Chá Branco: É Feito de Que? Benefícios! Emagrece! Propriedades

1

Chá Branco: É Feito de Que? Benefícios! Emagrece! Propriedades

O chá branco assim como o chá preto e o chá verde são produzidos a partir da planta Camellia sinensis que é uma erva medicinal nativa das Florestas do Nordeste da Índia e Sul da China.

Chá Branco é Feito De Que?

O chá branco é feito da infusão de folhas jovens (novos botões que cresceram) da Camellia sinensis, a mesma do chá verde e o chá preto e que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar protegidos da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.

Entre todos os chás, o chá branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Chá Branco É Feito de Que Benefício Emagrece Propriedades Nutriela

Chá Branco Benefícios:

Além de emagrecer, é capaz de fortalecer o sistema imunológico (deixa você mais resistente a doenças), combate os radicais livres (a pele fica jovem por mais tempo).

Isso acontece graças às catequinas e aos polifenóis (antioxidantes até mais poderosos que as vitaminas C e E).

Pesquisas feitas nas Universidades Americanas de Pace, Cleveland e Case Western Reserve revelam mais sobre o chá branco:

  • Diminui o colesterol ruim, o LDL, e fortalece as artérias e veias, prevenindo problemas cardiovasculares.
  • Protege a pele dos efeitos nocivos do sol, pois melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta B (responsáveis pela vermelhidão). Com isso, diminui o risco de câncer de pele.
  • Age como um antigripal e anti-inflamatório.
  • Previne a formação de placas e cáries nos dentes.

O chá branco é menos conhecido e mais raro no Brasil, porém é ainda mais poderoso do que o popular chá verde.

Menos processado do que o chá verde, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios.

A diferença é que as folhas do chá branco são coletadas antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pelos prateados que lhe dão uma cor clara verde acinzentada. Ao contrário dos chás verde e preto, o branco não passa pela fermentação.

O chá branco é produzido na China, Japão e Índia. Contém cafeína, manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2, apresenta maior concentração de polifenóis e é rico em outras substâncias antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

O chá branco contém propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do cancro do cólon e maior quantidade de antioxidantes que outros chás.

Em experiências feitas por investigadores do Linus Pauling Institute da Universidade do Estado de Oregon, ao testarem as capacidades dos dois tipos de chá em prevenir o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz.

De acordo com estudos realizados pela Pace University, em 2004, os efeito anti-virais e anti-bacterianos do chá branco são maiores que os do chá verde.

Possui um sabor mais suave e delicado e contém menos cafeína do que o chá verde ou o chá preto, além de possuir uma grande quantidade de antioxidantes naturais. Pode ser consumido sem a necessidade de acrescentar creme de leite ou açúcar.

Chá Branco Emagrece:

O chá branco emagrece, acelera o metabolismo, queima gorduras, bloqueia e evita a absorção e o armazenamento de gordura, ajuda na perda de peso e regular a glicose no organismo.

Em estudos realizados pela BioMed Central Ltd., foram encontrados evidências sugerindo que o chá branco é capaz de queimar as células de gordura do corpo.

Ajuda emagrecer, pois pode ser consumido durante todo o dia fazendo com que o corpo sinta menos vontade de consumir outras bebidas e alimentos com muito açúcar.

A bebida contém zero caloria, além de ser agradável e refrescante.

Chá Branco Tira o Sono?

O chá branco possui cafeína em sua composição, em uma quantidade que é similar ao teor apresentado pelo chá verde.

A cafeína é uma substância estimulante, que trabalha contra o sono. Logo, pode-se entender que o chá branco também atua no sentido de tirar o sono por ser estimulante do organismo.

Chá Branco Nome Popular:

Chá branco.

Chá Branco Nome Científico:

Camellia sinensis (L.) Kuntze

Receita do Chá Branco:

Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 1L

Como Preparar Chá Branco:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) das folhas em 1 litro de água.

Chá Branco Propriedades Medicinais:

Adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarreica, antilítica, antioxidante, antitumoral, broncodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.

Chá Branco Para Que Serve:

Chá Branco é bom para emagrecer, pois acelera o metabolismo, ajudando a eliminar a gordura corporal. Ajuda a prevenir cáries e placas nos dentes.

Tem ação anti-inflamatória e antigripal. Ativa o sistema imunológico. Regenera a pele. Pode atuar na diminuição das taxas do colesterol ruim que bloqueia as artérias (LDL).

Inibe mutações genéticas que podem originar o câncer. Diminui inchaços. Combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Previne problemas cardiovasculares, fortalecendo as artérias e veias.

Chá Branco Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Coloque a água para ferver e, antes de surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente 2 colheres (sopa) em 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água). Abafe por cinco minutos e coe. Tomar 1 a 2 xícaras por dia.

Beber quente ou frio até 24 horas após o preparo. Depois disso, os princípios ativos do chá perdem a eficácia.

Vale, sim, preparar a quantidade necessária para o seu dia. Nesse caso, coloque o chá numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro e leve à geladeira.

O ideal é não adoçar. Mas, se preferir, use 1 colher (chá) de mel para 1 xícara de chá branco. Evite açúcar e adoçantes para não prejudicar o processo de desintoxicação.

A canela em pau dá um sabor especial ao chá. Coloque-a na água que será levada ao fogo.

Importante lembrar que, ao preparar o chá, não se deve ferver as folhas. Levar a água para ferver e após, retirar do fogo e colocar as folhas do chá deixando em infusão por alguns minutos.

Chá Branco Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Não pode ser consumido por mulheres grávidas, ou que amamentam e por pessoas que têm úlceras gástricas, diabetes, insônia ou problemas de pressão.

Não é indicado para quem sofre com batimentos cardíacos irregulares, sendo necessário consultar o médico antes de consumir a bebida.

Em quantidades elevadas, o chá pode provocar problemas como aumento da pressão arterial, desordens gástricas e insônia.

As dosagens altas da erva Camellia sinensis (que dá origem aos chás verde, branco, preto e matchá) podem resultar em uma toxicidade por excitação do sistema nervoso, e resultar em problemas como convulsões, delírio, cefaleia e taquicardia.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Food Science and Technology: Chá verde brasileiro.
  2. White Tea. Extract induces lipolytic activity and inhibits adipogenesis in human subcutaneous (pre)-adipocytes. BioMed Central: White Tea Extract.
  3. Pace University: White Tea better than green tea?
  4. BBC News: White Tea. Pick of the Crop.
  5. New Study Shows That White Tea Has an Inhibitory Effect on Various Pathogenic Bacteria, Fungi and Bacterial Virus. Pace University.
  6. The Plant List: Camellia sinensis.
  7. Wikipédia: Chá branco.
Share.

1 comentário

  1. Pingback: Chá Preto: Benefícios! Emagrece! Efeitos Colaterais e Propriedades - Nutriela

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.