Chá de Maçã: Afrodisíaco, Combate Diabetes, Colesterol, Emagrece, Aumenta Imunidade

3

Chá de Maçã: Afrodisíaco, Combate Diabetes, Colesterol, Emagrece, Aumenta Imunidade

Chá de Maçã: originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. 

O chá de maçã é um dos mais populares ao redor do mundo, pois é uma bebida refrescante feita a partir de uma fruta de fácil acesso, o chá é muito usado no tratamento de vários problemas de saúde.

Chá de Maçã
Chá de Maçã Afrodisíaco, Combate Diabetes, Colesterol, Emagrece, Aumenta Imunidade

Benefícios do Chá de Maçã:

O chá de maçã é indicado para casos de cólicas intestinais e constipação, possui efeitos afrodisíacos, é um anti-inflamatório natural, antifúngico e antibacteriano.

Seu uso também trás vantagens para diabéticos e problemas cardíacos, controlando os níveis de glicemia no sangue e melhorando a resistência a insulina.

Outro fato interessante é que ele pode ser consumido tanto gelado quanto quente sem correr o risco de perder os seus nutrientes, o que o torna um remédio natural que pode ser utilizado durante o ano inteiro.

O chá de maçã possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo.

Toda essa riqueza nutricional também está concentrada na casca da fruta. Por isso a bebida é preparada com a utilização da casca.

Fortalece o sistema imunológico:

O chá contém antioxidantes, portanto, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo de combater doenças e infecções. Além disso, uma xícara desse chá no início da manhã pode fornecer energia suficiente para começar o dia com o pé direito.

É anti-inflamatório:

Com suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de casca de maçã ajuda combater a inflamações e dores. Pessoas que sofrem de artrite ou outros problemas relacionados podem se beneficiar bastante com o consumo regular desse chá.

Auxilia na digestão:

A maçã contém fibras muito eficazes na prevenção da constipação. O consumo desse chá pode melhorar consideravelmente o movimento intestinal, o que auxilia no processo de digestão.

Contribui para a saúde do coração:

A maçã possui fitonutrientes que ajudam a manter o coração saudável. O consumo regular de seu chá também ajuda na redução do risco de acidente vascular cerebral.

Promove a perda de peso:

O chá de casca de maçã promove a perda de peso através de seus polifenóis naturais, entretanto, para alcançar os resultados esperados é necessário substituir as bebidas açucaradas pelo chá de maçã.

O chá de maçã pode ser consumido com mel.

Reduz o colesterol:

Pesquisas também sugerem que a ingestão de uma xícara de chá de casca de maçã todos os dias pode ser muito útil no processo de redução do colesterol ruim e na remoção de toxinas do corpo.

O chá da casca da maçã ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e também das células, justamente por conter propriedades antioxidantes. Dessa forma é possível ter a pele muito mais bonita e com aspecto jovem por mais tempo.

O chá de casca de maçã também combate a retenção de líquidos, desintoxicando o organismo e reduzindo o inchaço.

Nome Popular:

Maçã.

Maçã Nome Científico:

Malus domestica Borkh.

Receita Chá de Maçã:

Componentes: casca. 1 maçã

Quantidade: água 500 mL

Como Preparar Chá de Maçã:

Decocção. Usar a casca de 1 maçã inteira em 500 ml de água.

Propriedades Medicinais do Chá de Maçã:

Anti-inflamatória, bactericida, emoliente, cicatrizante, laxante, fortalecedora, refrescante, descongestionante, suavizante, adstringente.

Para que Serve o Chá de Maçã:

O chá de maçã é bom para prevenir o envelhecimento precoce da pele e também das células, justamente por conter propriedades antioxidantes.

O antioxidante presente na casca da maçã também atua no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças.

Proteção das células nervosas combatendo o envelhecimento do cérebro e doenças como o Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.

Auxilia no combate a retenção de líquidos, atuando na desintoxicação do organismo e reduzindo o inchaço.

Como Fazer Chá de Maçã:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar a casca de 1 maçã inteira em 500 ml de água.

Ferva a água e assim que atingir o ponto de ebulição, acrescente a casca da maçã e deixe ferver por 10 minutos, após esse tempo, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe o chá. Tomar no máximo 3 xícaras ao dia.

Pode usar um pedaço de canela em casca para dar mais sabor ao chá.

Dica: coloque o chá de maçã em forminhas para gelo e leve para o congelador. Na hora de tomar basta colocar alguns cubinhos numa xícara e aquecer no microondas.

Chá de Maçã com Canela:

O chá de maçã com canela é ideal para reduzir medidas e perder peso, além de ajudar no controle do diabetes e do colesterol alto.

Ingredientes:

  • 3 maçãs gala
  • 2 pauzinhos de canela
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Lave, seque e corte as maçãs (com a casca) ao meio;
  2. Retire e descarte o miolo com as sementes;
  3. Corte cada metade em 4 partes;
  4. Transfira as maçãs para uma panela média;
  5. Junte a canela, cubra com a água e leve ao fogo alto por 5 a 10 min;
  6. Desligue e coe;
  7. Não é necessário adoçar;
  8. Aperte bem as maçãs com uma espátula para extrair todo o líquido;
  9. Transfira para uma chaleira e sirva.

Outra opção:

Distribua o chá em forminhas de gelo e leve para o congelador, quando for tomar, basta colocar alguns cubinhos numa xícara e aquecer no microondas.

O chá pode ser tomado quente ou frio.

A canela pode provocar hemorragias e abortos. Por isso, mulheres grávidas não devem tomar essa mistura de chá.

O chá de canela também deve ser evitado por pessoas com insônia, ou com ansiedade, pois a canela é estimulante, podendo causar agitação e dificultar o sono. O chá de canela deve ser evitando principalmente antes de dormir.

Chá de Maçã Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Não foram encontradas restrições na literatura pesquisada.

chá de maçã

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. The Plant List: Malus domestica.
  2. Wikipédia: Maçã.
  3. Portal da Biodiversidade dos Açores: Malus domestica.
  4. Enciclopédia da Vida: Malus domestica.
  5. ALMEIDA, Edvaldo R. Plantas medicinais Brasileiras: conhecimentos populares e científicos. São Paulo: Hemus, 1993.
  6. CRUZ, G.L. Dicionário das plantas úteis no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
  7. Lorenzi, Harri. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas / Harri Lorenzi, Francisco de Abreu Matos. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.
  8. TESKE, Magrid; TRENTINI, Anny Margaly Maciel. Herbarium compêndio de fitoterapia. 4.ed.Curitiba: Herbarium Lab. Bot.Ltda., 2001.
Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.