Chá de Abacaxi (Guia Completo)

2

Chá de Abacaxi – Benefícios, Indicações, Como Preparar, Propriedades Terapêuticas

Chá de Abacaxi – O abacaxi é originário da América da Sul, mas também pode ser encontrado em outros países com clima tropical e semitropical por todo o mundo.

A fruta do abacaxi fresco ou do suco extraído da fruta possui uma quantidade muito baixa de gordura e colesterol, sendo indicada em várias dietas para emagrecer.

O abacaxi é uma fonte natural rica em manganês, mineral que ajuda a fortalecer os ossos e tecidos do corpo. É rico em bromelina, enzima responsável pela divisão de proteínas, capaz de reduzir a agregação de plaquetas e diminuir o tempo de sangramentos.

A bromelina se concentra em maior quantidade no miolo do abacaxi e também na parte central da fatia (parte dura), que muita gente retira na hora de saborear a fruta. A enzima bromelina age em nosso organismo desempenhando três funções:

  1. Tem ação mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral como se fosse passada uma esponja, facilitando a expectoração, além de ajudar no trânsito intestinal.
  2. É anti-inflamatória, ajudando a desobstruir a circulação principalmente se houver edema provocado por batida em algum acidente.
  3. É digestiva. A bromelina é a enzima que desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada.

A espécie Ananas comosus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

chá de abacaxi

Nome Popular

Abacaxi, abacaxizeiro, aberas, ananá, ananás-selvagem, ananás, ananaseiro.

Nomenclatura Científica

Ananas comosus (L.) Merr.

Chá de Abacaxi – Fórmula

Componentes: folhas, fruto e casca. Cascas de ½ abacaxi cortadas em pedaços.

Quantidade: água 500 mL

Chá de Abacaxi – Orientações para o Preparo

Infusão. Usar cascas de ½ abacaxi cortadas em pedaços em 500 mL de água.

Chá de Abacaxi – Propriedades Terapêuticas

Refrescante, diurético, expectorante, anti-inflamatória, digestiva.

Chá de Abacaxi – Indicações

Ajuda na digestão, emagrecimento, dissolver coágulos sanguíneos, reduzir inflamações, cicatrização de tecidos, previne osteoporose e fraturas ósseas. Contra artrite, ácido úrico.

Indicação como diurético e tosse

O suco de abacaxi é um excelente diurético, pois sua polpa é constituída de 93% de água e é laxante suave.

E para quem sofre de tosses rebeldes, experimente bater num liquidificador 2 fatias de abacaxi com 2 colheres de sopa de mel. Tomar 2 colheres de chá a cada duas horas. Não há tosse que resista.

Outras indicações: doenças circulatórias, artrite, ácido úrico.

Não são apenas esses os efeitos benéficos desta fruta. Nos EUA o nosso abacaxi é indicado pelos médicos para as pessoas que sofrem de doenças circulatórias, pois tem a ação de “quebrar” nas artérias as placas de fibrinas, as proteínas que formam a parte essencial dos coágulos sanguíneos.

Como tem propriedades anti-inflamatórias, combate a artrite, que se caracteriza por inflamação ou dor nas juntas, joelhos, cotovelos e dedos.

Alguns outros benefícios incluem o alívio de náuseas (incluindo as causadas por cinetose, ou seja, sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio), prisão de ventre, dentre outras.

Estudos tentam demonstrar a eficácia da enzima em destruir células cancerosas, ajudando assim o sistema imunológico do corpo, combatendo tumores e a aterosclerose.

Chá de Abacaxi – Modo de Usar

Uso Interno. Infusão e Decocção. Usar cascas de ½ abacaxi cortadas em pedaços. Ferva a casca em 500 mL de água por 10 minutos. Depois bata as cascas no liquidificador, misture alguns pedaços de abacaxi e sirva na temperatura que preferir.

Chá de Abacaxi – Advertências

Evitar o contato com os olhos, pois pode causar ardor e irritação. Não usar se estiver grávida nem em caso de úlcera gástrica.

Pode aumentar a taxa de glicose, sobretudo em preparos onde a fruta é cozida. Neste caso, recomenda-se cautela no consumo por parte de pacientes portadores de diabetes.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. FRANCO, L. L. As incríveis 50 frutas com poderes medicinais. Saraiva.
  2. Plant Resources of Tropical Africa: Ananas comosus (L.) Merr.
  3. The Plant List: Ananas comosus
Share.

2 Comentários

  1. Pingback: Chá de Abutua (Guia Completo) - Nutriela

  2. Pingback: Chá de Alecrim (Guia Completo) - Nutriela

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.