Chá de Erva-de-bicho: Combate Hemorroidas, Melhora Circulação, Diurética

Chá de Erva-de-bicho: Combate Hemorroidas, Melhora Circulação, Diurética

Chá de Erva-de-bicho: a erva-de-bicho é bastante consumida no estado de Mato Grosso do Sul na forma de chá por via oral, para tratamento de hemorroidas e outras doenças.

É uma planta com propriedades utilizadas em inflamações, diurética, vaso constritor entre outras.

As partes medicinais utilizadas da erva-de-bicho são o caule e as folhas.

Possui gosto apimentado. Quando ingerida, produz uma sensação de calor no estômago e uma peculiar sensação de formigamento ao longo de todo o sistema digestivo. Quando dosada da forma correta não provoca vômitos.

Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O óleo essencial contém ácido gálico e ácido malônico, taninos e nitrato de potássio.

A erva-de-bicho estimula o coração e artérias, aumenta o calor da superfície e promove as secreções cutâneas, bronquial e renais.

Chá de Erva-de-bicho Combate Hemorroidas, Melhora Circulação, Diurética Nutriela

Chá de Erva-de-bicho Benefícios:

Reumatismo e artrite:

Por ter propriedades antirreumáticas, analgésicas e anti-inflamatórias, a  erva-de-bicho é um excelente chá o alívio das dores dessas doenças, e pode ser usado também como compressa.

Má-circulação e dores musculares:

O consumo do chá ou a compressa da planta são ótimos aliados para o combate de dores locais, assim como estimula a circulação.

Circulação sanguínea:

Atua como estimulante da corrente sanguínea, ajudando no bom funcionamento das artérias do coração. Possui propriedades que auxiliam a coagulação do sangue.

Tratamento de problemas na pele e espinhas:

A erva possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, por isso, é muito usada para tratar ferimentos na pele.

Tônico natural:

Pode ser usada como tônico natural, pode ser usado na pele para limpeza, pois possui propriedades adstringentes, ou tratamento de dermatites, por ser cicatrizante e analgésica, ou consumido como chá diariamente, pois possui propriedades diuréticas.

Hemorroidas:

Devido às suas propriedades hemostáticas, vasoconstritoras, cicatrizantes e anti-inflamatórias, a erva pode ser usada no tratamento de hemorroidas internas e externas, pois estanca sangramentos e ajuda na cicatrização.

Cura da amenorreia e afrodisíaca:

Estimula o fluxo menstrual nos casos de amenorreia, no qual, existe a ausência da menstruação. Também pode ser usada como erva afrodisíaca.

A erva-de-bicho tem uso científico comprovado para tratar hemorroidas.

A espécie Polygonum spp (Polygonum acre ou Polygonum hydropiperoides) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Chá de Erva-de-bicho Nome Popular:

Erva-de-bicho, pimenteira-d’água, capetiçoba, catária, pimenta-do-brejo, catala, capiçoba, percicária-do-brasil, petincobe, potincoba, erva-pulgueira.

Chá de Erva-de-bicho Nome Científico:

Polygonum spp.

Receita Chá de Erva-de-bicho:

Componentes: folhas frescas, partes aéreas secas. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 1L

Chá de Erva-de-bicho Como Preparar:

Infusão e Decocção. Usar 2 colheres (sopa) de folhas em 1 litro de água.

Chá de Erva-de-bicho Propriedades Medicinais:

Adstringente, anti-hemorroidal, antisséptica, hipotensora, vermífuga, anti-inflamatória, analgésica, estimulante, vermicida, vasoconstritora, hemostática, cicatrizante e diurética.

Chá de Erva-de-bicho Para que Serve:

O chá de erva-de-bicho é bom para combater hemorroida, diarreia, sangramento de feridas, úlceras cutâneas. Indicada também para estimular a circulação, tratar varizes, infecções urinárias, reumatismo, infecções de pele, queda capilar e dores musculares.

É indicada para tratar a amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. Também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O uso deve ser administrado cerca de uma semana antes de quando a menstruação deveria ocorrer.

Chá de Erva-de-bicho Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão e Decocção. Leve ao fogo 1 litro de água com 2 colheres (sopa) da erva, desligue assim que alcançar a fervura. Mantenha a solução abafada por 10 minutos, após esse período basta coar e consumir. Tomar 2 a 3 xícaras por dia.

Uso Externo. Decocção. Hemorroidas. Fazer banho de assento três vezes ao dia e tomar algumas xícaras durante o banho. Usar 20 g da erva em 1 litro de água fervente.

Adicionar a erva numa bacia com água fervente e deixar amornar. Quando estiver morno, coar e permanecer sentado na bacia por cerca de 20 minutos ou até a água esfriar. Fazer este banho de assento cerca de 3 a 4 vezes por dia.

Erva-de-bicho Pomada Cicatrizante:

Indicada para tratar diversos problemas de pele, como feridas fechadas, úlceras, varizes e até mesmo hemorroidas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de folhas secas de erva-de-bicho;
  • 100 ml óleo mineral;
  • 30 ml de parafina líquida.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas secas numa panela e cobrir com óleo mineral;
  2. Ligar o fogo baixo e deixar ferver por 10 minutos, mexendo sempre;
  3. Coe e misture este óleo com a mesma quantidade de parafina líquida até formar uma mistura homogênea;
  4. Despejar num recipiente de vidro e manter devidamente tapado.

Chá de Erva-de-bicho Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Não usar em gestantes, já que ela aumenta o fluxo menstrual e as probabilidades de um aborto, lactantes devem consultar um médico antes de fazer uso do chá.

A erva é contraindicada no tratamento de disfunções sexuais em condições que o paciente apresenta inflamação ou congestionamento na área genital.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Revista Brasileira de Farmacognosia (2006).
  2. ORTENCIO, W. B. Medicina Popular do Centro-Oeste. Thesaurus, 2a ed., Brasília (DF), 1997.
  3. The Plant List: Polygonum punctatum.

Compartilhe: