Chá de Fel-da-terra: Estimula o Apetite, Combate Cólica, Prisão de Ventre e Febre

Chá de Fel-da-terra: Estimula o Apetite, Combate Cólica, Prisão de Ventre e Febre

Chá de Fel-da-terra: a erva Centaurium erythraea é uma planta originária da Zona do Mediterrâneo.

A planta é utilizada pelos europeus para fins medicinais desde a Antiguidade Clássica, sendo citada em textos de Virgílio e de Lutécio, nos quais se menciona o seu sabor muito amargo, sendo então conhecida por fel-da-terra.

Chá de Fel-da-terra Estimula o Apetite, Combate Cólica, Prisão de Ventre e Febre Nutriela

Chá de Fel-da-terra Benefícios:

O fel-da-terra é uma planta medicinal, também conhecida como centaurea-menor, muito utilizada no tratamento de problemas de estômago, por estimular a produção do suco gástrico, além de ajudar a tratar doenças do fígado e estimular o apetite.

A erva possui propriedades levemente laxantes, sendo de grande auxílio para pessoas que sofrem com prisão de ventre. Também promove a circulação e possui um efeito tônico nos vasos sanguíneos.

O chá apresenta ação diurética e é muito recomendado para o rim. Sendo ingerido de forma constante, auxilia na limpeza das impurezas do sangue e da pele do organismo, ajuda combater os furúnculos.

Na medicina popular, a decocção é aplicada em feridas, sardas, manchas na pele e piolhos de cabeça.

Na culinária, é usada para fazer vermute e outros licores amargos. Antigamente, foi usada para o tratamento de malária. A fel-da-terra é considerada como um Remédio Floral de Bach.

Chá de Fel-da-terra Nome Popular:

Fel-da-terra, centaurea-menor, centaurea, erva-da-febre, planta-da-febre.

Chá de Fel-da-terra Nome Científico:

Centaurium erythraea Rafn.

Receita Chá de Fel-da-terra:

Componentes: planta inteira, folhas. 2 colheres (sobremesa)

Quantidade: água 200 mL

Chá de Fel-da-terra Como Preparar:

Infusão. Usar uma colher (sopa) da erva em 200 mL de água.

Chá de Fel-da-terra Propriedades Medicinais:

Antipirética, estimulante do apetite, propriedade levemente laxante, tônica amarga, ação cicatrizante, calmante, vermífuga, estimulante do suco gástrico e antipirética, que diz respeito à sua capacidade de regular a temperatura corporal.

Chá de Fel-da-terra Para que Serve:

O chá de fel-da-terra é bom para combater afecção gastrintestinal, cólica, febre. Estimula o apetite, principalmente quando combinada com outras plantas medicinais como a genciana e a artemisia.

Chá de Fel-da-terra Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (sopa) de folhas em 1 xícara de água fervente, deixar descansar até ficar morno e depois consumir. Tomar 2 a 3 vezes ao dia antes das refeições.

Por ter um sabor amargo é que suas propriedades funcionam, portanto tente não adoçar o chá. Caso se faça extremamente necessário, adoce levemente, para que o amargor não seja sobreposto pelo açúcar.

Chá de Fel-da-terra Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O fel-da-terra deve ser utilizado conforme orientação do fitoterapeuta, pois caso o uso dessa planta medicinal seja prolongado, pode haver irritação da mucosa do estômago.

O uso dessa planta medicinal não é indicado para gestantes, lactentes e pessoas que possuem gastrite, úlceras ou acidose metabólica, por exemplo.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. The Plant List: Centaurium erythraea.
  2. Wikipédia: Centaurium erythraea.
  3. Jardim Botânico UTAD: Flora Digital de Portugal (Centaurium erythraea).
  4. USDA: Natural Resources Conservation Service.

Compartilhe: