Chá de Hamamélis: Combate Hemorroidas, Varizes, Caspas, Aftas, Hemorragias e Inchaço

Chá de Hamamélis: Combate Hemorroidas, Varizes, Caspas, Aftas, Hemorragias e Inchaço

Chá de Hamamélis: a planta é nativa do Canadá e do Leste dos EUA é hoje em dia cultivada também na Europa.

Embora possua belas flores e frutos, as cascas e folhas da hamamélis são mais comumente utilizadas na medicina alternativa.

Chá de Hamamélis Combate Hemorroidas, Varizes, Caspas, Aftas, Hemorragias e Inchaço
Chá de Hamamélis Combate Hemorroidas, Varizes, Caspas, Aftas, Hemorragias e Inchaço

Chá de Hamamélis Benefícios:

A hamamélis é uma planta medicinal com muitos benefícios, tem ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica, levemente laxante e adstringente, podendo, por isso, ser usada como remédio caseiro.

Além de tratar a hemorroida, a hamamélis também atua no tratamento de caspa, aftas, gengivite, má circulação sanguínea, hemorragias, inchaço nas pernas, cabelo oleoso, queimaduras e varizes, devido as suas propriedades medicinais.

Chá de Hamamélis para Hemorroidas:

Existem vários tratamentos diferentes que utilizam o chá de hamamélis, sendo o tratamento contra hemorroidas um dos mais comuns.

A indicação mais frequente de uso interno da hamamélis é para conter problemas como hemorroidas, varizes, vasos, pernas pesadas e diarreias. Nesse caso é preparado um chá para ingestão, que contribui para diminuir de maneira considerável esses sintomas.

É possível realizar um banho de assento para conter problemas como feridas e hemorroidas ou demais incômodos na região anal e íntima, sendo tal aplicação sustentado por evidências cientificas.

A Hamamelis virginiana tem uso científico comprovado como anti-hemorroidal.

A erva também é utilizada no tratamento de doenças como câncer e tuberculose.

Pode ser usada na sua forma natural para preparar chás ou sob a forma de pomada, extrato ou cápsulas, por exemplo, dependendo do problema a tratar.

Chá de Hamamélis Nome Popular:

Hamamélis, amieiro-mosquiado, flor-de-inverno.

Chá de Hamamélis Nome Científico:

Hamamelis virginiana L.

Receita Chá de Hamamélis:

Componentes: folhas, cascas secas. 30 a 40 gramas

Quantidade: água 1L

Chá de Hamamélis Como Preparar:

Infusão. Usar de 30 a 40g de folhas e/ou casca por litro de água.

Chá de Hamamélis Propriedades Medicinais:

Anti-hemorroidal , tônica das veias, hemostática, cicatrizante, adstringente, vasoconstritora, antimicrobiana.

Chá de Hamamélis Para que Serve:

O chá de hamamélis é bom para combater afecções das mucosas da boca, caspa, circulação, diarreia, dor nos pés, ferimentos, fragilidade dos fios de cabelo, hemorragia, hemorroida, impurezas na pele, inchaço nas pernas, irritações na pele pós-barba, oleosidade excessiva do couro cabeludo, problemas circulatórios, proteger contra infecções, queimaduras, seborreia, sinais de envelhecimento, varizes.

Chá de Hamamélis Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar de 30 a 40g de folhas e/ou casca por litro de água. Deixe a infusão descansar por 10 minutos. Tomar 2 xícaras diárias.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Chá para problemas de circulação, diarreia ou garganta inflamada. Colocar 1 colher (chá) de cascas numa xícara de água fervente, deixar descansar por 10 minutos e coar. Tomar de 2 a 3 xícaras, ao dia.

Uso Externo. Infusão. Usar um punhado de hamamélis em um litro de água. Ferver a água e adicionar o hamamélis, deixando ferver por mais 5 minutos. Coar e tomar banhos mornos de assento diariamente.

Banho de assento: deve-se usar uma quantidade maior da infusão e aplicar 2 vezes ao dia. O chá também pode ser aplicado como gargarejo, resolvendo problemas de inflamação na garganta.

Extrato para varizes, queimaduras e pele irritada: aplicar uma fina camada sobre o local afetado 2 a 3 vezes por dia.

Uso Externo. Lavagens oculares. Emprega-se a mesma infusão do uso interno, deixando-a ferver alguns minutos, filtrar muito bem para que não fique nenhuma impureza. Pode-se usar também a água destilada de hamamélis.

Uso Externo. Compressas. Infusão. Aplicar sobre a área da pele afetada.

Varizes (fragilidade capilar), inchaço das pernas, flebites, hemorroidas (externas e internas), fissuras anais, hemorragias uterinas: coloque 1 colher (sobremesa) de folhas picadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, abafe, deixe descansar por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), de 2 a 3 vezes ao dia.

Hemorroidas, feridas (varicosas), inflamação da garganta e da boca: coloque 1 punhado de folhas e cascas picadas em 1 xícara (chá) de água. Deixe em  repouso durante 24 horas. Em seguida, submeta a uma ligeira fervura. Coe e acrescente 1 colher (sopa) de álcool de cereais a 96%. Faça aplicações na parte afetada com um chumaço de algodão. No caso de inflamações de garganta e da boca, faça gargarejos ou bochechos durante o dia.

Hemorroidas, feridas (varicosas), inflamação da garganta e da boca, picadas de inseto, pequenos cortes: coloque 2 colheres (sopa) de folhas bem picadas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração durante 1 semana e coe. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia. Faça aplicações nas partes afetadas, com um chumaço de algodão.

Tratamento da pele oleosa (rosto, pescoço, costas e peito), seborreia, acne: coloque 1 colher (sobremesa) de folhas fatiadas e 1 colher (sopa) de folhas fatiadas de bardana em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo e coe. Lave as partes afetadas e aplique com um chumaço de algodão. Repita o tratamento, de 2 a 3 vezes na semana.

Chá de Hamamélis Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O uso excessivo dos componentes presentes na planta pode aumentar a pressão arterial, por isso o seu uso não é indicado para pessoas que já apresentem um descontrole nesse sentido.

Os efeitos colaterais da hamamélis incluem sedação, salivação excessiva e irritação do estômago, quando ingerida em grandes quantidades.

A hamamélis está contraindicada para grávidas e mulheres que estão amamentando e seu uso interno só deve ser feito sob orientação médica.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Enciclopedia de Plantas Medicinales.
  2. ROGER, J.D.P. Plantas que curam – Enciclopédia das Plantas Medicinais. Publicadora Atlântico, v.1.
  3. The Plant List: Hamamelis virginiana.
  4. Wikipédia: Hamamélis.
  5. PANIZZA, S. Plantas que Curam – Cheiro de Mato. IBRASA, São Paulo, 4a ed., 1997.
  6. ALONSO, J. Tratado de Fitoterápicos y Nutracêuticos. 1ª ed. Rosário – Argentina. 2004.
  7. BARNES, J. ANDERSON, L. A. PHILLIPSON, J. D. Fitoterápicos. 3ed. Porto Alegre. Artmed 2012.
  8. PR VADE MECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES (CD-ROM). 3º edição. 1998.
  9. TESKE, M. Herbarium compêndio de Fitoterapia. 3ª ed. Curitiba. 1997.

Compartilhe: