Chá de Douradinha É bom Para os Rins, Benefícios, Como Fazer

Chá de Douradinha É bom Para os Rins, Benefícios, Como Fazer

Chá de Douradinha: a douradinha é uma planta medicinal de origem Africana. É encontrada na África, na Ásia e na Austrália, além de países Sul-Americanos como Uruguai, Paraguai e Argentina.

Nas regiões onde é encontrada, as folhas e as cascas dos ramos da douradinha são bastante usados na formulação de remédios caseiros, sobretudo para o tratamento de feridas, bem como para combater doenças venéreas.

Estudos indicam que essa planta possui importantes princípios ativos, tais como alcaloides, taninos e saponinas, que a tornam uma erva rica em propriedades medicinais.

Possui propriedades diuréticas, emagrecedoras, cardiotônica, hipotensora, anti-inflamatória, dentre outras.

Chá de Douradinha É bom Para os Rins, Benefícios, Como Fazer Nutriela

Chá de Douradinha Benefícios:

A douradinha, também conhecida como douradinha-do-campo, é utilizada popularmente para combater catarro-brônquico, afecções pulmonares e cistite. Suas folhas em infusão são utilizadas externamente como depurativas e emolientes, sendo assim usadas para lavar feridas de origem sifilítica.

Apesar de alguns estudiosos alegarem que a douradinha é uma planta venenosa, ela é eficiente no tratamento de diversos males (na maioria das vezes em forma de chá), como doenças de pele (feridas, na maioria de origem sifilítica), reumatismo, problemas com a pressão arterial, tosse, bronquite, cólicas renais, ácido úrico e dificuldades para urinar entre outros.

Chá de Douradinha é Bom Para os Rins:

Se você sofre com problemas relacionados ao sistema renal, saiba que a douradinha do campo é uma excelente alternativa para tratar este tipo de complicação.

Isso ocorre em razão das propriedades diuréticas da planta, e por isso ela é indicada para tratar problemas como excesso de ácido úrico, afecções dos rins e da bexiga, dificuldades urinárias, dentre outras.

Chá de Douradinha Nome Popular:

Douradinha, douradinha-do-campo, malva-branca, malva-veludo.

Chá de Douradinha Nome Científico:

Waltheria douradinha St. Hilaire

Receita de Chá de Douradinha:

Componentes: folhas e cascas dos ramos. 20 gramas

Quantidade: água 1L

Chá de Douradinha Como Preparar:

Decocção. Usar 20g de folhas e casca dos ramos em 1 litro de água.

Chá de Douradinha Propriedades Medicinais:

Depurativa, diurética, emagrecedora, antialbuminúrica, cardiotônica, hipotensora, anti-inflamatória, estimulante, emética, sudorífica, emoliente.

Chá de Douradinha Para que Serve:

O chá de douradinha é bom para combater reumatismo, ácido úrico, gota, doenças da pele (erupções, coceiras, furúnculos, feridas, eczemas, úlceras externas), cólicas renais, abaixar a pressão arterial, furunculose, afecções dos rins e bexiga, cistite crônica, dificuldades em urinar, disenteria, catarro crônico, afecções pulmonares, tosse, bronquite, doenças sifilíticas, amolecer tumores. Age como estimulante.

Chá de Douradinha Como Fazer:

Uso Interno e Externo. Acima de 12 anos. Decocção. Usar 20g de folhas e casca dos ramos em 1 litro de água. Coloque a mistura para ferver, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos.

Em seguida, é só coar e beber. Tomar de duas a três xícaras do chá diariamente. O mesmo também serve para o tratamento de males externos, como feridas, coceiras ou micoses.

Chá de Douradinha Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O excesso no uso pode provocar distúrbios intestinais como diarreias e dores abdominais.

O uso da planta fica proibido para pacientes que possuam problemas de coagulação, caso contrário este problema poderá ser agravado pelas propriedades da planta.

Veja também: 

Fontes Consultadas:

  1. Lorenzi.; Matos, F. J. A.; Plantas Medicinais do Brasil – Nativas e Exóticas. Nova Odessa SP, Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.
  2. Simões, A. M. O. et. al.; Plantas da Medicina Popular do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Ed. Da UFRGS.
  3. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. Ministério da Agricultura, RJ.
  4. Moreira, F.; Plantas que curam: cuide da sua saúde através da natureza. São Paulo Ed. Hemus Ltda.
  5. Plantas Medicinais. Viçosa MG. Ed. UFV. 5ª Ed. 1996.

Compartilhe: