Chá de Cânfora: Benefícios, Como Usar e Como Fazer

Chá de Cânfora: Benefícios, Como Usar e Como Fazer

Chá de Cânfora: a cânfora ou cânfora-de-jardim é uma erva medicinal originária da América do Sul e possui folhas ricas em óleos essenciais e aromáticos.

Ela não deve ser confundida com a cânfora (Cinnamomum camphora) de origem asiática e de porte arbóreo.

É uma planta tóxica em altas concentrações e seu uso deve ser apenas externo, em pomadas, tinturas, compressas ou em infusões para inalação dos vapores desprendidos.

O óleo possui ação como calmante, anestésico, descongestionante, antiespasmódico, anti-inflamatório e desinfetante.

Além de suas utilizações medicinais, a cânfora-de-jardim apresenta ações alelopáticas (inibe o crescimento e o desenvolvimento das plantas vizinhas), com efeitos fungicidas, herbicidas e repelentes, tornando-se uma planta útil ou daninha dependendo da situação.

chá de cânfora

Chá de Cânfora Para que Serve:

A cânfora serve para ajudar no tratamento de problemas cardíacos e neurológicos, dor muscular, contusões, feridas, picadas de inseto e reumatismo.

A cânfora é uma planta medicinal muito utilizada em problemas musculares e de pele.

Chá de Cânfora Benefícios:

Ação antisséptica

A cânfora ajuda a tratar ferimentos e frieiras, ela proporciona uma camada de proteção nos machucados e alivia a coceira que vêm com as frieiras.

Incômodos musculares

O gel e o óleo de massagem da cânfora auxilia em contusões e incômodos musculares, pois contém ação analgésica e anestésica.

Descongestionante das vias respiratórias

A cânfora ajuda a melhorar sua respiração se você estiver com bronquites, tosses e resfriados.

Estimula o sistema nervoso

Combate cãibras

A cânfora tem ação antiespasmódica, agindo diretamente no músculo, acalmando e neutralizando contrações involuntárias, evitando os espasmos e cãibras.

Repelente de insetos

O cheiro da cânfora inibe mosquitos e traças, por isso pode ser usada como repelente, além de deixar um cheiro agradável na sua casa.

Estimula a circulação

A cânfora estimula a ação muscular melhorando a circulação sanguínea.

Chá de Cânfora Nome Popular:

Cânfora, canforeira, cânfora-de-jardim, alcanfor, cânfora-das-hortas ou canforinha.

Chá de Cânfora Nome Científico:

Artemisia camphorata Vill

Receita do Chá de Cânfora:

Componentes: ramos, folhas e raízes. 4 folhas

Quantidade: água 150 mL

Chá de Cânfora Como Usar:

Infusão. Usar 4 folhas de cânfora em 1 xícara de água fervente.

Propriedades Medicinais do Chá de Cânfora:

Antinevrálgica, antiepiléptica, anti-reumática, anti-séptica, calmante, descongestionante das vias respiratórias, sedativa.

Chá de Cânfora É Bom Para Que:

A cânfora serve para ajudar no tratamento de problemas cardíacos e neurológicos, dor muscular, contusões, feridas, picadas de inseto e reumatismo.

Suas propriedades medicinais incluem ação antiepilética, antinevrálgica, anti-reumática, anti-séptica, descongestionante, calmante e sedativa.

Chá de Cânfora Como Fazer:

Uso Externo. Acima de 12 anos. Infusão. Colocar 4 folhas de cânfora em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Inalação do vapor para ajudar combater a tosse e a bronquite.

Usar como cataplasma e fricções com as folhas da cânfora nos locais afetados. Para contusões e dores musculares e reumáticas.

Óleo Essencial. Adicionar 5 gotas de óleo essencial de cânfora em 20ml de óleo de amêndoas e usar para massagear as regiões do corpo doloridas.

É interessante que para uso medicinal não se faça uso da planta fresca, e nem do óleo volátil da cânfora-de-jardim em alta dosagem, pois a planta pode se tornar toxica quando aplicada em altas dosagens e pode ocorrer irritação da mucosa do trato gastrointestinal e irritação da pele.

Chá de Cânfora Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Apesar dos inúmeros benefícios medicinais que a cânfora-de-jardim pode nos trazer, ela é contra indicada em algumas situações.

Um exemplo disso são as pessoas que possuem doenças renais crônicas e úlceras gastrointestinais, elas não podem fazer uso da cânfora-de-jardim.

Além disso, crianças que tenham menos de cinco anos, mulheres que se encontram gestantes e pessoas lactantes não devem fazer uso dessa planta.

Não aplicar sobre a pele irritada ou lesada.

Cânfora pode causar convulsões em crianças, alertam pesquisadores e é facilmente absorvida através da pele e das membranas mucosas.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. IVACIR J. FRANCO E PROF. VILSON L. FONTANA Ervas & Plantas – A Medicina dos Simples. 6ª Edição Revisada e Ampliada, Erexim, RS, Editora Edelbra, 2001.
  2. PANIZZA, Sylvio – Plantas que Curam – Cheiro de Mato – IBRASA. 1997.
  3. BALBACH, A. A Flora Nacional na Medicina Domestica. 23″. ed. Itaquaquecetuba: EDEL, 1991. Vol. ll
  4. BOTSARIS, A.S. As Formulas Mágicas das Plantas. Rio de Janeiro 1″. ed. Record: 1997
  5. A Cura pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras – Ricardo Lainetti e Nei R. Seabra de Britto – Editora Ediouro. 1979.
  6. BALMÉ, F. Plantas Medicinais. Editora Hemus, São Paulo. 2004.
  7. The Plant List: Artemisia camphorata.
  8. Wikipédia: Cânfora.

Compartilhe: