Chá de Cáscara-sagrada: Benefícios, Dosagem, Emagrece? É Laxante?

Chá de Cáscara-sagrada: Benefícios, Dosagem, Emagrece? É Laxante?

Chá de Cáscara-sagrada: a cáscara-sagrada é uma planta medicinal originária da Floresta de Coníferas do Noroeste da América do Norte.

A cáscara-sagrada é uma planta medicinal muito utilizada para tratar a prisão de ventre, devido ao seu efeito laxante suave que atua principalmente no intestino grosso promovendo a evacuação das fezes.

Chá de Cáscara Sagrada Combate PRISÃO DE VENTRE e Reduz Medidas da BARRIGA (Vídeo):

Como o Chá de Cáscara-sagrada Funciona?

O extrato da cáscara-sagrada é metabolizado pelas bactérias intestinais, havendo a produção de substâncias que estimulam a movimentação do intestino, facilitando a evacuação.

A cáscara-sagrada estimula secreções tônico-digestivas, além de ser o principal ingrediente de vários laxantes naturais, sendo inclusive considerada a mais eficaz das ervas para a limpeza do cólon.

Chá de Cáscara-sagrada Benefícios, Dosagem, Emagrece É Laxante

Chá de Cáscara-sagrada Benefícios:

O chá de cáscara-sagrada apresenta efeito laxante, agindo e aumentando a movimentação intestinal e diminuindo a absorção de água e eletrólitos, o que facilita a eliminação das fezes.

É considerada adequada para pessoas com saúde mais frágil e idosos e pode trazer benefícios no tratamento da constipação intestinal crônica.

Pode ser combinada com algumas ervas carminativas, como a erva-doce, funcho e cominho.

A espécie Rhamnus purshiana faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Chá de Cáscara-sagrada Emagrece?

A cáscara-sagrada melhora o fluxo de secreções do pâncreas, estômago e fígado, promovendo a digestão, além de ajudar na eliminação de substâncias que não são úteis ao corpo.

A planta também age como um antibiótico natural no intestino e tem sido usada para ajudar a eliminar parasitas gastrintestinais, tais como vermes.

Os efeitos laxantes ou catárticos causam evacuação do intestino e reduzem o consumo de calorias, impedindo a digestão completa, e neste caso, pode ajudar a emagrecer e até diminuir o volume da cintura, vez que regula o sistema digestivo do corpo e elimina muitas substâncias não aproveitadas pelo organismo, promovendo a perda de peso.

Chá de Cáscara-sagrada Nome Popular:

Cáscara-sagrada, casca-sagrada, casca-de-chitten e espinheiro.

Chá de Cáscara-sagrada Nome Científico:

Rhamnus purshiana D.C.

Receita de Chá de Cáscara-sagrada:

Componentes: casca seca. 25 g

Quantidade: água 1L

Como Preparar o Chá de Cáscara-sagrada:

Infusão. Usar 25 g de cascas em 1 litro de água.

Chá de Cáscara-sagrada Propriedades Medicinais:

Diurético, emenagoga, estimulante, estomacal, febrífugo, laxante, tônico, purgativa, colagogo.

Chá de Cáscara-sagrada Para que Serve:

O chá de cáscara-sagrada é bom para combater a prisão de ventre, mas também pode auxiliar no emagrecimento, já que possui propriedades que diminuem a absorção de gordura, além potencializarem a digestão da gordura, podendo também ser utilizada para controlar o colesterol.

Pode ser utilizada para combater a retenção de líquidos, emagrecer, ajudar no tratamento de prisão de ventre, inchaço abdominal, fluxo menstrual desregulado, hemorroida, problemas de fígado e dispepsia.

Na medicina popular, a lavagem com a cáscara-sagrada é utilizada para tratar lesões de herpes.

A cáscara-sagrada aumenta a secreção de bílis da vesícula biliar e, por isso, tem sido utilizada para quebrar e prevenir os cálculos biliares.

Chá de Cáscara-sagrada Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Colocar 25 g de cascas numa panela com 1 litro de água fervente, deixar repousar por 10 minutos. Beber 1 a 2 xícaras por dia.

A melhor forma de se usar a cascará-sagrada é antes de dormir, de forma que os efeitos da erva medicinal ocorram logo pela manhã, sendo mais efetiva após um determinado período de uso.

Receita do chá com folhas:

Em um litro de água fervente despeje uma colher (sopa) de folhas de cáscara-sagrada. Ferva por 5 minutos, deixe esfriar e coe. Pode guardar na geladeira.

Chá de Cáscara-sagrada Efeitos Colaterais:

A cáscara-sagrada não deve ser utilizada por mulheres grávidas, pois pode provocar o aborto, lactentes, crianças menores de 6 anos e por pacientes que tem apendicite, desidratação, obstrução intestinal, náuseas, sangramento retal, vômitos ou dor abdominal.

Apesar de possuir muitos benefícios, o uso da cáscara-sagrada pode levar à ocorrência de alguns efeitos colaterais, como: cansaço, cólica abdominal, diminuição de potássio no sangue, diarreia, falta de apetite, má absorção de nutrientes, náuseas, perda da regularidade para defecar, suor excessivo, tontura, vômitos.

Para evitar os efeitos colaterais, é indicado fazer uso da cáscara-sagrada somente sob orientação médica.

Chá de Cáscara-sagrada Contraindicações:

O chá não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica.

Além de ser contraindicado nos casos de constipação crônica, abdômen agudo, dor abdominal, obstrução intestinal, processos ulcerosos do trato digestivo, doenças inflamatórias intestinais agudas, esofagite por refluxo, transtornos hidro-eletrolíticos, íleo paralítico, cólon irritável, diverticulite, doença diverticular, apendicite e nefrites.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. CUNHA, A. P. Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 3a ed. 2008.
  2. Botanical Online: Rhamnus purshiana.
  3. The Plant List: Rhamnus purshiana.
  4. Wikipédia: Cáscara-sagrada.
  5. BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Médico Farmacêutico. 3ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.
  6. Fitoterapia – Vade-mécum de Prescripción – Plantas Medicinales – 3º ed. 1999.

Compartilhe: