Chá de Goiaba: Combate Diarreia, Acidez Estomacal e Cólica, é Diurético e Antioxidante

Chá de Goiaba: Combate Diarreia, Acidez Estomacal e Cólica, é Diurético e Antioxidante

Chá de Goiaba: a planta é nativa do México, América Central e Norte da América do Sul.

Desde 1950 as folhas da goiabeira têm sido objeto de pesquisas sobre os seus constituintes, propriedades farmacológicas e história na medicina popular.

Chá de Goiaba Combate Diarreia, Acidez Estomacal e Cólica, é Diurético e Antioxidante
Chá de Goiaba Combate Diarreia, Acidez Estomacal e Cólica, é Diurético e Antioxidante

Chá de Goiaba Benefícios:

A goiabeira serve para o tratamento de problemas digestivos devido à sua composição rica em vitaminas e minerais que ajudam a evitar a acidez durante a digestão e evitar a diarreia.

Pode ainda ser utilizada para tratar inchaços e hemorragias do útero devido à sua ação diurética e por ter propriedade calmante também é usada em casos de nervosismo e estresse.

Na medicina popular é utilizada contra cólicas, colite, diarreia, disenteria e dor de barriga.

A maioria das pesquisas foi realizada em goiaba (Psidium guajava) e a conclusão é que os extratos das folhas e cascas atuam em mecanismos terapêuticos contra o câncer, infecções bacterianas, inflamação e dor.

As folhas de goiaba são ricas em flavonoides, principalmente a quercetina, sendo que grande parte da atividade terapêutica da goiaba é atribuída a estes flavonoides, que têm demonstrado atividade antibacteriana.

Acredita-se que a quercetina contribui para o efeito antidiarreico da goiaba, sendo capaz de relaxar o músculo liso intestinal e inibir as contrações intestinais.

Além disso, outros flavonoides e triterpenos presentes nas folhas de goiabeira mostraram atividade antiespasmódica.

A espécie Psidium guajava faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Chá de Goiaba Nome Popular:

Goiabeira, araçá-das-almas, araçá-goiaba, goiaba-maça, guaiba, guaiava.

Chá de Goiaba Nome Científico:

Psidium guajava L.

Receita Chá de Goiaba:

Componentes: folhas jovens, brotos ou “olho”. 2 g (colher sobremesa)

Quantidade: água 150 mL

Chá de Goiaba Como Preparar:

Infusão. Usar 2 g (colher sobremesa) de folhas jovens em uma xícara de água.

Chá de Goiaba Propriedades Medicinais:

Antisséptica, antimicrobiana, antiespasmódica, adstringente, antioxidante.

Chá de Goiaba Para que Serve:

O chá de goiaba é bom para combater afecção da garganta, aftas, bronquite, catarro intestinal, constipação, diarreia, disenteria, estômago, estomatite, febre, gengivite, hemorragia, indisposição gástrica, inflamação, tosse, ulceração da cavidade bucal, vermes, cólera infantil, distúrbios da digestão, disenteria, enterite, escorbuto, fermentações gastrintestinais, gastroenterite, hemorragia interna, incontinência da urina, inchaço dos pés, tuberculose, convalescência.

Chá de Goiaba Como Fazer:

Uso Interno. Infusão. Utilizar 4 brotos para uma xícara de água fervente, tomar 1 xícara a cada 2 a 4 horas, ou de hora em hora nos casos mais severos (diarreias e disenterias).

Este chá pode ser utilizado para preparar o soro caseiro, basta adicionar sal e açúcar nas quantidades recomendadas (1 colher (café) de sal e 1 colher (sopa) bem cheia de açúcar para um litro de chá). Indicado para crianças com diarreia (antidiarreico e hidratante).

Em gargarejos e bochechos, a infusão atua nas inflamações da boca e garganta.

Uso Interno. Decocção. Usar 30 g de folhas em 1 litro de água. Tomar 1 xícara, de 3 à 5 vezes ao dia. Usar localmente nos casos de prolapso genital em crianças, úlceras na pele e escorbuto.

Uso Externo. Decocção. Usar 30 g de folhas em 1 litro de água. Gargarejo para gengivites e ulcerações na boca. Usar em banho de assento para corrimento vaginal.

Folhas velhas não têm atividade antisséptica.

Chá de Goiaba para Diarreia:

Uma ótima solução natural para diarreia preparar o chá de goiaba com camomila e tomar várias vezes ao dia. Tanto a camomila como as folhas de goiabeira possuem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino ajudando a reter a fezes por mais tempo.

Ingredientes:

  • 1 punhado de flor de camomila;
  • 10 folhas de goiabeira;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo. Apague o fogo, tape a panela e deixe amornar, depois coe e beba em pequenos goles várias vezes durante o dia.

A diarreia é caracterizada por mais de três evacuações por dia com consistência líquida.

Quando se detecta a diarreia, é importante procurar ajuda médica, especialmente na presença de sangue e muco, principalmente quando se trata de crianças, idosos ou enfermos.

Chá de Goiaba Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Não utilizar continuamente. O consumo excessivo de goiabas não é indicado para pessoas com aparelho digestivo frágil ou com problemas intestinais.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. ESALQ/USP (1999): Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas.
  2. ESALQ/USP (1999): Cultivo de horta medicinal.
  3. Encyclopedia of Life: Psidium guajava.
  4. Lorenzi, Harri: Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. Instituto Plantarum, Nova Odessa, SP, 2002, 4ª edição.
  5. Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006.
  6. Wikipédia: Goiabeira.
  7. Matos, F.J.A. 2002. Farmácias Vivas – sistema de utilização de plantas medicinais projetado para pequenas comunidades, 4ª edição. Edições UFC, Fortaleza.
  8. Revista Brasileira de Farmacognosia (2006): Atividade antifúngica do extrato de guajava sobre leveduras do gênero Candida da cavidade oral: uma avaliação in vitro.
  9. The Plant List: Psidium guajava.

Compartilhe: