Chá de Cidró: Benefícios, Propriedades, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Chá de Cidró: Benefícios, Propriedades, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Chá de Cidró: a erva é originária da América do Sul, especificamente no Chile e Argentina.

O cidró protege o corpo de danos musculares e possui ação antioxidante em relação a saúde articular, é responsável por aliviar dores articulares e acelerar a recuperação de processos inflamatórios.

Outra ação importante é fortalecer os glóbulos brancos do sangue (leucócitos), aumentando assim, a eficácia do sistema imunitário.

Chá de Cidró Benefícios, Propriedades, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Chá de CIDRÓ Ajuda Aliviar as DORES das Articulações e Melhora o SONO:

Chá de Cidró Benefícios:

Trata problemas digestivos, alivia os sintomas de resfriados e gripes, diminuindo a congestão, estimulando a eliminação de muco facilitando a passagem de ar pelas vias-respiratórias, diminui a febre, ótima reguladora do apetite, auxiliando no combate à compulsão alimentar.

Além destes benefícios o uso da cedrina colabora para o tratamento de outros problemas, como hemorroidas, asma, enxaqueca, inchaço nos olhos, taquicardia, vertigens, melancolia, náuseas, veias varicosas e zumbido no ouvido.

O cidró pode ser usado na culinária para o cozimento de peixes, bebidas doces, saladas de frutas, entre outras.

O doce aroma cítrico é encontrado em perfumes, sabonetes e sachês.

A planta é usada também como chá de erva medicinal para acalmar espasmos estomacais, acalmar os nervos e reduzir febres.

Chá de Cidró Nome Popular:

Cidró, cedrina, cidrão, cidrilha, limonete, cidrilho, erva-luísa, falsa-erva-cidreira, lúcia-lima e salva-limão.

Chá de Cidró Nome Científico:

Aloysia citriodora Palau.

Receita de Chá de Cidró:

Componentes: folhas e flores. 20 gramas

Quantidade: água 150 mL.

Como Preparar o Chá de Cidró:

Infusão. Usar 2 colheres (chá) de folhas em 1 xícara de água quente.

Chá de Cidró Propriedades Medicinais:

Antibacteriana, anticatártica, antiemética, antiespasmódica, antimalárica, anti-histérica, aromática, carminativa, cardíaca, depressora do sistema nervoso central, descongestionante, digestiva, emenagoga, estimulante, estomáquica, excitante, febrífuga, prolongadora do sono, sedativa, tônica.

Chá de Cidró Para que Serve:

O chá de cidró é bom para combater afecções do coração, asma, bronquite, congestão nasal, diarreia, digestão, doenças nervosas, dor de cabeça, dor de estômago, enxaqueca, febre, flatulência, gripe, hipocondria, inchaço dos olhos, infecção intestinal, melancolia, náusea, nevralgia, taquicardia, vômito, vertigem, zumbido no ouvido.

O chá de cidró possui propriedades relaxantes que diminuem o estresse e melhoram a qualidade do sono. Consumir o chá antes de dormir traz sensação de descanso e prolonga o sono.

Chá de Cidró Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (chá) de folhas em 1 xícara de água quente. Abafar por 5 minutos. Tomar 2 a 3 xícaras por dia.

Chá de Cidró Efeitos Colaterais e Contraindicações:

A erva cidró não pode ser usada por gestantes ou mulheres em períodos de amamentação. Ela não é segura por causa das suas propriedades hemorrágicas.

O consumo do chá em excesso irrita o aparelho digestivo, causa náuseas e vômitos. Também possui propriedades opressoras do sistema nervoso.

Ao aplicar compressas na pele evite o contato com o sol, por causa da fotossensibilidade.

Pode causar reações alérgicas e leves dermatites. O chá de cidró é contraindicado para pessoas com doenças renais.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. CASTRO, L. O.; CHEMALE, V. M. Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – Descrição e Cultivo. Livraria e Editora Agropecuária, Guaíba (RS). 1995.
  2. The Plant List: Aloysia citriodora.
  3. Wikipédia: Lúcia-lima.

Compartilhe: