ela se transforma em gel no estômago e elimina a gordura do organismo, além de saciar por mais tempo.

Ajuda também na digestão e regula os níveis de açúcar no sangue. É muito diurética e rica em vitamina C“, explica Paula Castilho, nutricionista da Clínica Sabor Integral.

processo de emagrecimento limão

MAÇÃ

“Rica em pectina, fibra que também é responsável pela saciedade, a maçã diminui a absorção de açúcar e evita o estoque de gordura”, explica a consultora nutricionista da Netfarma, Sulanne Carvalho Oliveira.

Coma a maçã com a casca, pois ela possui até 10 vezes mais substâncias ativas do que a polpa.
Coma a maçã com a casca, pois ela possui até 10 vezes mais substâncias ativas do que a polpa

BANANA

“Embora possua um alto teor de frutose [um dos principais açúcares presentes nas frutas], ela é rica em triptofano, aminoácido que combate a ansiedade. A banana é uma grande aliada naquelas horas em que bate a vontade de comer doce.

Além disso, é rica em vitamina B6, que atua no metabolismo das proteínas e dos lipídios, fazendo com que o organismo reduza a absorção da gordura ingerida na refeição”, conta Paula Castilho.

banana-emagrecer

ABACATE

“Rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas [consideradas boas por ajudar a reduzir o nível de colesterol ruim, chamado de LDL, no sangue] e sais minerais, é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

Seu valor energético está relacionado ao teor de gordura – responsável pelo aumento do HDL (colesterol bom) – presente na fruta.

Ainda colabora para o metabolismo da glicose evitando, assim, o depósito de gordura”, explica Sulanne Oliveira.

“Mas não pode exagerar: meia unidade 2 vezes por semana é o suficiente”, recomenda Paula Castilho. O antioxidante, para que você compreenda, é uma substância que impede as células sadias do organismo de serem danificadas.

 O abacate contém ômega 3 que é ideal para proteger o cérebro do desgaste prematuro.
O abacate contém ômega 3 que é ideal para proteger o cérebro do desgaste prematuro

ROMÃ

“Fruta de baixa caloria, rica em antioxidantes e anti-inflamatória. Ela combate os efeitos da celulite e é diurética, o que diminui a retenção de líquidos”, indica a nutricionista Sulanne Carvalho Oliveira.

processo de emagrecimento romã

UVA

“Rica em resveratrol  polifenol, este que é caracterizado por ser um grande grupo de moléculas], que ajuda no controle do colesterol, possui ainda vitaminas C e do complexo B, bem como cálcio, ferro e potássio.

Estimula adinopectina [proteína], que age na regulação da glicemia [quantidade de glicose presente no sangue] e na quebra de gorduras”, recomenda Sulanne Oliveira.

A uva tem potentes antioxidantes
A uva tem potentes antioxidantes

MORANGO

Tem caloria negativa (é pobre em calorias!), ou seja, o corpo gasta mais calorias na sua digestão do que as presentes na fruta. Além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório”, recomenda a nutricionista Paula Castilho.

processo de emagrecimento morangos

MELANCIA

Melhora a hidratação, ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, reduz a quantidade de insulina [hormônio produzido no pâncreas responsável pelo transporte da glicose até as células] e evita o acúmulo de gordura”, indica Sulanne.

processo de emagrecimento melancia

ABACAXI

O abacaxi é fruta de baixa caloria, antioxidante, diurética, auxilia na digestão e ajuda a evitar a compulsão por doces.

Fonte: MSN

Veja também:

Gostou de saber sobre as frutas que ajudam no processo de emagrecimento? Compartilhe com os amigos!

Faça parte do GRUPO de pessoas que recebe informações saudáveis, assine nossa NEWS e torne-se um membro, é GRÁTIS!

Compartilhe:

2 respostas

Deixe um comentário