Chá de Lótus: Afrodisíaco, Rejuvenescedor, Combate Hemorragia e Regula Pressão Arterial

4

Chá de Lótus: Afrodisíaco, Rejuvenescedor, Combate Hemorragia e Regula Pressão Arterial

Chá de Lótus: a planta ocorre naturalmente em regiões temperadas e tropicais da Ásia (Irã, China, Japão, Nova Guiné) e no Nordeste da Austrália.

A planta tem sido usada no Oriente como erva medicinal há mais de 1.500 anos.

A lótus possui uma flor muito bonita e tem diversas propriedades medicinais que ajudam o organismo humano a tratar doenças.

Chá de Lótus Afrodisíaco, Rejuvenescedor, Combate Hemorragia e Regula Pressão Arterial
Chá de Lótus Afrodisíaco, Rejuvenescedor, Combate Hemorragia e Regula Pressão Arterial

Benefícios do Chá de Lótus:

O chá de lótus é rico em cálcio, potássio, carboidrato, magnésio, proteína, sódio e zinco, esses princípios ativos fazem desta planta uma aliada da saúde. Apesar das folhas e sementes também serem usadas, é mais comum o uso da raiz.

É considerada planta alimentícia não convencional (PANC) e contém alta concentração de ácidos fenólicos totais, flavonoides e alcaloides.

O chá de lótus traz benefícios para o organismo de inúmeras formas, sendo afrodisíaco e rejuvenescedor, famoso por causa de seu equilíbrio eletrolítico ideal, ajuda na regulação da frequência cardíaca e na pressão arterial.

Todas as partes são adstringentes, cardiotônicas, febrífugas, hipotensivas, resolventes (causa resolução de inchaço e inflamação), estomacais (fortificante do estômago), hemostáticas (controla a hemorragia), tônicas e vasodilatadoras.

O suco da folha é indicado no tratamento da diarreia e, em decocto com alcaçuz (Glycyrrhiza spp), no tratamento da insolação.

A decocção das flores é utilizada no tratamento da ejaculação precoce, além de ser recomendado como tônico cardíaco.

A decocção do receptáculo floral é usada no tratamento de cólicas abdominais.

A haste da flor é hemostática, indicada no sangramento de úlceras gástricas, menstruação excessiva e hemorragia pós-parto.

O chá de lótus serve para tratar a frequência urinária, ejaculação precoce, hemólise (alteração dos glóbulos vermelhos do sangue), sangramento nasal e sangramento uterino, menstruação excessiva e hemorragia.

A decocção do fruto é utilizada no tratamento de agitação, febre, queixas cardíacas, dentre outros males.

A semente contém vários constituintes ativos incluindo alcaloides e flavonoides e possuem propriedades medicinais hipotensiva, sedativa e vasodilatadora.

A semente de lótus contém nutrientes que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e relaxar o músculo liso do útero, além de ser indicadas para o tratamento de má digestão, enterite, diarreia crônica, espermatorreia, leucorreia, insônia e palpitações. 

A plúmula e a radícula são usadas para tratar a sede de doenças febris altas, hipertensão, insônia e inquietação.

A raiz é tônica e o seu amido é usado no tratamento de diarreia e disenteria.

A planta tem um histórico popular no tratamento do câncer, pois pesquisas modernas isolaram  certos compostos da planta que mostraram atividade anticancerígena.

Chá de Lótus Nome Popular:

Lótus, flor-de-lótus, lótus-da-índia, lótus-egípcio, lótus-sagrado, raíz-de-lotus.

Lótus Nome Científico:

Nelumbo nucifera Gaertn.

Receita Chá de Lótus:

Componentes: planta inteira, raiz. 20 gramas

Quantidade: água 200 mL

Chá de Lótus Como Preparar:

Decocção. Usar 20g de raiz em 200 mL de água.

Chá de Lótus Propriedades Medicinais:

Antidiarreica, antifebrífuga, antitussígena, emoliente, catarral, estomacal, adstringente, afrodisíaco,  cardiotônica, emenagoga, hemostática, hipotensa, rejuvenescedora, sedativa.

Para que Serve Chá de Lótus:

O chá de lótus é bom para combater afecções respiratórias, afecção e sangramento uterino, catarro pulmonar, cólera, desobstruir as vias respiratórias e eliminar as secreções, diarreia, distúrbio estomacal, enfisema pulmonar, febre, gripe, laringite, pneumonia, rinite, suores da menopausa, tosse, vômito.

Como Fazer Chá de Lótus:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Amassar 20 g da raiz da planta e ferver com 2 xícaras de água filtrada.

Após entrar no estado de ebulição, desligue o fogo. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos. Depois do tempo determinado, coe o chá e sirva. A dica de consumo é não ultrapassar 3 xícaras por dia.

Chá de Lótus Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O chá de lótus é contraindicado em três casos específicos: no período gestacional, no processo de amamentação e na infância.

No geral, é indicado buscar ajuda médica sempre que se fizer necessário.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. KINUPP, V. F; LORENZI, H. Plantas alimentícias não convencionais no Brasil. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa (SP), 2014.
  2. Plants for a Future: Nelumbo nucifera.
  3. The Plant List: Nelumbo nucifera.
  4. Wikipédia: Nelumbo nucifera.
Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.