Chá de Cominho: Diurético, Digestivo, Reduz Cólicas, Bom Para Diabetes

Chá de Cominho: Diurético, Digestivo, Reduz Cólicas, Bom Para Diabetes

Chá de cominho: o cominho é uma planta medicinal e tem origem no Mediterrâneo, é muito utilizada como condimento em culinária ou como remédio caseiro para flatulência e problemas digestivos.

O óleo essencial é usado em massagem para celulite e perfumes. Aplicado em forma de unguento, acelera a cura de contusões e deslocamentos.

A semente de cominho é fonte de ferro, um mineral que desempenha um papel importante na manutenção do sistema imunológico e dos principais sistemas enzimáticos do corpo.

O cominho é altamente  desintoxicante, limpa o fígado, elimina toxinas e auxilia no emagrecimento, além de possuir propriedades anticancerígenas que ajudam o organismo a se proteger contra tumores no fígado e estômago.

Devido à capacidade de estimular a secreção de enzimas pancreáticas, que contribuem para maior assimilação de nutrientes, suas sementes são fundamentais para a digestão.

Chá de Cominho Diurético, Digestivo, Reduz Cólicas, Bom Para Diabetes Nutriela

Chá de cominho Benefícios:

  • Melhorar a digestão, pois favorece a liberação de bile e o processamento de gorduras no intestino, ajudando também a controlar problemas como diarreia;
  • Reduzir a formação de gases, por ser digestivo;
  • Combate a retenção de líquidos, pois tem ação diurética;
  • Atua como afrodisíaco, aumentando o apetite sexual;
  • Reduz cólicas e dores abdominais;
  • Fortalece o sistema imunológico, pois é rico em vitaminas do complexo B e zinco;
  • Ajuda relaxar e melhora a circulação devido a presença de magnésio.

Chá de Cominho Para Diabetes:

O chá de cominho pode ajudar no combate ao diabetes. Alguns dos componentes do cominho proporcionam efeitos antidiabéticos.

Um estudo clínico mostrou que um suplemento cominho melhorou os indicadores iniciais de diabetes em indivíduos com excesso de peso, em comparação com um placebo.

Mas não é só o suplemento de cominho que proporciona benefícios, o uso rotineiro de cominho como tempero pode ajudar a controlar o açúcar no sangue de quem possui diabetes, de acordo com dois estudos.

Uso de Cominho na Culinária: 

Na culinária, as sementes de cominho são acrescentadas a diversos pratos da culinária árabe, chinesa, indiana, mexicana e vietnamita. Adicionada à bebidas, pode prevenir problemas estomacais.

O cominho é uma famosa especiaria utilizada como tempero na culinária e faz parte da composição do famoso molho curry, além de ser um dos componentes dos queijos gouda e munster-géromé.

Chá de Cominho Nome Popular:

Cominho, cominho-romano, falso-anis, falso-aneto, alcaravia.

Chá de Cominho Nome Científico:

Cuminum cyminum L.

Receita de Chá de Cominho:

Componentes: sementes. 3 a 5 gramas

Quantidade: água 1 litro

Chá de Cominho Como Preparar:

Infusão. Usar de 3 a 5 gramas para 1L de água.

Chá de Cominho Propriedades Medicinais:

Antibacteriano, antidiarreico, antirreumático, antiespasmódico, afrodisíaco, carminativo, galactagogo, estimulante, estomáquico, emenagogo, diurético.

Chá de Cominho Para que Serve:

O chá de cominho é bom para dispepsias, tratamento de afecções gastrointestinais, sendo eficaz para o excesso de gases e espasmos que possam ocorrer nesta região do corpo.

O cominho tem praticamente o mesmo emprego que o anis.

O cominho é uma planta eficaz contra os distúrbios digestivos, mas ainda mais eficaz se associado a outras plantas da mesma família: as umbelíferas (funcho, erva-doce).

As sementes de cominho são usadas como condimento. Após cada refeição pesada, comer algumas sementes de cominho para favorecer a digestão.

Chá de Cominho Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar de 3 a 5 gramas para 1 litro de água. Tomar de 4 a 5 xícaras por dia.

Uso Interno. Infusão. Chá Estomacal. Em uma xícara (chá) com água fervente, colocar 2 g de sementes de cominho. Abafar por cerca de 10 minutos, coar e beber antes das principais refeições.

Uso Externo. Usado sob a forma de cataplasma, auxiliando na resolução de abscessos e no descongestionamento mamário de lactentes.

Chá de Cominho Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O consumo é contraindicado por pessoas alérgicas aos elementos presentes na composição da erva.

Não existem informações confiáveis suficientes a respeito da segurança da utilização do cominho por parte de mulheres que estejam grávidas ou se encontram no período de aleitamento de seus bebês.

Portanto, se você está gestante ou amamentando, consulte o seu médico para saber se pode ou não consumir o cominho.

Ingerir o cominho ao mesmo tempo em que toma remédios para o tratamento da diabetes pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam demais.

Tendo em vista que o cominho pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, alguns especialistas têm a preocupação de que a especiaria pode interferir com o controle dos níveis de açúcar no sangue antes e depois da realização de uma cirurgia.

Com isso, aconselha-se interromper a utilização do cominho pelo menos duas semanas antes da data marcada para a execução de uma cirurgia.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Coimbra, R. Manual de Fitoterapia. Ed. CEJUPA, Belém (PA).
  2. As Plantas Medicinais no Ano 2000. TAO Editora, São Paulo (SP).
  3. Sanguinetti, Enio E. Plantas que Curam. Ed. RIGEL, Porto Alegre (RS).
  4. O Poder das Plantas. Fascículos Ed. GLOBO, Rio de Janeiro (RJ).
  5. The Plant List: Cuminum cyminum.
  6. Wikipédia: Cominho.

Compartilhe: