Chá de Canela-de-velho: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Propriedades

Chá de Canela-de-velho: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Propriedades

Chá de Canela-de-velho:  a canela-de-velho ocorre desde o Sul do México e Antilhas até o Paraguai, distribuindo-se por quase todos os Estados brasileiros, de Roraima e Amazonas ao Paraná.

É espécie característica de cerrados e savanas, mas também é encontrada em vegetação litorânea.

Benefícios do chá de canela-de-velho:

A canela-de-velho é uma planta medicinal associada a tratamentos naturais contra dores nas articulações. Seu segredo está na combinação de fitoquímicos anti-inflamatórios presentes nas suas folhas.

A canela-de-velho melhora as dores da artrose e da osteoartrite, atua regenerando as cartilagens que revestem os ossos, diminuindo o impacto e, assim, amenizando as dores.

A planta também tem ação antinociceptiva, ou seja, reduz a percepção e transmissão de estímulos que causam a dor.

chá de canela-de-velho

Chá de canela-de-velho para fibromialgia:

Por causa da ação antioxidante presente na Miconia albicans, ela tem o potencial de ajudar a combater radicais livres, aliviando assim, as dores e inflamações nas articulações.

A erva possui nutrientes que podem auxiliar em tratamentos terapêuticos como a artrose, artrite reumatoide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo e tendinite.

A canela-de-velho combate os radicais livres agindo como um detox no sangue e também em outros órgãos. Por conta dessa ação, muitas pessoas relatam inclusive um aumento na libido.

A erva ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e controlar o diabetes, combatendo consequentemente doenças cardíacas e renais.

A planta possui inúmeros nutrientes que agem para o bom funcionamento do estômago, melhorando azias, má digestão, refluxo e dores de estômago.

A canela-de-velho auxilia no tratamento de gordura no fígado, já que tem ação detox.

Chá de Canela-de-velho Serve para Emagrecer?

Por possuir características antioxidantes, o efeito emagrecedor da canela-de-velho é garantido.

Devido ao seu efeito detox, ela ajuda na limpeza das células e no fortalecimento do sistema imunológico, pois é rica em nutrientes que melhoram o funcionamento do intestino e fígado.

Além disso, a purificação sanguínea que ocorre com o consumo do chá ajuda consideravelmente na perda de peso.

Portanto, o processo de emagrecimento é apenas consequência das vantagens oferecidas pelo consumo do chá da planta, agindo como um coadjuvante no processo de perda de peso e redução de medidas.

Chá de Canela-de-velho para Diabetes:

A canela-de-velho também é bastante benéfica para os diabéticos ou pessoas que têm tendência em desenvolver a doença.

Vale lembrar que qualquer alimento que contenha carboidrato pode aumentar a taxa de açúcar no sangue, esses alimentos não precisam necessariamente ser doces.

A erva ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, combatendo consequentemente doenças cardíacas e renais.

Chá de Canela-de-velho Nome Popular:

Canela-de-velho, folha-branca, quaresma-branca.

Chá de Canela-de-velho Nome Científico:

Miconia albicans (Sw.) Steud.

Receita do chá de canela-de-velho:

Componentes: folhas. 1 colher (sopa) folha picada ou 2 folhas inteiras

Quantidade: água 200 ml

Como Preparar o Chá de Canela-de-velho:

Decocção. Usar 1 colher (sopa) de folha picada ou 2 folhas inteiras da planta em 200 ml de água fervente.

Chá de Canela-de-velho Propriedades Medicinais:

Anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora, tônica digestiva.

Chá de Canela-de-velho Para que Serve:

Artrose, artrite reumatoide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo e tendinite.

Como fazer o chá de Canela-de-velho:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Adicione 1 colher (sopa) de canela-de-velho picada ou 2 folhas inteiras da planta em 200 ml de água fervente.

Deixe a mistura ferver  por 2 minutos. Depois tampe o infuso por aproximadamente 10 minutos. Em seguida coe e beba morno. Não adicione açúcar. Tomar 2 xícaras ao dia.

Uso Externo. Infusão. Aplicada nas áreas afetadas, agindo como agente anti-inflamatório em condições artríticas para reduzir a dor e inflamação das articulações.

Chá de Canela-de-velho com Gengibre:

O consumo desse chá pode trazer muitos benefícios, entre eles podemos citar:

Auxilia no tratamento da artrose

A canela-de-velho tem princípios ativos importantes na diminuição das dores causadas por essa doença.

O consumo contínuo dessa substância pode auxiliar no tratamento da artrose que, apesar de não ter cura, pode ser controlada.

Trata dores nas articulações em geral

Além da artrose a artrite, as dores nas articulações podem ser causadas por desgastes comuns do dia a dia, como o abuso na intensidade de atividades físicas.

Diante disso, o Chá de Canela-de-velho com gengibre possui propriedades capazes de diminuir essas dores e acabar com as inflamações das articulações.

Efeito antioxidante

Com o passar do tempo nossa pele gradativamente começa adquirir um aspecto de mais velha, isso é causado pela oxidação que acontece com ao longo do tempo com todo ser vivo.

A boa notícia é que isso pode ser retardado a partir do consumo de substâncias antioxidantes, como o chá de canela-de-velho com gengibre.

Além disso, ingerir esse tipo de bebida pode auxiliar na destruição de radicais livres, que, entre outras coisas, podem ser os principais causadores do câncer.

Efeitos analgésicos

Além dos benefícios já citados nos itens anteriores, o chá de canela de velho com gengibre ainda possui outra vantagem, que consiste no fato de ter efeitos analgésicos.

Isso ocorre devido a alguns princípios ativos dos dois principais ingredientes da bebida, que podem melhorar desde dores de estômago, musculares, até dores de cabeça e enxaquecas.

Como fazer Chá de Canela de Velho com Gengibre:

Coloque para ferver 1 litro de água. Quando o líquido tiver com bolhas em seu fundo, colocar 15 folhas de canela-de-velho e 3 cm de raiz de gengibre ralada, e deixar no fogo por aproximadamente mais 1 minuto.

Depois disso, desligue o fogo e tampe a infusão. Deixe descansar por mais 30 minutos. Não adicione açúcar. Tomar 2 xícaras ao dia.

Refaça o chá diariamente

Para ter resultado você deverá tomar o chá, diariamente, por pelo menos 30 dias e, segundo as indicações, poderá seguir tomando até por mais 60 dias.

Ou seja, o chá de canela-de-velho é um medicamento de uso prolongado e continuado.

O processo de tratamento difere de pessoa para pessoa – algumas pessoas, dependendo do estágio da doença, já obtêm bons resultados (a redução das dores) a curto prazo, 1 semana – porém, seus bons efeitos, para serem continuados, precisam de que você continue usando o chá, tanto para tomar quanto para banhar os locais inflamados e doloridos.

Chá de Canela-de-velho Contraindicações e Efeitos colaterais:

Evitar o uso a gravidez e lactação.

A canela-de-velho e seus derivados podem conter uma concentração de alumínio acima do recomendado.

Apesar de o alumínio pode ser benéfico para o tratamento de doenças neurodegenerativas, por exemplo, isso pode prejudicar a saúde.

Não é recomendado fazer uma quantidade maior do chá para beber por mais dias, ele deve ser preparado diariamente para ser consumido fresco. Dessa forma, seus nutrientes serão preservados.

Apesar de todos os seus benefícios, não é recomendado que o paciente abandone os outros tratamentos prescritos por um médico.

O chá de canela-de-velho é um tratamento alternativo complementar e não deve ser utilizado como principal tratamento para as condições já citadas acima.

A canela-de-velho também pode ser utilizada para fazer banhos nas regiões afetadas pelas dores.

Os efeitos, tanto para o chá quanto para o banho, começam a ser perceptíveis de 30 a 90 dias após o início do tratamento.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. The Natural Pharmacie (2013): Miconia albicans.
  2. The Plant List: Miconia albicans.
  3. Wikipédia: Miconia albicans.

Compartilhe: