Chá de Gengibre: Emagrece, Melhora Circulação, Elimina Toxinas, Combate Azia e Gases

Chá de Gengibre: Emagrece, Melhora Circulação, Elimina Toxinas, Combate Azia e Gases

Chá de Gengibre: originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.

O gengibre é uma planta medicinal que possui sabor apimentado, que pode ser usado para temperar os alimentos, diminuindo a necessidade de sal.

Chá de Gengibre Emagrece, Melhora Circulação, Elimina Toxinas, Combate Azia e Gases
Chá de Gengibre Emagrece, Melhora Circulação, Elimina Toxinas, Combate Azia e Gases

Chá de Gengibre Benefícios:

  • Prevenção de alguns tipos de câncer, devido à sua ação antioxidante;
  • Combate doenças, devido à sua ação antisséptica;
  • Elimina toxinas do fígado;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora da digestão;
  • Prevenção de azia e de gases intestinais;
  • Ajuda a eliminar pedras nos rins.

O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta, por exemplo.

O gengibre tem uso científico comprovado como antiemético, antidispéptico, expectorante e nos casos de cinetose (sensação de enjoo).

A espécie Zingiber officinale faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Chá de Gengibre Nome Popular:

Gengibre, gingibre, jengibre, zingiber, mangarataia, mangaratiá.

Chá de Gengibre Nome Científico:

Zingiber officinale Roscoe.

Receita Chá de Gengibre:

Componentes: rizomas secos. 1 g

Quantidade: água 150 mL

Chá de Gengibre Como Preparar:

Infusão. Usar 1 colher (sobremesa) de rizoma fatiado em uma xícara de água fervente.

Chá de Gengibre Propriedades Medicinais:

Adjuvante, analgésico, anti-inflamatório, antimicrobiano, aperitivo, aromático, diaforético, expectorante, sialagogo, rubefaciente, carminativo, vermífugo, antiemético, antidispéptico.

Chá de Gengibre Para que Serve:

O chá de gengibre é bom para combater artrite, cólicas menstruais (por estagnação), disbioses (desequilíbrio da flora intestinal), doenças de movimento, dores no estômago, enxaquecas, gripes, infecções no ouvido, inflamação, náuseas, resfriados, saúde cardíaca e para os casos de cinetose (sensação de enjoo).

O gengibre é usado para prevenir náuseas, aumentar a circulação e ajudar a aliviar indigestão. É eficaz contra uma série de vírus, bactérias, vermes e fungos.

Combate a bactéria Heliobacter pylori (responsável por uma série de úlceras).

O gengibre é uma boa fonte de germânio e é um excelente expectorante.

A habilidade de diluir sangue é útil para a prevenção de um ataque cardíaco. O gengibre reduz os níveis de açúcar no sangue e colesterol e fortalece o coração.

Chá de Gengibre Como Fazer:

Uso Interno. Infusão. Usar 1 colher (sobremesa) de rizoma fatiado em uma xícara de água fervente. Abafar por 5 minutos e coar. Tomar uma xícara de chá nas principais refeições.

Uso Interno. Xarope. Asma, bronquite, amigdalite, rouquidão, tosse. Coloque em 1 xícara, 1 colher (sopa) de rizoma fatiado e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Acrescente 2 xícaras (café) de açúcar mascavo e o suco de 1 limão. Misture bem até dissolver o açúcar. Tome 1 colher (sopa), 3 vezes ao dia. Crianças: 1 colher (sobremesa), 3 vezes ao dia.

Uso Interno. Decocção. Resfriado e dor de garganta. Usar de 2 a 3cm de raiz de gengibre em uma xícara de água. Ferver por 5 minutos. Coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia.

Uso Externo. Compressa de gengibre para reumatismo. Ralar o gengibre e aplicar na região dolorida, cobrir com uma gaze e deixar atuar por cerca de 20 minutos.

Uso Externo. Infusão. Estimular a circulação local, reduzir dores e rigidez muscular. Fazer banho de infusão, chá.

Cólicas intestinais, eliminador de gases do estômago e intestino, estimulante da digestão: em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sobremesa) de rizoma fatiado e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), nas principais refeições.

Dores reumáticas, cólicas intestinais, eliminador de gases do estômago e intestino, estimulante da digestão: em um pilão, coloque 2 colheres (sopa) de rizoma picado. Amasse bem e adicione 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 90%. Deixe em maceração por 5 dias. Coe e armazene em um frasco escuro. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

Reumatismo, artrite, entorses, dores musculares, nevralgias: em um pilão, coloque 1 colher (chá) de rizoma picado, 1 colher (chá) de pimenta vermelha ardida, 1 colher (chá) de mastruço e 1 xícara (café) de óleo de cozinha. Amasse muito bem. Leve essa mistura ao fogo em banho-maria, por 2 horas. Coe e ainda morno, aplique na região dolorida, 2 vezes ao dia, fazendo ligeira massagem. Cubra em seguida, para aquecer o local.

Sinusite, rinite: em um recipiente com 1 litro de água em fervura, coloque 1 colher (sopa) de rizoma fatiado. Desligue o fogo, cubra a cabeça com um pano e inale os vapores que se desprendem, de manhã e à noite, antes de dormir. Cautela quanto ao sereno.

Chá de Gengibre para Emagrecer:

O chá de gengibre é um ótimo aliado do emagrecimento porque ele é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, aumentando o metabolismo e fazendo o corpo gastar mais energia.

Mas além de ajudar a emagrecer, o gengibre também ajuda na digestão e atua contra a azia e gases intestinais.

Tomar diariamente o chá de gengibre ajuda a emagrecer até 2 kg por semana, desde que aliado a uma dieta saudável e à prática diária de exercícios físicos.

Receita do Chá de Gengibre para Emagrecer:

Ingredientes:

  • 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos;
  2. Desligue o fogo;
  3. Tape a panela e espere amornar para coar e beber.

O chá deve ser consumido 3 vezes por dia. Variações do chá de gengibre podem ser feitas adicionando limão, canela ou noz-moscada, e raspas de gengibre também podem ser adicionadas em sucos e saladas.

Para aumentar o efeito emagrecedor do gengibre, é importante seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos regularmente.

Chá de Gengibre com Açafrão:

O açafrão é conhecido como um dos mais poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes, trazendo benefícios para a saúde como melhora do sistema imunológico, da produção hormonal e da circulação.

Ao juntar o gengibre com o açafrão, que também é conhecido como cúrcuma, obtém-se uma bebida poderosa para a saúde.

O chá deve ser feito da seguinte forma:

  1. Adicionar 1 um pedaço de gengibre em 500 ml de água e levar para ferver;
  2. Ao levantar fervura, desligar o fogo;
  3. Adicionar 2 colheres (chá) de cúrcuma;
  4. Abafar o recipiente;
  5. Deixar a bebida descansar por 10 minutos antes de beber.

O chá deve ser consumido 3 vezes por dia.

Chá de Gengibre com Canela:

Tomar o chá de gengibre com canela é uma forma de potencializar ainda mais os efeitos emagrecedores dessa bebida, pois a canela também atua como um termogênico e estimula a queima de gordura.

Para extrair o máximo de benefícios, a canela deve ser adicionada na água juntamente com o gengibre, levando os dois para o fogo e deixando a água ferver por cerca de 5-10 minutos.

O chá deve ser consumido 3 vezes por dia.

Chá de Gengibre Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O uso é contraindicado para pessoas com cálculos biliares, irritação gástrica e hipertensão arterial. Não usar em caso de tratamento com anticoagulantes. Não usar em crianças.

Não deve ser usado em grandes quantidades durante a gravidez.

Em casos de cálculos biliares, utilizar apenas com acompanhamento de profissional de saúde.

Evitar o uso em pacientes que estejam usando anticoagulantes, como a aspirina por exemplo, com desordens de coagulação (risco de hemorragia), ou com cálculos biliares; irritação gástrica e hipertensão, especialmente em doses altas.

Evitar o uso em menores de seis anos.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. ESALQ/USP (1999): Manejo e Produção de Plantas Medicinais e Aromáticas.
  2. ESALQ/USP (1999): Cultivo de Horta Medicinal.
  3. FRANCO, L. C. L.; LEITE, R. C. Fitoterapia para a mulher. Corpomente, Curitiba (PR). 2004.
  4. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 1ª ed. 2011.
  5. The Plant List: Zingiber officinale.
  6. Wikipédia: Gengibre.
  7. TESKE M., TRENTINI A.M , Herbarium compêndio de fitoterapia, 3°ed, 1995.
  8. COIMBRA R., Notas de fitoterapia, 2°ed, 1958.
  9. LORENZI H. MATOS F.J, Plantas medicinais no Brasil- nativas e exóticas. 2002.
  10. PANIZZA, S. Plantas que Curam – Cheiro de Mato. IBRASA, São Paulo, 4a ed., 1997.
  11. DEBIASI, C.; FELTRIN, F.; MICHELUZZI, F.; Micropropagação de gengibre (Zingiber officinalle). Current Agricultural Science and Technology, v. 10, n. 1, 2004.
  12. GRÉGIO, A. M. T. et al. Ação antimicrobiana do Zingiber officinalle frente à microbiota bucal. Estud. biol, v. 28, n. 62, p. 61-66, 2006.
  13. DE SOUZA PINHEIRO, C. C; DOS SANTOS, D. R. S. Caracterização Farmacológica Da Zingiber, Cultivada No Estado Do Amazonas. 2009.

Compartilhe: