Chá de Maca Peruana: Aumenta Libido, Reduz Ansiedade e Sintomas da Menopausa

5

Chá de Maca Peruana: Aumenta Libido, Reduz Ansiedade e Sintomas da Menopausa

Chá de Maca Peruana: a maca peruana é um tubérculo também conhecido como maca-andina, proveniente da região Andina do Peru.

Com um formato semelhante ao do rabanete, de coloração bege amarelada e de gosto bem suave, esta planta é um alimento muito nutritivo e possui elevado teor de fibras, fitoesteróis, aminoácidos e gorduras saudáveis, minerais essenciais (com destaque para o ferro, cálcio e zinco) e vitaminas A, vitaminas do complexo B, C, D e E.

Chá de Maca Peruana
Chá de Maca Peruana Aumenta Libido, Reduz Ansiedade e Sintomas da Menopausa

Benefícios do Chá de Maca Peruana:

A maca é utilizada em pó há mais de dois mil anos para combater a fadiga e agir como um estimulante sexual, apesar de não agir diretamente no sistema nervoso central.

A maca é um alimento muito rico em nutrientes, sendo vendida como um suplemento nutricional em pó ou em cápsulas.

Recentemente, ganhou popularidade como uma erva afrodisíaca para aumentar a libido, o vigor e o desejo sexual.

A raiz é considerada um excelente estimulante sexual para homens e mulheres, combatendo diretamente a impotência sexual e a perda de libido e problemas de fertilidade.

Nos últimos anos, a maca peruana se tornou muito popular em todo o mundo.

Seus benefícios foram estudados por instituições de renome, como é o caso da Universidade de Michigan, que revelaram a autenticidade das propriedades medicinais da raiz.

É amplamente utilizada para promover o desejo sexual, a espermatogênese e a saúde da próstata e a memória, além de ser usada como auxiliar no tratamento da depressão, ansiedade, na redução dos níveis de glicose e como um eficaz energético.

Tanto homens como mulheres têm relatado aumento significativo na libido e desejo sexual, aumento de energia, vigor e sensação de bem-estar geral.

Nas mulheres, a maca peruana atua para aliviar os sintomas da TPM e menopausa.

Não contém cafeína, como o guaraná e o café, por isso não afeta o sistema nervoso central.

A maca peruana tradicionalmente pode ser usada para diversos fins, no entanto, os efeitos científicos comprovados são:

  • Aumentar a libido;
  • Reduzir a ansiedade;
  • Diminuir sentimentos de depressão;
  • Melhora a produção hormonal;
  • Aumentar a frequência das ereções;
  • Aumentar a sensação de bem-estar;
  • Diminuir os sintomas da menopausa.

Devido a estes efeitos, a maca peruana é útil para otimizar o ciclo menstrual desregulado, reduzir problemas de fertilidade, melhorar distúrbios hormonais, reduzir o cansaço e a fraqueza, assim como tratar problemas de concentração ou falta de energia, estresse e aumentar o desejo sexual.

Além disso, a maca peruana pode ser usada como suplemento durante processos de emagrecimento, pois apesar de não aumentar o metabolismo e a queima de gorduras, favorece os níveis de energia, logo, deixa a pessoa com maior disposição para realizar exercício físico e fazer uma dieta equilibrada.

Maca Peruana Nome Popular:

Maca peruana, maca-andina, ginseng-peruano, planta-maca, maca-pó, maca-ginseng.

Maca Peruana Nome Científico:

Lepidium meyenii L.

Receita Chá de Maca Peruana:

Componentes: pó. 1 colher (chá)

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar o Chá de Maca Peruana:

Infusão Fria. Adicionar 1 colher (chá) de pó de maca peruana em uma xícara de água.

Chá de Maca Peruana Propriedades Medicinais:

Afrodisíaca, tônica, aumenta a vitalidade e a libido, energizante natural.

Para que Serve o Chá de Maca Peruana:

O chá de maca peruana é bom para aumentar a libido, emagrecimento, combater o diabetes, fortalecer o coração, prevenir osteoporose, combater anemia, fortalece sistema imunológico, ameniza efeitos da menopausa.

A maca peruana é indicada para mulheres grávidas. Não possui restrições de uso durante a gravidez, mantém altos os níveis de progesterona e deixa os hormônios em equilíbrio, o que é benéfico para uma mulher grávida que está em seu primeiro trimestre de gestação.

A grande quantidade de sais minerais, aminoácidos e vitaminas na raiz também a tornam um suplemento pré-natal nutricional.

Como Fazer Chá de Maca Peruana:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão Fria. Dissolver 1 colher (chá) de pó de maca peruana em uma xícara de água filtrada. A indicação de consumo é de tomar a mistura 3 vezes ao dia.

Chá de Maca Peruana Efeitos Colaterais e Contraindicação:

A raiz da planta tem uma longa história de uso sem problemas de toxicidade.

A maca peruana  faz parte da dieta diária de muitos peruanos nativos desde antes da chegada dos conquistadores espanhóis.

Pesquisadores concluíram que a planta não tem potencial de toxicidade, logo, pode ser usada à longo prazo como suplemento alimentar.

Embora não exista consenso do efeito da maca peruana sobre os hormônios, deve-se evitar o consumo sem orientação em crianças ou no caso de pessoas com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios como câncer da mama ou útero.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer ao iniciar o uso do pó de maca peruana, pois podem ocorrer sintomas de desintoxicação, principalmente em pessoas acostumadas a consumir somente alimentos processados e cozidos.

Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca peruana com recomendação médica.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (2011): Ethnobiology and ethnopharmacology of Lepidium meyenii – maca – a plant from the peruvian highlands
  2. Scribd: Maca (Lepidium meyenii).
  3. Universidade Federal do Ceará (2011). Abordagem farmacológica e farmacêutica da Lepidium meyenii.
  4. Maca Root – Health Benefits and Side Effects. The Herbal Resource.
  5. Maca Uses, Benefits – Dosage – Drugs.com Herbal Database.
  6. Maca. Memorial Sloan Kettering Cancer Center.
  7. University of Michigan. Maca.
  8. The Plant List: Lepidium meyenii.
  9. Wikipédia: Maca Peruana.
Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.