Chá de Coentro: Regula Ciclo Menstrual, Laxante, Alivia Cólicas

Chá de Coentro: Regula Ciclo Menstrual, Laxante, Alivia Cólicas

Chá de Coentro: o coentro é uma planta originária das Regiões Mediterrâneas (Sul da Europa, Oriente Médio e Norte da África).

O coentro é derivado da palavra grega koris, que significa “bicho de cama”. Isso se deve ao fato da erva possuir um cheiro estranho assim que as folhas são moídas.

É uma das ervas mais antigas utilizadas pelo homem, pois foram encontradas sementes da vera na tumba do faraó egípcio Tutancâmon e Ramsés II.

Hipócrates foi uma das pessoas conhecidas que utilizava esse tipo de salsa em benefício de sua própria saúde.

O coentro foi utilizado para o tratamento de diabetes, pois suas sementes possuem efeitos hipoglicemiantes e são ricas em aminoácidos, ácidos graxos e substâncias proteicas, desta forma, pessoas portadoras de diabetes, bem como os que sofrem com níveis elevados de colesterol, podem se beneficiar deste remédio natural.

Chá de Coentro Regula Ciclo Menstrual, Laxante, Alivia Cólicas Nutriela

Na medicina popular, o coentro é acrescentado a ervas laxativas para amenizar qualquer dor abdominal.

O óleo de massagem ou loção é usado para câimbras, neuralgia e reumatismo.

Em forma de cataplasma ou compressas para reumatismo e juntas doloridas.

Gargarejo para tordo, líquido para limpeza bucal e dores de dente e como um colírio para conjuntivite.

Na Índia, o coentro é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias.

Estudos revelaram que esta erva pode ser usada com sucesso no tratamento de ansiedade, depressão e ataques de pânico, visto que possui efeito ansiolítico e sedativo.

Esse tempero que empresta seu sabor forte a comidas tipicamente nordestinas, como o vatapá, foi trazido da África pelos escravos.

Depois se tornou popular em todo o país, principalmente na Bahia. Mas, ao mesmo tempo, serve para condimentar pratos da nossa culinária.

O coentro facilita a digestão e alivia cólicas estomacais, graças às suas mucilagens, substâncias capazes de proteger a mucosa do estômago e do intestino.

Chá de Coentro para Menstruação:

Regula o ciclo menstrual

Os benefícios do coentro são bastante conhecidos da Medicina Ayurvédica, ele ajuda na regulagem da função menstrual, e isso ocorre graças ao efeito positivo do coentro nas glândulas endócrinas que, por sua vez, acabam por regular o ciclo.

As sementes de coentro ainda ajudam a reduzir o inchaço, a cólica e as dores no corpo durante a menstruação.

Chá de Coentro Benefícios:

Melhora a imunidade:

As folhas e as sementes do coentro possuem uma alta concentração de antioxidantes, incluindo vitamina A, que auxilia no combate aos radicais livres, protegendo as células de danos.

Regula a Pressão Arterial:

O coentro contém potássio, que além de prevenir as cãibras, trabalha com o sódio para manter o nível de água nas células equilibrado. Enquanto o último retém o líquido, o primeiro provoca a excreção.

Isso significa que, ao contrabalancear o excesso de sódio, o potássio do coentro melhora o tônus vascular, reduzindo a pressão arterial.

Diminui o Desconforto Intestinal:

Estudos mostram que o coentro tem ação espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrointestinal, melhorando a mobilidade e a secreção gástrica.

Por isso, ele é um ótimo aliado no tratamento de gases, cólicas intestinais e até em casos de síndrome do intestino irritável.

Melhora o Aspecto da Pele:

Da mesma maneira que protegem as células do corpo, os antioxidantes do coentro protegem a pele dos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce e deixando a pele mais viçosa e saudável.

Auxilia no Tratamento da Diabetes:

Aumentar o consumo de coentro no dia a dia pode regular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcares no sangue. De acordo com estudos, isso ocorre porque o coentro melhora o metabolismo de carboidratos, controlando os índices glicêmicos.

Diminui os Níveis de Colesterol:

A semente de coentro tem ação hipolipidêmica, isto é, é capaz de melhorar também o metabolismo de lipídios.

Controla a Ansiedade:

Na medicina natural, o uso do coentro no tratamento da insônia tem sido muito indocado. Através de uma análise do extrato do coentro, a medicina descobriu que, dependendo da dose administrada, ele tem efeito similar ao calmante diazepam.

Potente Desintoxicante:

Enquanto muitas das receitas detox são modismos que não dizem realmente a que vieram em termos de benefício para o corpo, o extrato de coentro tem uma função importante que é eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio, do organismo.

Chá de Coentro Nome Popular:

Coentro, coriandro, erva-percevejo, salsinha.

Chá de Coentro Nome Científico:

Coriandrum sativum L.

Receita de Chá de Coentro:

Componentes: folha, fruto (semente), raiz, óleo. 1 colher (sopa) sementes secas

Quantidade: água 500 mL

Chá de Coentro Como Preparar:

Decocção. Colocar 1 colher (sopa) de sementes em 500 ml de água.

Chá de Coentro Propriedades Medicinais:

Diurética, estomacal, tônica, antioxidante, anti-inflamatório, aromática, carminativa, expectorante, narcótica, estimulante, fungicida, bactericida e anti-helmíntica (agindo como um vermífugo natural).

Chá de Coentro Para que Serve:

O chá de coentro é bom para estimular o apetite, diarreia, dispepsia, abscesso, ansiedade, atonia gastrintestinal, cólica abdominal, debilidade estomacal, espasmo, ferida, gases, inflamação, nervosismo, tumor.

Chá de Coentro Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Colocar 1 colher (sopa) de sementes em 500 ml de água. Adicione as sementes em água e leve ao fogo. Após levantar fervura, esperar 2 minutos e desligar o fogo, deixando a mistura descansar por mais 10 minutos. Coar e beber morno ou gelado. Esse chá pode ser usado para melhorar a digestão, combater gases intestinais e aliviar enxaqueca.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Tintura. Para combater gases e cólicas faça uma tintura com 1 colher (sopa) de sementes de coentro secas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%, que pode ser encontrado em farmácias. Deixe macerar por 5 dias e coe a mistura. Dilua 20 gotas em 1 copo de água e beba.

Chá de Coentro Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Recomenda-se cautela com as sementes, tornam-se narcóticas se usadas em grande quantidade.

As folhas usadas como tempero são tóxicas se consumidas em grandes quantidades, por isso, para aliviar problemas digestivos, recomenda-se as sementes.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – Descrição e Cultivo. Livraria e Editora Agropecuária, Guaíba (RS). 1995.
  2. Henriette’s Herbal Homepage: Coriandrum sativum.
  3. Gernot Katzer’s Spice Pages: Coriandrum sativum.
  4. Plants for a Future: Coriandrum sativum.
  5. The Plant List: Coriandrum sativum.
  6. Wikipédia: Coentro.
  7. CAMARGO, S. M.; VASCONCELOS, D. F. S. A. Atividades biológicas de Linalol: conceitos atuais e possibilidades futuras deste monoterpeno. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 3 – especial, p. 381-387, set./dez. 2014.
  8. CANTORE, P. L. et al. Antibacterial Activity of Coriandrum sativum and Foeniculum vulgare Miller Var. vulgare (Miller) Essential Oils. J. Agric. Food Chem. 52, 7862-7866, 2004.
  9. EIKANI, M. H. et al. Subcritical water extraction of essential oils from coriander seeds (Coriandrum sativum). Journal of Food Engineering, 735–740, 2006.
  10. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A.. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2° edição. São Paulo, 2008.
  11. RAJESHWARI U., ANDALLU, B. Medicinal benefits of coriander (Coriandrum sativum L). Spatula DD 1.1: 51-58, 2011.
  12. ZANUSSO-JUNIOR, G. et al. Avaliação da atividade anti-inflamatória do coentro (Coriandrum sativum ) em roedores. Rev. bras. plantas med., Botucatu, v. 13, n. 1, p. 17-23, 2011.

Compartilhe: