Chá de Cogumelo-do-sol: Aumenta Imunidade, Combate Diabetes, Rico em Nutrientes

Chá de Cogumelo-do-sol: Aumenta Imunidade, Combate Diabetes, Rico em Nutrientes

Chá de Cogumelo-do-sol: o Agaricus blazei é uma espécie de cogumelo nativo do Brasil, contudo, é mais popular no Japão, onde é amplamente cultivado e utilizado em função de suas propriedades medicinais, sobretudo no tratamento complementar de pacientes com câncer.

O cogumelo-do-sol é comestível, possui sabor adocicado e aroma de amêndoas, sendo um dos cogumelos mais populares na medicina natural e culinária por sua textura e sabor.

Chá de Cogumelo-do-sol Aumenta Imunidade, Combate Diabetes, Rico em Nutrientes

Chá de Cogumelo-do-sol Benefícios:

O cogumelo-do-sol é considerado um cogumelo medicinal, pois alguns estudos indicam que ele pode tratar doenças cardiovasculares, diabetes, hepatites, doenças de pele, além de regular o sistema imune.

Alguns estudos sugerem que o cogumelo-do-sol possui um efeito benéfico no colesterol, inibindo fatores patogênicos e a angiogênese.

Uma pesquisa realizada com células animais mostrou que o Agaricus blazei pode estimular células do sistema imunológico a produzirem citocinas, como interferons e interleucinas.

Cogumelo-do-sol aumenta a imunidade para proteger do câncer:

Nos últimos anos, os pesquisadores confirmaram que o cogumelo-do-sol ou Agaricus contém uma variedade de componentes que promovem a saúde: vitaminas B1 e B2, niacina, fósforo, ferro, cálcio, proteína, aminoácidos e ergosterol (que se transforma em vitamina D2 no cogumelo seco).

E o mais importante: os pesquisadores descobriram que o cogumelo-do-sol contém grandes quantidades de polissacarídeos ativos – carboidratos complexos, mais comumente encontrados em alimentos como trigo, arroz e batatas – que estimulam o sistema imunológico a combater doenças virais e bacterianas.

Em diversos estudos, foi demonstrado que o Agaricus estimulou o sistema imunológico dos animais e impediu o crescimento de tumores.

Chá de Cogumelo-do-sol Nome Popular:

Cogumelo-do-sol, cogumelo-da-vida, cogumelo-do-milagre, cogumelo-piedade, cogumelo-medicinal, fungo-brasileiro, cogumelo-amêndoa.

Chá de Cogumelo-do-sol Nome Científico:

Agaricus blazei Murill.

Receita de Chá de Cogumelo-do-sol:

Componentes: planta inteira. 6 gramas

Quantidade: água 1 itro.

Chá de Cogumelo-do-sol Como Preparar:

Decocção. Triturar 6 g de cogumelo-do-sol e misturar em um litro de água.

Chá de Cogumelo-do-sol Propriedades Medicinais:

Estimulante do sistema imunológico e tonificante, ação anti-hipertensora e fortificante.

Chá de Cogumelo-do-sol Para que Serve:

O chá de cogumelo-do-sol é bom para ajudar no tratamento de HIV, bronquite, câncer, colesterol alto, diabetes, problemas cardiovasculares, pressão alta, pneumonia, distúrbios no fígado, gastrite, hemorroida, infarto e problemas de pele.

Usado como complemento alimentar no caso de pessoas com alergias em geral, falta de apetite e com problemas no intestino.

Chá de Cogumelo-do-sol Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Triturar 6g de cogumelo-do-sol e misturar em um litro de água e deixar ferver por 20 minutos.

Após o tempo determinado, o fogo deve ser desligado e o chá pode ser coado e servido. Tomar até 4 xícaras por dia. Se depois de ingerir a quantidade máxima ainda sobrar chá, basta colocá-lo na geladeira após esfriar e a substância pode ficar nesta situação até dois dias.

Importante: a única forma de utilizar este produto de forma natural e sem envolver processos químicos é através do chá feito por intermédio da decocção da planta.

Chá de Cogumelo-do-sol Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O cogumelo-do-sol pode diminuir a taxa de açúcar em pacientes com diabetes.

Alguns outros efeitos colaterais podem incluir prurido, náuseas, diarreia e reações alérgicas.

O consumo excessivo do cogumelo pode intoxicar o organismo. Por isso, ele deve ser consumido em pequenas doses.

Veja também: 

Fontes Consultadas:

  1. Wikipédia: Cogumelo-do-sol.
  2. Tha Plant List: Agaricus blazei.
  3. Embrapa.
  4. ORSINE, J. V. C; BRITO, L. M; NOVAES, M. R. C. G. Cogumelos comestíveis: uso, conservação, características nutricionais e farmacológicas. Clinical & Biomedical Research, v. 32, n. 4, 2012.
  5. LUND, R. G. Atividade antimicrobiana de diferentes extratos etanólicos de Agaricus brasiliensis Wasser et al. em estreptococos orais. 2007.

Compartilhe: