Chá de Jambolão: Trata Bronquite, Asma, Combate Diabetes e Diarreia Aguda

Chá de Jambolão: Trata Bronquite, Asma, Combate Diabetes e Diarreia Aguda

Chá de Jambolão: o jambeiro é uma árvore originária da Índia, Paquistão e Indonésia.

Os frutos maduros desta planta são uma espécie de bagas pretas, muito parecidos a azeitonas, e pode ser ingerido ao natural ou transformado em compotas, licores, vinho, vinagre, geleias, entre outros.

Chá de Jambolão Trata Bronquite, Asma, Combate Diabetes e Diarreia Aguda
Chá de Jambolão Trata Bronquite, Asma, Combate Diabetes e Diarreia Aguda

Chá de Jambolão Benefícios:

Esta fruta é rica em vitamina C e fósforo e também em flavonoides e taninos, muito importantes para o combate de doenças cardiovasculares e câncer.

Todas as partes da planta possuem propriedades medicinais, incluindo frutos, folhas, sementes e cascas.

As sementes contêm óleos graxos e taninos. A casca possui atividade antibacteriana, hipoglicêmica e sedativa.

O jambolão reduz a quantidade de açúcar na urina e alivia a sede insaciável e a vontade excessiva de urinar.

A casca (que nada mais é que a parte comestível da fruta) contém derivados de ácido gálico e ácido elágico, flavonoides e taninos. Os taninos são os responsáveis pelo efeito adstringente moderado.

A casca do jambolão é consumida por via oral para diarreia aguda. Também é usada para tratar a bronquite, asma e disenteria através da administração oral e para as úlceras por meio de aplicação tópica.

Pode ser aplicado sobre a pele, boca ou faringe para diminuir a inflamação leve.

O jambolão é muito conhecido por sua capacidade de reduzir níveis de açúcar de sangue, sobretudo as sementes (conhecidas como caroço), que possuem jamboline, substância que impede a conversão do amido em açúcar, auxiliando no tratamento do diabetes.

O suco da fruta também tem essa propriedade, porém o efeito das preparações de sementes é mais acentuado.

O extrato aquoso das sementes do jambolão produzem uma queda acentuada do açúcar no sangue.

Na Medicina Ayurvédica é dito que o jambolão é sinérgico com o quiabo quando são consumidos juntos, potencializando a redução de açúcar no sangue e as sementes desta planta impedem a conversão do amido em açúcar.

Neste caso, para diabéticos, o uso regular durante as refeições é recomendado. As sementes de jambolão devem ser cozidas.

A Syzygium spp (S. jambolanum ou S. cumini) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Chá de Jambolão Nome Popular:

Jambolão, jamelão, azeitona-preta, ameixa-roxa, guapê, baga-de-freira.

Jambolão Nome Científico:

Syzygium jambolanum (Lam.) DC.

Receita Chá de Jambolão:

Componentes: folhas e sementes moídas. 2 colheres (chá)

Quantidade: água 150 mL

Chá de Jambolão Como Preparar:

Infusão. Sementes. Usar 2 colheres (chá) em uma xícara de água.

Infusão. Folhas. Usar 10 folhas em 500 mL de água.

Chá de Jambolão Propriedades Terapêuticas:

Adstringente, calmante, estimulante gastrointestinal, estomacal, hipoglicêmica, laxante, sudorífico, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, diurética e controladora da glicose no sangue e na urina.

A casca do caule apresenta propriedades anti-inflamatórias, anti-carcinogênicas e antidiabéticas, assim como as folhas, que têm uma ação hipoglicemiante.

Chá de Jambolão Para que Serve:

O chá de jambolão é bom para combater diabetes, prisão de ventre, distúrbios gástricos e pancreáticos, disfunção nervosa, diarreia, espasmo, gases, asma, bronquite, doenças da pele, problemas do pâncreas e do estômago.

O jambolão é um alimento que pode ser usado por diabéticos no controle do açúcar e, além disso, para acabar com as células leucêmicas.

O consumo constante do jambolão pode ajudar ainda a evitar problemas vasculares, doenças crônicas, formação de tumores cancerígenos e o envelhecimento precoce das células do corpo.

Chá de Jambolão Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (chá) em uma xícara de água. Em um recipiente, coloque as sementes, amasse bem e reserve. Em outro recipiente, coloque a água e leve ao fogo até alcançar fervura.

Coloque a água por cima das sementes e então tampe deixando a mistura descansar por um período de aproximadamente 10 minutos e consuma em seguida sem adoçar. A dose indicada é de 3 xícaras ao dia.

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 10 folhas de jambolão em 500 ml de água. Ferver a água e adicionar as folhas. Deixar repousar por cerca de 10 minutos. Tomar uma xícara de chá, 2 vezes ao dia, antes das refeições principais.

O chá também pode ser obtido a partir das sementes da fruta esmagada.

Chá de Jambolão Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Em pacientes diabéticos, o nível de glicose no sangue deve ser monitorado, pois o consumo excessivo pode causar hipoglicemia.

Em casos de diarreia, um médico deverá ser consultado.

O consumo em excesso durante a gravidez e fase de amamentação não é recomendado.

O consumo do chá não deve ser feito sem orientação médica.

Quando usado nas doses indicadas por um profissional, não existem contraindicações. Não foram encontrados efeitos colaterais nos materiais consultados.

ATENÇÃO: o chá deve ser feito sempre nas medidas indicadas, pois é forte e pode causar intoxicação caso não seja feito com indicação médica e nas medidas certas.

A ingestão oral excessiva de produtos ricos em taninos vegetais pode ser perigoso para a saúde.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. AGOSTINI-COSTA, T.S.; SILVA, D.B (2008). Jambolão: a cor da saúde.
  2. ALBERTON, J. R. et al. Caracterização farmacognóstica do jambolão (Syzypiam cumini (L.) Skeels. Revista brasileira de Farmacognosia. Vol.11. n° 1. João Pessoa. 2001.
  3. ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013
  4. COIMBRA, R. Notas de Fitoterapia: Catálogo dos dados principais sobre plantas utilizadas em medicina e farmácia. 2° edição. Rio de janeiro: Editora L.C.S.A. 1958.
  5. LORENZI, H; MATOS, F. J. Plantas medicinais no Brasil: Nativas e exóticas. Nova Odessa: Editora Instituto Plantarum. 2002.
  6. VIZZOTO, M. Jambolão: o poderoso antioxidante. Embrapa clima temperado. 2009.
  7. The Plant List: Syzygium cumini.
  8. Wikipédia: Syzygium cumini.

Compartilhe: