Chá de Folha-da-fortuna: Anti-inflamatória, Cicatrizante, Diurética, Combate Úlceras

Chá de Folha-da-fortuna: Anti-inflamatória, Cicatrizante, Diurética, Combate Úlceras

Chá de Folha-da-fortuna: a planta é nativa da África Tropical. Erva suculenta de crescimento rápido e largamente disseminada no Brasil.

Os indígenas utilizam a folha-da-fortuna para realizar diversos tratamentos, tais como inflamações, alterações estomacais, como indigestão ou dor de estômago.

O suco da folha-da-fortuna misturado com óleo de coco ou óleo de andiroba é considerado pelas tribos africanas como uma eficiente loção para aliviar enxaquecas e dores de cabeça.

É rica em alcaloides, triterpenos, glicosídeos, flavonoides, esteroides e lipídios.

As folhas contêm um grupo de substâncias químicas chamadas bufadienolides, que são muito ativas e têm suscitado o interesse dos cientistas.

Chá de Folha-da-fortuna Anti-inflamatória, Cicatrizante, Diurética, Combate Úlceras
Chá de Folha-da-fortuna Anti-inflamatória, Cicatrizante, Diurética, Combate Úlceras

Chá de Folha-da-fortuna Benefícios:

A planta é largamente disseminada no Brasil onde as folhas são usadas na medicina popular para o tratamento de feridas, contusões, queimaduras, arranhões, abscessos, doenças da pele, picadas de insetos, doenças do trato respiratório, tratamento da tosse, dor de garganta, inflamações, hematomas, glaucoma e medicação tópica em afecções cutâneas de natureza alérgica.

Em uso externo, o material fresco é triturado e aplicado como um cataplasma em entorses, eczema, queimaduras, infecções, carbúnculo e erisipela.

Popularmente é tida como solução eficiente para quem sofre de pedra nos rins.

Lavar e mastigar duas folhas desta planta diariamente com água na parte da manhã, com estômago vazio.

As pedras serão dissolvidas e em poucos dias já é possível testar o resultado com exames.

O suco da folha é usado para tratar calos nos pés. Este suco pode ser colocado em pequenas queimaduras e arranhões para aliviar a dor pungente, curar inchaços e dores nas articulações sobre aplicação externa.

Acredita-se ainda que pode curar a dor ciática com aplicação de suco e mastigação na parte da manhã.

As propriedades da folha-da-fortuna incluem sua ação antimicrobiana, hipotensora, anti-inflamatória, cicatrizante e emoliente.

A espécie Kalanchoe pinnata (Bryophyllum calycinum) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Chá de Folha-da-fortuna Nome Popular:

Folha-da-fortuna, flores-da-fortuna, folha-da-costa, erva-da-costa, folha-grossa, folha-da-vida, coirama, coirama-branca, coirama-brava, roda-da-fortuna, saião, saião-roxo, amor-verde, paratudo, planta-do-amor, sempre-viva.

Chá de Folha-da-fortuna Nome Científico:

Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers.

Receita Chá de Folha-da-fortuna:

Componentes: raiz, folhas frescas. 3 colheres (sopa)

Quantidade: água 250 mL

Chá de Folha-da-fortuna Como Preparar:

Infusão. Usar 3 colheres (sopa) de folhas picadas em 250 ml de água.

Chá de Folha-da-fortuna Propriedades Medicinais:

Analgésica, antialérgica, antiartrítica, antibacteriana, antidiabética, antifúngica, anti-inflamatória externa tópica, antilítica, antiséptica, bactericida, cicatrizante, depurativa, diurética, emoliente, hemostática, imunosupressiva, imunoestimulante, refrigerante intestinal, resolutiva, tônica pulmonar, antimicrobiana, hipotensora, anti-inflamatória, cicatrizante e emoliente.

Chá de Folha-da-fortuna Para que Serve:

O chá de folha-da-fortuna é bom para tratar feridas, contusões, queimaduras, picadas de insetos, doenças do trato respiratório, tosse, dor de garganta, inflamações, hematomas, pedras nos rins, estomatite, úlcera digestiva, furúnculo.

Devido às suas propriedades, o chá de folha-da-fortuna pode ser usado para outros tratamentos:

Contribuição para o tratamento de doenças gastrointestinais:

Como gastrite, dispepsia ou doença inflamatória intestinal, por exemplo, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino.

Efeito diurético:

Ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial.

Tratamento de lesões de pele:

Como úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas e picadas de inseto.

Auxílio ao tratamento de infecções pulmonares:

Como bronquite, asma e calmante da tosse.

Chá de Folha-da-fortuna Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Suco. Bater no liquidificador 1 folha com 1 xícara de água e tomar 2 vezes ao dia, entre as refeições (úlceras e gastrites).

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 3 colheres (sopa) de folhas picadas em 250 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia.

Uso Interno. Pedra nos rins. Lavar e mastigar 2 folhas diariamente com água na parte da manhã, com estômago vazio. As pedras serão dissolvidas e em poucos dias já é possível testar o resultado com exames.

Uso Externo. Cataplasma. Aquecer a folha e colocar sobre o local afetado (furúnculo, dor de cabeça). Fazer uma pasta com a folha e colocar sobre a região machucada (queimaduras, ferimentos) age como cicatrizante.

Uso Externo. Suco da folha é usado para tratar calos nos pés. Este suco pode ser colocado em pequenas queimaduras e arranhões para aliviar a dor pungente, curar inchaços e dores nas articulações sobre aplicação externa.

Chá de Folha-da-fortuna Efeitos Colaterais e Contraindicações:

A folha-da-fortuna não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo ou por pessoas com um sistema imunitário reduzido.

Interações Medicamentosas:

O consumo do chá de folha-da-fortuna com barbitúricos, glicosídeos, cardiotônicos, digoxina, digitoxina, medicamentos imunossupressores, depressores do SNC, podem potencializar os efeitos dos mesmos.

Lembrete: antes de fazer uso da folha-da-fortuna para tratar algum problema de saúde, consulte o médico.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Revista Brasileira de Farmacognosia (2005): Estudo preliminar da atividade anti-inflamatória de Bryophillum calycinum.
  2. The Plant List: Bryophyllum pinnatum.
  3. Wikipédia: Bryophyllum pinnatum.
  4. Revista Brasileira de Plantas Medicinais.

Compartilhe: