Chá de Framboesa: Bom para Fertilidade, Ajuda no Parto, Combate Infecções

Chá de Framboesa: Bom para Fertilidade, Ajuda no Parto, Combate Infecções

Chá de Framboesa: a framboesa é originária dos campos do centro e norte da Europa e de parte da Ásia.

O Chá de Framboesa é feito com as folhas da framboesa e é consumido há milhares de anos.

Chá de Framboesa Benefícios:

O chá deve ser preparado com a folha verde que fica junto à framboesa na planta, e entre seus benefícios, encontramos o tratamento de infecções e dores de garganta, além de prevenir o câncer de cólon entre outros tipos, e colaborar no combate ao envelhecimento precoce da pele.

Os benefícios não estão apenas na fruta, mas nas sementes e nas folhas.

Chá de Framboesa Bom para Fertilidade, Ajuda no Parto, Combate Infecções
Chá de Framboesa Bom para Fertilidade, Ajuda no Parto, Combate Infecções

Chá de Framboesa para Fertilidade:

O chá de framboesa é um dos mais populares usados para a fertilidade e pode ser usado até mesmo durante o ciclo menstrual, e não apenas até a ovulação.

Além disso, age fortalecendo o útero, prolongando a fase lútea, de forma a contribuir com a espessura adequada do endométrio e atua na prevenção de abortos espontâneos.

Por conter vitaminas e minerais diferentes, torna a concepção mais fácil, ajudando no fortalecimento e tonificação do útero, como o ferro, potássio, fósforo, vitamina A, C, E e do complexo B.

Chá de Framboesa para Acelerar o Trabalho de Parto:

A infusão de framboesa é um excelente remédio caseiro para acelerar o parto, utilizado muito popularmente e com comprovação científica é o chá de folhas de framboesa, pois possui propriedades que ajudam a tonificar e a preparar os músculos do útero para o parto, ajudando a que o trabalho de parto progrida a um bom ritmo e não seja tão doloroso.

Vários estudos indicam que, embora as substâncias da folha de framboesa não afetem a primeira fase do trabalho do parto, parecem facilitar a parte final da contração do útero e a saída do bebê, reduzindo as chances de complicações ao nascer, diminuindo a necessidade de usar instrumentos como fórceps ou ventosa.

O chá de folhas de framboesa pode, então, ser tomado no terceiro trimestre de gestação, a partir das 32 semanas, mas deve ser sempre feito com supervisão e orientação do obstetra.

Chá de Framboesa Nome Popular:

Framboesa, amora-framboesa.

Chá de Framboesa Nome Científico:

Rubus idaeus L.

Receita Chá de Framboesa:

Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 500 mL

Chá de Framboesa Como Preparar:

Decocção. Usar 2 colheres (sopa) das folhas em 500 ml água.

Chá de Framboesa Propriedades Medicinais:

Ação adstringente, anticancerígena, antiemética, antiescorbútica, anti-inflamatória, antioxidante, antipirética, antisséptica, antiespasmódica, antiviral, colerética, depurativa, descongestionante, diaforética, diurética, estimulante, hemostática, laxante.

Chá de Framboesa Para que Serve:

Por ser rica em vitamina C, o chá de framboesa é bom para combater gripes e resfriados, além de agir como um excelente tônico muscular.

O chá pode ser usado ainda para curar bronquites, regular o intestino, aliviar cólicas menstruais, ajudar na digestão, tratar problemas gástricos e intestinais e age como laxante e diurético.

Chá de Framboesa Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Decocção. Usar 2 colheres (sopa) das folhas em 500 ml água.

Quando a água estiver fervendo, misture com as folhas e tampe, deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Coe e consuma. A dose indicada é de 2 a 3 xícaras de chá ao dia.

Chá de Framboesa Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Pessoas com sensibilidade à aspirina não devem consumir o chá de framboesa em grandes quantidades, pois pode causar reações alérgicas. Além disso, o excesso de consumo pode agravar pedras nos rins e na bexiga em pessoas suscetíveis, pois contém ácido oxálico.

Em todos os estudos, as folhas de framboesa não causaram qualquer efeito colateral na grávida, nem no bebê, sendo consideradas seguras durante a gravidez, desde que seja feita orientação com um médico.

O uso do chá de framboesa por grávidas e lactantes deve ser indicado por um médico ou especialista.

O chá de folhas de framboesa não deve ser tomado nos casos em que:

  • A grávida teve um trabalho de parto anterior rápido, que durou até 3 horas;
  • Está planejada uma cesárea por motivos médicos;
  • A gestante já teve uma cesárea ou parto prematuro antes;
  • A mulher teve sangramento vaginal durante a gravidez;
  • Existe histórico familiar ou pessoal de câncer gravidez
  • grávida
  • de mama ou ovário, endometriose ou miomas;
  • O bebê está mal posicionado para o parto;
  • A grávida teve algum problema de saúde na gravidez;
  • Gravidez de gêmeos;
  • O trabalho de parto tem que ser induzido.

Caso a gestante sinta contrações de Braxton Hicks depois de beber o chá, deve diminuir a sua quantidade ou parar de tomá-lo.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. MILLS, Edward et al.. Herbal Medicines in Pregnancy & Lactation: An Evidence-Based Approach. United Kingdom: Taylor & Francis, 2006. 244-247.
  2. SIMPSON, M. et al. Raspberry leaf in pregnancy: its safety and efficacy in labor. Journal of Midwifery & Women’s Health. Vol.46. 51-59, 2001.
  3. Raspberry leaf tea in pregnancy: Information for mums-to-be. 2014. Disponível em: https://expectancy.co.uk/files/shop/downloads/7/raspberry_leaf_tea_leaflet_revised_2015.pdf
  4. Assessment report on Rubus idaeus L., folium. 2014. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-rubus-idaeus-l-folium_en.pdf
  5. Wikipédia: Framboesa.
  6. The Plant List:Rubus idaeus.
  7. BUSHMAN, B.S.; et al. Chemical Composition of Caneberry (Rubus spp.) Seeds and Oils and Their Antioxidant Potential. J. Agric. Food Chem., vol.52, n.26, .7982-7987, 2004.
  8. Oomah, D. B.; Ladet, S.; Godfrey, D., V.; Liang, J.; Girard, B.; Characteristics of Raspberry (Rubus idaeus) Seed Oil. Food and Chemistry; vol. 69, n.2, p.187-193; 2000.

Compartilhe: