Chá de Jasmim: Alivia Sintomas da TPM e Menopausa, Afrodisíaco, Combate Gripe e Resfriado

Chá de Jasmim: Alivia Sintomas da TPM e Menopausa, Afrodisíaco, Combate Gripe e Resfriado

Chá de Jasmim: originário da Índia, o jasmim é uma planta ornamental muito popular cultivada em diferentes partes do mundo.

O óleo essencial é usado em perfumes, sabões e loções. O óleo puro possui um preço bastante elevado.

O jasmim é conhecido não apenas por suas propriedades medicinais, mas, também, pelo seu aroma, um dos mais populares em todo o mundo.

Desta forma, é um ingrediente comum em aromatizantes. Além disso, é bastante usada em óleos essenciais por profissionais da aromaterapia.

O chá de jasmim é a maneira mais popular e fácil de consumir a planta. Tradicional da China, essa bebida aromática é ideal para quem deseja relaxar após um dia estressante, ou, apenas garantir uma noite de sono mais tranquila e sadia.

Chá de Jasmim Alivia Sintomas da TPM e Menopausa, Afrodisíaco, Combate Gripe e Resfriado
Chá de Jasmim Alivia Sintomas da TPM e Menopausa, Afrodisíaco, Combate Gripe e Resfriado

O ideal é fazer o chá com flores secas, mas as flores frescas também são seguras para o consumo.

Apesar de ser extremamente benéfico, sempre tome cuidado ao consumi-lo. O ideal é sempre procurar a orientação de um especialista, e comprar a planta em casas especializadas.

Uma boa opção também é cultivar a erva em casa.

Chá de Jasmim Benefícios:

O jasmim é usado na aromaterapia, por seu odor forte e adocicado, que estimula a libido, sendo reconhecido como afrodisíaco. O chá de jasmim promove o fortalecimento da saúde mental e física.

  • Atua como leve analgésico natural e relaxa a musculatura do pescoço apaziguando as dores de cabeça;
  • Alivia sintomas da TPM e da menopausa, a irritabilidade emocional e calores intensos;
  • Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização;
  • Ajuda a curar gripes e resfriados, agindo como um anti-inflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados;
  • Atua como calmante e antidepressivo, pois acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos e estimula o pensamento positivo;
  • Tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós-parto e quaisquer outros sintomas da depressão.

Chá de Jasmim ajuda no emagrecimento:

Além de um poderoso antioxidante, o chá ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que a queima de calorias seja mais acentuada, assim, além de reduzir medidas, ele produz mais energia para suas atividades físicas.

Chá de Jasmim reforça a imunidade:

Por apresentar uma alta quantidade de antioxidantes, como as catequinas e teaflavinas, o chá de jasmim impede a ação dos radicais livres no organismo, protegendo as células e reforçando o sistema imunológico.

Chá de Jasmim Nome Popular:

Jasmim, jasmim-verdadeiro, jasmin, jasmim-amarelo, jasmim-branco, jasmim-dos-poetas, jasmim-da-china, jasmim-de-são-josé, jasmim-da-espanha, jasmim-da-itália, jasmineiro.

Jasmim Nome Científico:

Jasminum officinale L.

Receita Chá de Jasmim:

Componentes: flores (secas ou frescas). 1 colher (chá)

Quantidade: água 150 mL

Chá de Jasmim Como Preparar:

Infusão. Usar 1 colher (chá) de flores secas de jasmim (as flores frescas também são seguras para o consumo) em uma xícara de água.

Chá de Jasmim Propriedades Medicinais:

Afrodisíaca, antiséptica, aromática, calmante, emoliente, rejuvenescedora, relaxante, revigorante.

Chá de Jasmim Para que Serve:

Além de ser aromatizante, estudos indicam que o jasmim é um excelente revigorante, calmante, rejuvenescedor, relaxante e afrodisíaco.

O chá de jasmim é bom para o tratamento de irritações e coceiras na pele, bem como contrações musculares, dores de cabeça e, até mesmo, depressão.

Também é considerado um analgésico natural devido suas propriedades relaxantes. Por conta disso, pode ser usado para aliviar os sintomas da menopausa e da TPM, incluindo as ondas de calor e as constantes mudanças de humor.

Suas substâncias anti-inflamatórias e antissépticas também fazem da erva uma ótima opção para o tratamento de feridas.

Isso sem contar na sua ação expectorante que a torna ideal para combater e acelerar o processo de cura de gripes e resfriados.

Por ser calmante, atua como um regulador da produção hormonal, tornando eficaz no tratamento de doenças como a depressão, ansiedade e depressão pós-parto.

Chá de Jasmim Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (chá) de flores secas de jasmim (as flores frescas também são seguras para o consumo) em uma xícara de água fervente. Ferva a água e depois acrescente uma colher da erva, de forma seca ou in natura.

Em seguida, abafe a xícara por cerca de três minutos. Após essa infusão, coe, filtre a bebida e o chá estará pronto. Você pode consumir o chá sempre que desejar relaxar.

Óleo de Jasmim Como Usar:

Você pode usar o óleo de jasmim da no difusor elétrico ou aromatizador, basta pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente.

Usar na roupa de cama, pingue 3 ou 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranquilo, ou para apimentar a vida a dois.

Usar em cremes, acrescente 5 gotinhas do óleo essencial de jasmim em 60 gramas de creme de base neutra use como creme de massagem.

Usar o óleo de jasmim em colar aromático, basta pingar 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim no colar aromático (ou num chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e relaxar.

Chá de Jasmim Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Apesar de não existirem relatos de efeitos colaterais e intoxicação pelo uso excessivo da planta, o ideal é que pessoas que sofram de alergias à plantas da família das oleáceas não usem produtos que possuam a erva na sua formulação.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Wei, Alfreda, and Takayuki Shibamoto. “Antioxidant activities and volatile constituents of various essential oils.” Journal of agricultural and food chemistry 55.5 (2007): 1737-1742.
  2. Teerarak, Montinee, Chamroon Laosinwattana, and Patchanee Charoenying. “Evaluation of allelopathic, decomposition and cytogenetic activities of Jasminum officinale f. var. grandiflorum (L.) Kob. on bioassay plants.” Bioresource Technology 101.14 (2010): 5677-5684.
  3. CORAZZA, Sônia. Aromacologia uma ciência de muitos cheiros.
  4. The Plant List: Jasminum officinale.
  5. Wikipédia: Jasminum officinale.

Compartilhe: