Chá de Erva-de-santa-maria: Vermífugo e Antisséptico Natural, Combate a Gripe

Chá de Erva-de-santa-maria: Vermífugo e Antisséptico Natural, Combate a Gripe

Chá de Erva-de-santa-maria: planta nativa da América Central, América do Sul e Sul do México.

Já foi utilizada pelos Aztecas e era conhecida como “semente para vermes”, devido ao seu uso tradicional como um tratamento para parasitas no intestino. Inclusive um dos nomes populares, mastruz, faz referências aos benefícios da planta para eliminar vermes intestinais.

A erva-de-santa-maria tem folhas de sabor picante, semelhante ao alcaçuz, anis (erva-doce) ou até mesmo estragão, porém mais forte.

A planta inteira é utilizada em aplicações medicinais. Povos indígenas do Suriname usam a erva devido as suas propriedades antibacteriana, tônica, digestiva e vermífuga, contra cólicas e dores de estômago.

Chá de Erva-de-santa-maria Vermífugo e Antisséptico Natural, Combate a Gripe Nutriela

Chá de Erva-de-santa-maria Benefícios:

Funciona como vermífugo e antisséptico natural

O grande benefício da erva-de-santa-maria é que ela possui ação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural.

Além disso, por ter propriedades antissépticas, a erva é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.

Ajuda a tratar problemas digestivos

Para resolver problemas digestivos, a erva-de-santa-maria também funciona como grande aliada. Ela ajuda no tratamento de gastrite e alivia possíveis dores e desconfortos no estômago.

Ajuda a tratar gripes, resfriados, sinusites e outros problemas respiratórios

Por ter efeito expectorante, a erva-de-santa-maria é ótima para tratar rinites, gripes, resfriados, sinusites e até mesmo asma a longo prazo.

O ideal, neste caso, é preparar o chá para eliminar o muco e o catarro com mais facilidade.

Planta ajuda a tratar picadas de insetos e feridas

A erva pode ser usada como um cataplasma (espécie de curativo medicinal) para o tratamento de picadas de insetos, diminui o inchaço e alivia a coceira.

Além disso, por ser rica em antioxidantes, a erva auxilia no processo de cicatrização e ajuda a reduzir focos de inflamação na pele, atuando como ótimo remédio natural.

Devido à sua eficácia, facilidade de administração e baixa toxicidade, é considerada o mais valioso de todos os remédios vermífugos. O extrato da planta é um potencial agente analgésico.

A espécie Chenopodium ambrosioides faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

A erva-de-santa-maria é rica em vitamina B2, vitamina C, cálcio, ferro, dentre outros nutrientes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, assim, prevenir possíveis doenças.

Chá de Erva-de-santa-maria Nome Popular:

Erva-de-santa-maria, mastrunço, mestruz, mastruz, lombrigueira, quenopódio, ambrosia-do-méxico, erva-das-cobras, erva-do-formigueiro, caacica.

Chá de Erva-de-santa-maria Nome Científico:

Chenopodium ambrosioides  L.

Receita de Chá de Erva-de-santa-maria:

Componentes: folhas e frutos. 10 gramas

Quantidade: água 1L

Chá de Erva-de-santa-maria Como Preparar:

Infusão. Usar 10 gramas de folhas em 1L de água.

Chá de Erva-de-santa-maria Propriedades Medicinais:

Antibacteriano, estomáquico, vermífugo, sudorífico, cicatrizante, tônico, digestivo, antiasmático, anticancerígeno, antiespasmódico, antifúngico, antigripal, anti-helmíntico, anti-inflamatório, antiulceroso, antimalárico, aromático, carminativo, cicatrizante, diaforético, diurético, emenagogo, emoliente, sedativo.

Chá de Erva-de-santa-maria Para que Serve:

O Chá de Erva-de-santa-maria é bom para ser utilizado como vermífugo, sendo também utilizado na expulsão de parasitas intestinais de outros animais.

A infusão das folhas é usada, internamente, contra reumatismo, sinusite, catarro crônico, tosse, bronquite, febre, inflamação da garganta, dor ciática e parasitoses. Também utilizada como estomáquica e digestiva.

A planta triturada é usada como anti-inflamatória e cicatrizante no tratamento de contusões e fraturas, por meio de compressas ou ataduras, como sabonete e shampoo para pediculose e sarna.

Outro uso disseminado no Brasil é como inseticida doméstico, extremamente útil para combater pulgas, percevejos, baratas e demais insetos.

Chá de Erva-de-santa-maria Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 10 gramas de folhas em 1L de água. Tomar 1 a 2 xícaras por dia.

Uso Externo. Como anti-inflamatório local e cicatrizante. Usar 3 colheres (sopa) das folhas e sumidades floridas frescas picadas, amassar com um pilão, estender sobre um pano e aplicar no local afetado, 2 vezes por dia. Para tratar bicho geográfico e sarna, utilizar a mesma recomendação de preparo e aplicar sobre o local afetado.

Para piolhos usar a infusão para enxaguar o cabelo ou incorporar a tintura em sabonete ou shampoo.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Para gripes e resfriados. Usar 1 colher (sobremesa) da erva em uma xícara de água. Tomar 2 xícaras ao dia por 10 dias.

Chá de Erva-de-santa-maria Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Efeitos adversos e/ou tóxicos: planta abortiva.

O óleo essencial não deve ser usado internamente e em altas doses possui grande toxicidade, sobretudo em pessoas debilitadas, sendo os sintomas mais comuns: náuseas, vômitos, depressão do Sistema Nervoso Central, lesões hepáticas e renais, surdez, transtornos visuais, convulsões, coma e insuficiência cardiorrespiratória.

Apesar disso, os ensaios clínicos com extratos elaborados com as partes aéreas não produziram efeitos tóxicos em humanos.

O uso é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças de até 3 anos, pessoas debilitadas ou com doenças hepáticas, renais e auditivas.

Apesar de possuir aroma forte, não é utilizada na aromaterapia, pois possui toxicidade.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. ESALQ/USP: Cultivo de Horta Medicinal.
  2. Agência Fiocruz de Notícias.
  3. The Plant List: Chenopodium ambrosioides.
  4. Wikipédia: Erva-de-santa-maria.
  5. Enciclopédia Agrícola Brasileira.
  6. O poder das ervas: vida natural. IBRASA.

Compartilhe: