Chá de Ginseng: Energético, Combate Impotência, Fadiga, Obesidade, Diabetes e Artrite

Chá de Ginseng: Energético, Combate Impotência, Fadiga, Obesidade, Diabetes e Artrite

Chá de Ginseng: a erva é nativa da China e Coréia do Norte.

Com um sabor semelhante ao do gengibre, o ginseng é muito utilizado na medicina chinesa como uma forma de aumentar a qualidade de vida e a longevidade.

A raiz tem muitos benefícios, possui um crescimento lento, podendo ser colhida somente entre quatro e seis anos de plantio. Isso devido ao fato de que o ginsenosídeo, ingrediente ativo da raiz, somente alcança o seu máximo durante este período.

Foram apresentadas evidências de que os ginsenosídeos apresentam inúmeras atividades farmacológicas, ampliam o fornecimento de energia durante o exercício prolongado, por aumentarem a capacidade do músculo esquelético em oxidar ácidos graxos.

Os ginsenosídeos são substâncias especialmente eficazes contra a artrite.

Foi constatado que o ginseng inibe a lipoperoxidação, impedindo assim a formação de radicais livres.

Chá de Ginseng Energético, Combate Impotência, Fadiga, Obesidade, Diabetes e Artrite
Chá de Ginseng Energético, Combate Impotência, Fadiga, Obesidade, Diabetes e Artrite

Chá de Ginseng Benefícios:

Panax ginseng é conhecido como um adaptógeno (substância que aumenta a capacidade de resistência ao estresse físico e psíquico), estimula estados deficientes, exerce uma ação de equilíbrio e não é tóxica.

O efeito do ginseng na melhora do desempenho mental ou físico ou na contenção da fadiga foi comprovado primeiramente em animais.

A Organização Mundial da Saúde reconhece a atividade profilática e restauradora do ginseng como comprovada cientificamente.

O ginseng atua no combate à obesidade, pois as saponinas encontradas nas raízes são a chave para a perda de peso.

O efeito anti-obesidade das saponinas ocorre porque elas servem para normalizar os neuropeptídeos hipotalâmicos e bioquímicos séricos relacionados com o controle de ganho de peso.

As saponinas podem inibir a lípase pancreática, enzima responsável pelo processamento da gordura. Desta forma, menos gordura é digerida e armazenada em forma de gordura corporal.

O ginseng também é útil para melhorar o controle do diabetes e reduzir fatores de risco associados, tais como hiperlipidemia e hipertensão, além de melhorar a resistência à insulina.

Chá de Ginseng Nome Popular:

Ginseng, panaceia, cinco-folhas, ginseng-asiático, ginseng-coreano, ginseng-chinês, ginseng-japonês.

Chá de Ginseng Nome Científico:

Panax ginseng C.A. Mey.

Receita Chá de Ginseng:

Componentes: raiz e folhas. 2,5 gramas

Quantidade: água 150 mL

Chá de Ginseng Como Preparar:

Decocção. Usar 2,5 g de raiz em uma xícara de água.

Chá de Ginseng Propriedades Medicinais:

Alterativa, carminativa, profilática, restauradora, emoliente, emética, expectorante, estimulante e tônica.

Chá de Ginseng Para que Serve:

O chá de ginseng é bom para o tratamento de anemia, afecções do fígado, câncer de pulmão, colesterol alto, problemas do coração, debilidades, deficiência da libido e da ereção, depressão, diabetes tipo 2, doenças de pele, epilepsia, fadiga crônica, cansaço, falta de energia e concentração e fraqueza.

Além disso, age como um estimulante da função imunológica, no combate à gripes e resfriados, dores comuns, tratamento de feridas e inflamações na garganta, hemorragias, impotência sexual, infecção, infertilidade masculina, além de trazer melhorias da memória e da vitalidade mental e física, alívio de sintomas da menopausa, estresse e reumatismo.

Pode ser usado ainda para tratamento de enjoos e vômitos durante viagens. Seu consumo é eficaz também no alivio de cólicas intestinais, gases, dilatação do abdômen, indigestão e diarreia.

Chá de Ginseng Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar 2,5g de raiz em 150 ml de água. Colocar a água para ferver e, quando esta estiver borbulhando, adicionar o ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia do preparo.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar a planta inteira ou 3 folhas em 500 ml de água, ferver de 10 a 15 minutos e tomar 3 copos do chá por dia.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar de 1 a 4gr de raiz seca ou pó das raízes secas em uma xícara de água. Colocar a água para ferver e, quando esta estiver borbulhando, adicionar o ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia do preparo.

Tintura. Usar de 2 a 3 ml (3 vezes ao dia).

Ginseng em Pó: usar de 5 a 10 g/dia.

Nota: usar durante 2 a 3 semanas. Parar o uso por 2 semanas antes de usar novamente. A raiz é usada, preferencialmente de plantas com mais de seis anos de idade.

Chá de Ginseng Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O uso contínuo de ginseng pode originar a “síndrome de abuso do ginseng”, com efeitos idênticos aos causados pelo emprego de corticosteróides tais como nervosismo, agitação, insônia, hipertensão arterial, urticária e diarreia matinal.

Não se deve utilizar o ginseng no curso de enfermidades agudas, trombose coronária, doenças cardíacas severas e hemorragias.

Em pacientes com hipersensibilidade nervosa, esquizofrenia, histeria. Deverá tomar alguns cuidados em caso de hipertensão arterial, terapias estrogênicas e diabetes.

Quando consumido em excesso, pode causar depressão, vertigem, palpitações, alergias, edemas, coceiras e problemas no sistema imunológico.

O uso pode potencializar a ação da glândula pituitária e do hipotálamo, o que causaria reações alérgicas e taquicardia.

O ginseng deve ser consumido com cautela por pacientes com pressão alta.

O uso do ginseng à longo prazo por mulheres pode ocasionar anormalidades menstruais e tenderness nos seios, além de ser contraindicado para gestantes ou mulheres em fase de amamentação.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. US National Library of Medicine (Medline Plus, 2015): American Ginseng.
  2. Plants for a Future: Panax ginseng.
  3. Food Science and Technology (Campinas, 2010): Adição de extratos de Ginkgo biloba e Panax ginseng em néctares mistos de frutas tropicais.
  4. John K. Chen; Tina T. Chen; Laraine Crampton (2004). Chinese Medical Herbology and Art of Medicine Press.
  5. The Plant List: Panax ginseng.
  6. Wikipédia: Ginseng.
  7. ALONSO, J.R., Tratado de Fitomedicina.Isis Ediciones. 1998.
  8. FERNANDES, A. V. F. Ginseng (Panax ginseng). 2011. Tese de Doutorado. [sn].
  9. POLUNIN, M.; ROBBINS, C., A Farmácia Natural. Editora Civilização. 1992.
  10. PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES (CD-ROM). 3º edição. 1998.
  11. READER’S DIGEST Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. 1º edição. 1983.
  12. SIMÕES, C. M. O. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. 1999. SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. Santos Livraria Editora. 2000.

Compartilhe: