Chá de Cúrcuma: Fortalece Sistema Imunológico, Baixa Triglicerídeos, Desintoxica

Chá de Cúrcuma: Fortalece Sistema Imunológico, Baixa Triglicerídeos, Desintoxica

Chá de Cúrcuma: nativa da Índia, a cúrcuma foi introduzida nas Antilhas e Europa através dos navegadores.

A cúrcuma é uma planta medicinal que tem uma longa raiz cor de laranja que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia.

A cúrcuma pode ser usada na culinária. Cozinhar a erva junto com outros alimentos ajuda na digestão de gorduras e proteínas, além de preservar os alimentos por mais tempo.

Na culinária, a raiz é consumida crua no Sul da Índia. É usada em feijões, grãos, molhos picantes, maioneses e outros alimentos.

Às vezes é usada para adulterar o gosto do açafrão, vez que sua cor é semelhante, porém, possui um sabor um pouco mais forte. Usada em pequenas quantidades, age como um colorau amarelo na comida.

Chá de Cúrcuma Fortalece Sistema Imunológico, Baixa Triglicerídeos, Desintoxica Nutriela

Chá de Cúrcuma Benefícios:

A cúrcuma é uma fonte natural de curcumina, substância que fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias.

Pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e até reduzir o colesterol alto.

Curcuma longa previne a agregação de plaquetas nos vasos sanguíneos, fator que pode conduzir a formação de coágulos perigosos para a saúde.

Além disso, exerce um papel importante na proteção e desintoxicação do fígado de substâncias químicas tóxicas e protege o organismo dos efeitos da fumaça e outros poluentes.

A cúrcuma tem uso científico comprovado como anti-inflamatório e antidispéptico na forma de infuso.

A cúrcuma também melhora os locais de recepção de cortisol no corpo e suas propriedades anti-inflamatórias são consideradas tão efetivas quanto as apresentada pelas cortisonas.

O cortisol é um hormônio corticosteroide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse; ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. A sua forma sintética, chamada de hidrocortisona é uma medicação usada principalmente para o combate a alergias e inflamações.

Trajes típicos de monges budistas têm a cor amarelada pela cúrcuma.

Na Medicina Indiana Ayurvédica a cúrcuma é usada na purificação do leite.

A espécie Curcuma longa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Chá de Cúrcuma Nome Popular:

Cúrcuma, açafroa, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, tumérico.

Chá de Cúrcuma Nome Científico:

Curcuma longa L.

Receita de Chá de Cúrcuma:

Componentes: rizomas secos. 1,5 g

Quantidade: água 150 mL

Chá de Cúrcuma Como Preparar:

Infusão. Usar 1,5 gramas do rizoma seco em uma xícara de água fervente.

Chá de Cúrcuma Propriedades Medicinais:

Anti-inflamatória, antidispéptica, colerética, colagoga, hipolipemiante, antiespasmódica, antiflatulenta.

Chá de Cúrcuma Para que Serve:

Antidispético, anti-inflamatório, cálculo biliar, vesícula biliar, fígado, psoríase, leucemia, colesterol, câncer de colo de útero, feridas.

A cúrcuma participa do curry, tradicional tempero indiano. É usada nas farmácias como corante.

Chá de Cúrcuma Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1,5 gramas do rizoma seco em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.

Uso Interno. Infusão. Usar 1 colher (café) de pó de cúrcuma em 1 xícara de água quente. Abafar e filtrar. Tomar 2 vezes ao dia.

Uso Externo. Gel de cúrcuma. Misturar uma colher (sopa) de babosa com o pó de cúrcuma e aplicar sobre as inflamações da pele, como psoríase.

Chá de cúrcuma para Baixar Triglicerídeos:

O chá de cúrcuma é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e colesterol.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de cúrcuma em pó.
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e, depois de fervida, juntar a cúrcuma. Tampar, deixar repousar durante 5 a 10 minutos, coar e beber 2 a 4 xícaras do chá por dia.

Chá de Cúrcuma Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O uso é contraindicado para pessoas com cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares e úlcera gastroduodenal. Não utilizar em caso de tratamento com anticoagulantes.

Não consumir mais do que 10 g por dia (quatro colheres de sobremesa) porque esta planta é tóxica em altas doses, podendo alterar o sistema nervoso ou provocar aborto.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. University of Maryland Medical Center: Turmeric.
  2. Fitoterapia para a Mulher. Corpomente, Curitiba, 375p. 2004.
  3. Ciência Rural (2000): Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais.
  4. EMBRAPA Pantanal: Cúrcuma.
  5. Alternative Medicine Review (2009). Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: a review of preclinical and clinical research.
  6. The Plant List: Curcuma longa.
  7. Wikipédia: Açafrão-da-terra.

Compartilhe: