Chá de Catuaba: Afrodisíaco, Benefícios, Como Fazer, Efeitos Colaterais

Chá de Catuaba: Afrodisíaco, Benefícios, Como Fazer, Efeitos Colaterais

Chá de Catuaba: planta nativa do cerrado brasileiro, amplamente distribuída no Brasil, encontrada na Bolívia e Paraguai.

A catuaba atua como estimulante e tônico na falta de potência sexual, sono agitado e memória fraca. Fortalece as pessoas esgotadas e fracas, ativa a circulação, estimula a libido e garante a ereção.

A catuaba é um afrodisíaco útil no tratamento da impotência sexual (disfunção erétil) e prostatite, e tem sido estudada por seus possíveis benefícios de proteção contra infecções oportunistas em portadores do vírus HIV (AIDS).

Na medicina popular brasileira, a catuaba é considerada um estimulante para o sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas, sobretudo quando se trata de impotência funcional dos órgãos genitais masculinos. É um afrodisíaco seguro, sem nenhum efeito nocivo.

Chá de Catuaba: Afrodisíaco, Benefícios, Como Fazer, Efeitos Colaterais

A catuaba é a mais famosa das plantas afrodisíacas do Brasil, conhecida por sua capacidade de fortalecer as ereções.

No Brasil é considerado um afrodisíaco com “eficácia comprovada” e, além de tratar a impotência, é empregado para vários tipos de problemas nervosos, incluindo insônia, hipocondria e dores relacionadas ao sistema nervoso central (tais como a ciática e neuralgias).

Também é indica para moléstias do estômago e dificuldades de raciocínio.

A decocção da casca é comumente usada para a impotência sexual, agitação, nervosismo, dores, fraquezas, falta de memória ou esquecimento e fraqueza sexual.

Chá de Catuaba Nome Popular:

Catuaba, alecrim-do-campo, catuaba-verdadeira, catuaba-pau, catuabinha, catuíba, caramuru, marapuama, pau-de-resposta, piratançara, piratancará, tatuaba, verga-teso, vergonteza.

Chá de Catuaba Nome Científico:

Anemopaegma arvense (Vell.) Stellfeld ex de Souza.

Receita do Chá de Catuaba:

Componentes: folha, raiz e casca. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 500 mL

Como Prepara Chá de Catuaba:

Decocção. Ferver ½ litro de água e adicionar 2 colheres (sopa) de casca.

Chá de Catuaba Propriedades Medicinais:

Ansiolítico, afrodisíaco, anti-sifílico, digestiva, diurético muito ativo, estimulante geral, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante, peitoral, tônico, vasodilatador.

Chá de Catuaba Para Que Serve:

O chá de catuaba é bom para afecção do sistema nervoso, bronquite crônica, concentração, convalescença de doença grave, doenças nervosas e emocionais, esgotamento, falta de memória, fraqueza, frigidez, hipocondria, impotência sexual, insônia nervosa, insuficiência mental, nervosismo, neurastenia, paralisia parcial, raciocínio.

Como Fazer Chá de Catuaba:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Ferver ½ litro de água e adicionar 2 colheres (sopa) de casca de catuaba. Após 3 minutos, desligar o fogo e deixar em infusão antes de coar. Depois de coado o chá está pronto para ser bebido.

Uso Geral. Decocção. Ferver 20 g de casca de catuaba em 1 litro de água por aproximadamente 30 minutos. Deixar esfriar, coar e beber 4 a 5 xícaras ao dia.

Estimulante. Colocar 100 g de casca de catuaba em 1 litro de vinho branco seco. Deixar em repouso por 5 dias. Agitar algumas vezes ao dia. Coar e tomar 1 cálice antes das refeições.

Impotência. Colocar 20 g de casca de catuaba em um litro de vinho. Deixar em repouso por 7 dias. Tomar 1 cálice na hora do almoço e outro na hora do jantar

Aumentar a potência sexual. Colocar 10 g de catuaba e 10g de muirapuama em 1 garrafa de vinho moscatel. Deixar em repouso por alguns dias e tomar 1 cálice às refeições.

Chá de Catuaba em Pó:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Aliviar esgotamento mental, cansaço e fadiga. Colocar para ferver ½ litro de água e adicionar 2 colheres (sopa) de catuaba em pó.

Após 3 minutos, desligar o fogo e deixar em infusão antes de coar. Depois de coado o chá está pronto para ser bebido.

Não é recomendado o uso da catuaba em pó para mulheres grávidas  ou crianças menores de 12 anos.

Chá de Catuaba com Ginseng e Marapuama:

Essa mistura é afrodisíaca. Veja como fazer:

Para um litro de água, coloque a casca de catuaba, uma madeirinha de marapuama e uma colher de chá de ginseng. Deixe ferver por 10 minutos. Tome três vezes ao dia.

Se você preferir fazer uma bebida com essas ervas, use um litro de cachaça artesanal. Deixe maturando (por 4 dias) 2 madeirinhas de marapuama, 3 cascas de catuaba e uma colher de chá de ginseng. Tome aos poucos e com moderação. É uma potente bebida afrodisíaca.

Chá de Catuaba Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Os efeitos colaterais da catuaba estão relacionados com o seu consumo em excesso, sendo principalmente relacionado com o seu efeito no sistema nervoso, podendo haver dor de cabeça, tonturas, confusão mental e dificuldade de concentração.

Além disso, o consumo em excesso e sem indicação da catuaba pode provocar irritação no estômago e resultar efeitos negativos em relação ao desempenho e desejo sexual.

O uso da catuaba é contraindicado para grávidas, crianças menores de 12 anos e pessoas com glaucoma ou pré-excitação ventricular, devendo ser consumida de acordo com a orientação do médico ou fitoterapeuta como forma de complementar algum tratamento.

Portadores de glaucoma têm que conferir a pressão ocular e evitar o uso contínuo de catuaba, pois, pode haver aumento do glaucoma.

Paciente com pré-excitação ventricular, como no caso da Síndrome de Wolf-Parkinson-Wite, podem desenvolver taquicardia.

Pessoas sensíveis podem ter cefaleia e é contra indicado para recém-nascidos e crianças.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. VIEIRA, L. S. Fitoterapia da Amazônia – Manual das Plantas Medicinais. Editora Agronômica Ceres, São Paulo (SP). 1992.
  2. Universidade Estadual Paulista (UNESP Jaboticabal, 2006)
  3. The Plant List: Anemopaegma arvense.
  4. Wikipédia: Catuaba.
  5. TESKE, M.; TRENTINI, A. M.M. Herbarium compêndio de fitoterapia. 3 ed. Curitiba, 1997.

Compartilhe: