Chá de Avenca (Guia Completo)

2

Chá de Avenca: Benefícios, Indicações, Como Preparar, Propriedades Terapêuticas

Chá de Avenca – Originária da Europa central e meridional, a avenca é uma planta herbácea de porte pequeno, que mede de 30 a 50 centímetros e chega a formar touceiras. Geralmente crescem em locais úmidos e com pouca luz.

Esta planta aparentemente comum tem um chá que pode oferecer vários benefícios para a saúde.

A avenca é útil para afecções no sistema respiratório, incluindo bronquites e tosses, vez que é expectorante. Também estimula função das membranas mucosas e auxilia pessoas que estão com tosses prolongadas, melhorando a condição da garganta.

A avenca é possui substâncias diuréticas capazes de desintoxicar o fígado e auxiliar no tratamento de distúrbios no sistema urinário.

Na França, país onde é muito popular, foi utilizada para ajudar na desintoxicação de alcoólatras. Além disso, sua ação cardioprotetora reduz a pressão arterial e as taxas de colesterol.

Externamente, é indicada para o tratamento de problemas na pele, como eczemas e furúnculos. Em forma de lavagem, pode aliviar a dor de picadas de abelha, cobra e centopeias (lacraias). Como enxaguante de cabelo, pode eliminar caspas do couro cabeludo.

O xarope medicinal possui características expectorantes, capazes de evitar ao acúmulo de muco e facilitar a passagem de ar pelas vias respiratórias. O xarope deve ser consumido diversas vezes ao dia. Diabéticos devem consultar um médico antes do consumo em decorrência da quantidade de açúcar presente no chá.

A avenca é muito utilizada na ornamentação de ambientes, sendo reconhecida pela cultura popular por sua capacidade de “afastar mau-olhado”.

chá de avenca nutriela chá ellegance 60 sachês guia completo

Chá de Avenca – NOMENCLATURA POPULAR

Avenca, avenca-comum, avenca-do-canadá, cabelo-de-vênus.

Chá de Avenca – NOMENCLATURA CIENTÍFICA

Adiantum capillus-veneris L.

Chá de Avenca – FÓRMULA

Componentes: folhas. 20 g de folhas

Quantidade: água 500 ml

Chá de Avenca – ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO

Infusão. Usar 20 g de folhas em meio litro de água fervente.

Chá de Avenca – PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Antibacteriana, anticândida, antiviral, contraceptiva, hipoglicêmica, expectorante, diurética.

Chá de Avenca – INDICAÇÕES

Afecções catarrais das vias respiratórias, aparelho respiratório, aperiente, asma, bexiga, bronquite, catarro, caspa, debilidade das parturientes, distúrbios do ovário e da bexiga, dor, dores menstruais, dores reumáticas, esclerose, febre, fígado, hepatite, hidropisia, inflamação do baço, laringite, peitoral, picada de cobra, picada de aranha, pulmão, queda de cabelo, regular a menstruação, resfriado, respiração, ressecamento da garganta, rouquidão, tórax, tosse, verrugas.

Chá de Avenca – MODO DE USAR

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Catarro bronquial, gripe, tosse. Usar 20 g de folhas em meio litro de água fervente, deixar esfriar e filtrar. Adoçar com mel, tomando-o, em duas vezes, durante o dia.

Uso Externo. Decocção. Queda de cabelo. Colocar 100 g de avenca seca em 1 litro de água. Ferver por 30 minutos, deixar esfriar, coar e utilizar para fricção diária no couro cabeludo a fim de acabar com a caspa e diminuir a queda de cabelo.

Xarope. Rouquidão. Macerar 30 g de folhas de avenca em meio litro de água. Deixar no mínimo três horas, coar em guardanapo, apertar bem as folhas para sair todo o líquido, adicionar o dobro do peso do líquido de açúcar ou mel, aquecer em banho-maria até a dissolução completa. Acrescentar, finalmente, 30 g de água de flor de laranjeira e consumir o xarope em colheradas, diversas vezes ao dia (20 a 100 ml/dia).

Chá de Avenca – ADVERTÊNCIAS

O uso é contraindicado para grávidas e mulheres em período de amamentação, vez que a avenca é estimulante uterina e emenagoga, o que pode causar abortos. Mulheres com cânceres estrogênio-positivos não devem consumir a avenca.

Uso não é indicado para portadores de hipoglicemia. Pacientes diabéticos devem ter cuidado, já que a avenca potencializa a insulina e a medicação antidiabética, o ideal é que esses pacientes não consumam a planta.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. VIEIRA, L. S. Fitoterapia da Amazônia – Manual das Plantas Medicinais. Editora Agronômica Ceres, São Paulo (SP). 1992.
  2. Jardim Botânico UTAD. Adiantum capillus-veneris
  3. Wikipédia: Avenca
  4. The Plant List: Adiantum capillus-veneris L.
Share.

2 Comentários

  1. Pingback: Óleo de Babaçu → GUIA COMPLETO - Nutriela

  2. Pingback: Aloe vera Planta → Guia Completo - Nutriela

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.