Chá de Goji Berry: Emagrece, Combate Diabetes, Fortalece e Melhora o Humor

Chá de Goji Berry: Emagrece, Combate Diabetes, Fortalece e Melhora o Humor

Chá de Goji Berry: a goji berry tem origem no sul da Ásia (China, Índia e Tibete).

Embora novidade na cozinha Ocidental, é utilizada na medicina tradicional chinesa há milhares de anos.

Geralmente é consumida seca e adicionada em sopas, chás e ervas, e em algumas regiões é adicionada na fabricação de vinhos.

Dessa forma, a goji berry não é utilizada apenas para o tratamento de doenças, mas também é um alimento popular presente diariamente na vida de inúmeras pessoas a fim de promover o fortalecimento da saúde em geral.

De acordo com a regulamentação do Departamento de Alimentação e Medicina do Estado da China, a goji berry é um dos 87 ingredientes que podem ser usados tanto como alimento normal e como alimento funcional.

Chá de Goji Berry: Emagrece, Combate Diabetes, Fortalece e Melhora o Humor
Chá de Goji Berry: Emagrece, Combate Diabetes, Fortalece e Melhora o Humor

Chá de Goji Berry Benefícios:

Apesar de ser comumente usada por sua atuação no emagrecimento, a goji berry também é benéfica para diversas complicações referentes à saúde humana.

Diante disso, a fruta se destaca na sua atuação em doenças como o diabetes e problemas relacionados ao fígado, rins e coração.

Além disso, é muito reconhecida por suas propriedades antioxidantes, pois contém polifenois, que atuam na proteção das células contra o desenvolvimento do câncer e melhorando a eficácia da quimioterapia, conforme publicado em 2008 no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

O chá de goji berry ajuda a perder peso, pois contribui para acelerar o metabolismo do corpo,  como promove a queima de gordura.

Também pode ser usado para curar depressão e problemas de alteração de humor.

O chá de goji berry é rico em antioxidantes, vitaminas A, C, E, B1, B, B6 e ferro.

Pode ajudar a combater o envelhecimento precoce das células e isso está diretamente ligado à prevenção de doenças como o câncer, bem como promover uma melhor aparência da pele, afastando rugas e linhas de expressão.

Chá de Goji Berry Nome Popular:

Goji berry, goji.

Chá de Goji Berry Nome Científico:

Lycium barbarum L.

Receita Chá de Goji Berry:

Componentes: fruta natural ou da fruta desidratada. 1 colher(sopa).

Quantidade: água 200 mL

Chá de Goji Berry Como Preparar:

Infusão e Decocção. Usar 1 colher (sopa) da fruta natural ou desidratada em 200 ml de água.

Chá de Goji Berry Propriedades Medicinais:

Antioxidante, anti-inflamatória, hidratante da pele.

Chá de Goji Berry Para que Serve:

A goji berry  possui propriedades antioxidantes que tem capacidade de estimular o sistema imunológico, retardar o envelhecimento, proteger a pele, melhorar a função cerebral e a visão, além de aumentar a expectativa de vida.

Também vêm sendo considerada um potencializador sexual natural, aumentando a fertilidade em mulheres e melhorando a função sexual nos homens, fator relacionado à sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea, além de ajudar no emagrecimento.

Chá de Goji Berry Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Fruta Natural. Infusão. Usar 1 colher (sopa) de goji berry natural em 200 ml de água quente. Junte a água quente com a fruta e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, basta coar e ingerir.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Fruta Desidratada. Decocção. Usar 1 xícara de goji berry desidratado em 1 litro de água. Coloque a água para ferver junto com a fruta. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, pegue uma peneira para coar. Logo em seguida, basta ingerir.

Chá de Goji Berry com Hibisco e Gengibre:

Esse chá misto ajuda no emagrecimento e deve ser consumido por 5 dias seguidos para ter um melhor resultado, evite tomar todos os dias direto.

Como se trata de um chá diurético, é muito importante beber bastante água durante o dia, além do consumo do chá.

Como Preparar:

  • Aqueça 1 litro de água;
  • Quando começar a borbulhar, desligue o fogo;
  • Acrescente 1 colher (sopa) de goji berry;
  • 1 colher (sopa) de flores secas de hibisco;
  • 1 lasca de gengibre;
  • Deixe em infusão por 5 minutos.

Tomar 3 vezes ao dia, antes das refeições.

Chá de Goji Berry Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Apesar de trazer vários benefícios para a saúde, a goji berry possui alguns efeitos colaterais se consumidos em excesso.

Casos de reações alérgicas foram registrados, caracterizadas por falta de ar, urticária, coceira na boca ou orelhas, axilas, erupções cutâneas, anafilaxia e rinite.

A goji berry pode interagir com outros medicamentos e substâncias, como a aspirina, heparina, ibuprofeno e naproxeno.

Também pode reagir com antibióticos, antivirais, antifúngicos, medicamentos antidepressivos, medicamentos para baixar o colesterol e medicamento relacionados ao tratamento do coração.

Desta forma, nos casos em que indivíduos estão em tratamento a partir do uso de medicamentos químicos, torna-se essencial consultar o médico antes de consumir a fruta a fim de evitar quaisquer complicações e efeitos colaterais indesejados.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Goji berry Herbswisdow.
  2. Goji berry Nutritional Facts. By Marie Dannie. Livestrong.com.
  3. What Are the Health Benefits of Dried Goji Berries? By Derek Bryan. Livestrong.com.
  4. Health Benefits of Goji Berry or Wolfberry. Organic Facts.
  5. Benzie, Iris FF, and Sissi Wachtel-Galor, eds. Herbal medicine: biomolecular and clinical aspects. CRC Press, 2011.
  6. S. Department of Agriculture (USDA).
  7. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2008.
  8. The Plant List: Lycium barbarum.
  9. Wikipédia: Lycium barbarum.
  10. ZHANG, Z. et al. – Arch Pharm Res. 2011, May; 34(5):801-10 LI, X. Protective effect of Lycium barbarum polysaccharides on streptozotocininduced oxidative stress in rats. Int J Biol Macromol, 40: 461-465, 2007.
  11. GRAN, L. et al. Immunomodulation and antitumor activity by a polysaccharide – protein complex from Lycium barbarum. Int Immunopharmacol, 4: 563-569, 2004.
  12. YU, M. et al. Cytoprotective effects of Lycium barbarum against reducing stress on endoplasmic reticulum. Int J Mol Med, 17: 1157-1161, 2006.
  13. WU, S. et al. Antioxidant Activities of Some Common Ingredients of Traditional Chinese Medicine, Angelica sinensis, Lycium barbarum and Poria cocos. Phytother Res, 18: 1008-1012, 2004.
  14. REEVE, V.E. et al. Os ratos que tomaram o suco de Goji Berry (Lycium barbarum) são protegidos de danos à peleinduzido pela radiação UV através de vias antioxidantes. 2010. 601-7 p.
  15. PETERLINI, L. Entenda por que o goji berry é o novo superalimento da moda.

Compartilhe: