Chá de Endro: Aumenta Imunidade, Rico em Vitaminas, Benefícios

Chá de Endro: Aumenta Imunidade, Rico em Vitaminas, Benefícios

Chá de Endro: o endro é uma erva aromática originária do Mediterrâneo.

A erva é utilizada como planta medicinal porque possui propriedades que auxiliam na cura de diversas doenças, como gripe, resfriado e congestão nasal ou mesmo relaxantes, podendo também ser usado em bebês e crianças.

O uso mais comum da infusão de endro é no tratamento de cólicas e intestino irritável.

Chá de Endro: Aumenta Imunidade, Rico em Vitaminas, Benefícios Nutriela

Chá de Endro Benefícios:

As sementes do endro, quando mastigadas, podem refrescar a respiração. Fortalece o estômago e reduz a flatulência.

Lactantes usam a erva para promover o fluxo de leite. O chá das sementes é benéfico para as crianças, pois é excelente para tratar cólicas, dores no estômago e, quando aplicado diretamente no couro cabelo, elimina piolhos.

Sachês com sementes de endro podem ser colocados dentro de travesseiros para que o aroma acalme as pessoas durante o sono.

Faz bem para a digestão:

Por ser rico em fibras, uma das maiores vantagens do endro é justamente para a digestão. Isso porque ele acelera o metabolismo e aumenta a sensação de saciedade no organismo, impedindo as beliscadas indevidas entre uma refeição e outra.

Além disso, outro benefício é controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol ruim, o que o torna um aliado para combater a diabetes e problemas ligadas ao sistema cardiovascular.

Aumenta a imunidade:

Dentre as vitaminas que fazem parte da composição do endro, a principal é a vitamina C. Por isso, outra vantagem de apostar na erva é o aumento da imunidade , já que ela é capaz de estimular uma maior produção de glóbulos brancos.

Por ainda contar com a ação do ferro, que é melhor absorvido pelo organismo graças à presença da vitamina C, o endro também funciona como um importante remédio para prevenir e tratar problemas como a anemia.

E vale lembrar que este nutriente também entrega outros benefícios para o organismo – como ajuda contra o estresse e combate ao envelhecimento precoce por conta da sua ação antioxidante.

Rico em antioxidantes:

Além da vitamina C, o endro também conta com a ação de outros antioxidantes, como os flavonoides. Eles também combatem o envelhecimento precoce ao impedirem a ação dos radicais livres, mas não para por aí: dentre suas principais vantagens está a ação anti-inflamatória, analgésica e o combate a células cancerígenas.

O óleo essencial é muito utilizado para garantir o cheio de sabões e perfumes, sendo constituído de carvona, felandrina e limoneno.

Na medicina popular, é dito que o aroma agradável da Anethum graveolens é útil inclusive para prevenir pesadelos, as folhas são ricas em cálcio, ferro, potássio e vitamina C.

Na culinária, é utilizado em conservas, pães, feijões, peixes e frutos do mar, vinagres. Em dietas sem o uso de sal, pode ser usado sem maiores restrições.

Chá de Endro Nome Popular:

Endro, aneto, anega, dill, funcho-bastardo.

Chá de Endro Nome Científico:

Anethum graveolens L.

Receita de Chá de Endro:

Componentes: folhas e sementes. 1 colher (sopa)

Quantidade: água 150 mL

Chá de Endro Como Preparar:

Infusão. Usar 1 colher (sopa) em uma xícara de água.

Chá de Endro Propriedades Medicinais:

Antidiarreica, antiemética, antiespasmódica, anti-inflamatória, antiséptica, aperiente, aromática, carminativa, depurativa, digestiva, diurética, dispéptica, estimulante, estomáquica, galactagoga, hipnótica, laxante, resolutiva, supurativo.

Chá de Endro Para que Serve:

Na medicina caseira o endro tem as mesmas aplicações que o anis, o cominho e o funcho.

O chá de endro é bom para combater as cólicas, dispepsias, arrotos, flatulência e hiperacidez estomacal. O chá das sementes é bom remédio contra a insônia.

Nas inflamações dos olhos, aplicam-se compressas do chá das sementes.

Chá de Endro Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Decocção de sementes. Infusão com folhas e flores. A infusão é muito mais suave. Usar 1 colher (sopa) de folhas ou 1 colher (sopa) de sementes em uma xícara de água fervente.

Na infusão de flores e folhas prefira a erva fresca. Usar um punhado da erva picada em um litro de água fervente. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar por até 10 minutos. Tome quente, frio ou morno. Consumir de 2 a 3 xícaras por dia.

Para preparar o chá de sementes de endro: ferver 1 litro de água com 2 colheres de sopa de sementes por 10 minutos. Coe e tome de 2 a 3 xícaras por dia.

Uso Externo. Infusão. Usar compressa da infusão na inflamações dos olhos.

Chá de Endro Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Em forma de alimento e fitoterápico, é considerado seguro para a maioria das pessoas. Quando aplicado diretamente à pele, pode causar irritação. O suco fresco do endro deixa a pele mais sensível aos raios solares.

O óleo essencial de endro é contra-indicado para mulheres grávidas e lactantes.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Anvisa: Regulamento Técnico de Espécies Vegetais para o Preparo de Chás.
  2. Revista Brasileira de Plantas Medicinais.
  3. The Plant List: Anethum graveolens.
  4. Wikipédia: Endro.

Compartilhe: