Chá de Manga: Combate Bronquite, Asma, Tosse, Gengivite, Diarreia e Hemorroidas

3

Chá de Manga: Combate Bronquite, Asma, Tosse, Gengivite, Diarreia e Hemorroidas

Chá de Manga: originária da Índia, a manga pode ter suas folhas colhidas em qualquer época do ano, mas o fruto deve ser colhido maduro. A planta se desenvolve bem em regiões com clima quente e úmido com períodos secos.

chá de manga
Chá de Manga Combate Bronquite, Asma, Tosse, Gengivite, Diarreia e Hemorroidas

Benefícios do Chá de Manga:

O chá de manga, além de ter um sabor suave e refrescante possui propriedades medicinais que proporcionam melhorias em quadros de febre, doenças gastrintestinais, estomatite, tuberculose, gengivite e verminose.

Além disso, de acordo com pesquisas que foram realizadas com pacientes contaminados com HIV, pode-se concluir que o chá proporciona o aumento do peso e a diminuição do conteúdo viral durante a terapia.

Com ação antioxidante, o chá de manga combate o envelhecimento precoce e a formação de células cancerígenas.

Seu uso pode ser feito para auxiliar no tratamento contra o câncer, sendo mais eficaz em casos de câncer de mama e do cólon.

O chá pode ser usado ainda para tratamento de bronquite, asma, tosse e afecções pulmonares.

As folhas e as cascas dos ramos devem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de pano ou de papel. Os frutos devem ser consumidos maduros.

chá de maçã

Princípios Ativos da Manga:

As folhas e a casca dos ramos contém óleo resina (terebentina). O fruto contém vitaminas A, B e vitamina C; celulose; sais minerais; proteínas; açúcares e pigmentos.

Manga Nome Popular:

Manga, mangueira.

Manga Nome Científico:

Mangifera indica L.

Receita do Chá de Manga:

Componentes: fruto maduro e verde, casca do fruto, folha, flor seca, caule, caroço do fruto. 1 colher (sopa) das folhas secas.

Quantidade: água 150 ml

Como Preparar o Chá de Manga:

Infusão. Usar 1 colher (sopa) das folhas secas de manga em uma xícara de água fervente.

Chá de Manga Propriedades Medicinais:

Vermífuga, antibiótica, antidismenorreica, antiescorbútica, adstringente, diaforética, diurética, laxante.

Para que Serve o Chá de Manga:

O chá de manga é bom para combater a diarreia, disenteria crônica, catarro da bexiga, uretrite, reumatismo, difteria, hemorragia, sangramento de hemorroidas, febre, dores no peito, diabetes, hipertensão, anemia, asma, bronquite, catarro crônico, catarro nas vias respiratórias, contusão, coqueluche, diarreia, dispepsia, doença das vias respiratórias, doença gastrointestinal, escorbuto, estomatite, gengivite, sarna, tosse, tuberculose, verminoses.

Como Fazer Chá de Manga:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse). Usar 1 colher (sopa) das folhas secas de manga em uma xícara de água fervente. Deixe o infuso abafado por um período de aproximadamente 10 minutos. Coe e adicione uma colher (sopa) de mel. A dose indicada é de 2 a 3 xícaras por dia. Para crianças é metade da dose.

Gengivas inflamadas (gengivite), feridas na boca e no canto dos lábios. Usar uma colher (sobremesa) da folha nova picada em uma xícara de água fervente. Espere esfriar e coe. Fazer bochechos 3 vezes ao dia.

Uso Interno. Decocção. Usar 1 caroço de manga em 500 ml de água. Coloque em um recipiente o caroço de manga e a água, leve ao fogo e depois que levantar fervura, ainda deixe por mais 10 minutos fervendo para absorver todos os nutrientes do caroço. Depois coe e tome o chá de manga 3 vezes ao dia.

Uso Externo. Decocção. Compressas. Feridas, úlceras varicosas. Usar 2 colheres (sopa) de casca dos ramos fatiada em 500 ml de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e espere esfriar. Aplique nas partes afetadas, em forma de compressas ou com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

A decocção do caroço do fruto e pó serve como vermífugos e adstringente em tratamento da diarreia, hemorragias e sangramento de hemorroidas.

Decocção da folha é tomada como um remédio para febre, dores no peito, diarreia, diabetes e hipertensão.

Chá de Manga Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Não foram encontradas contraindicações nas literaturas consultadas.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Plant Resources of Tropical Africa (PROTA4U): Mangifera indica L.
  2. EMBRAPA: Cultivo da mangueira.
  3. Litz, Richard E. (ed. 2009). The Mango: Botany, Production and Uses (2nd edition). CABI.
  4. The Plant List: Mangifera indica.
  5. Wikipédia: Mangifera indica.
  6. Wikipédia: Manga (Fruta).
Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.