5 diuréticos naturais para acabar com o inchaço das festas

5 diuréticos naturais para acabar com o inchaço das festas

Se você abusou de drinques e pratos saborosos – o que pode causar inchaço – combata o mal-estar com os diuréticos naturais.

Exagero de bons pratos e drinques é sinônimo de retenção de líquidos e de inchaço. Para equilibrar o organismo sem apelar para os diuréticos industrializados – que podem causar dano à nossa saúde – que tal apostar em receitas de diuréticos naturais?

Segundo a endocrinologista e metabologista Flávia Junqueira, algumas das consequências são “náuseas, vômito, diminuição dos reflexos, cãibras, distensão abdominal, aumento da glicose e do colesterol”. Para evitar esses sintomas, a nutricionista Flavia Cyfer sugere algumas receitas de diuréticos naturais com ervas e frutas. Anote:

diuréticos naturais nutriela

Chá de salsa

Essa erva é um potente diurético, reconhecido na ciência há tempos. A salsinha possui dentre outros compostos, a apigenina e cumarina, dois antioxidantes com ação importante na eliminação de líquidos. Ferva 300ml de água e desligue o fogo. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa da salsinha fresca e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba!

Mate gelado com limão

A erva mate contem altos níveis de teobromina e cafeína, e por isso ajuda na eliminação hídrica. Não vale o industrializado, repleto de açúcar, adoçantes e conservantes.

Tem que ser com erva seca, de boa procedência, preferencialmente orgânica, e preparar na seguinte quantidade: 1 litro de água fervente para 2 colheres de sopa da erva, em infusão por 5 minutos. Colocar na geladeira e pingar suco de 1 limão.

Blend quente de ervas diuréticas

Esse chá reúne o que há de melhor na eliminação de líquidos : erva cavalinha, folha de oliveira e cabelo de milho. Ferva  1,5L de água e desligue o fogo. Coloque 1 colher de sopa de cada erva e abafe por 5 minutos. Coe e beba durante todo o dia. Evite concentrar a ingestão a noite, ou terá que acordar varias vezes para ir ao banheiro.

Suchá de cavalinha, aipo e hortelã

Suchá é uma mistura de suco e chá. Primeiro prepare o chá de cavalinha, como descrito no item 3, e coloque na geladeira. Depois bata 1 copo do chá gelado com 1 talo de aipo e 1 rodela de abacaxi. Pode ser tomado no café da manhã.

Água de capim limão

Esse também é bem simples e ótimo para desinchar. A receitinha é a seguinte: 1 copo de água gelada + capim limão fresco. Coloque no liquidificador, bata e coe. Beba durante todo o dia e nunca adoce!

Quer adotar? Flávia ainda recomenda: é importante sempre usar ingredientes de boa qualidade e alternar as opções acima, pois a resistência do organismo ao efeito diurético desses alimentos ocorre com facilidade. Minha sugestão é escolher uma receitinha dessas e usá-la por uma semana.

Fonte: Vogue

Veja também:

Gostou do artigo sobre os diuréticos naturais? Compartilhe com os amigos!

Compartilhe:

2 respostas

Deixe um comentário