Chá de Manjerona: Combate Má Digestão, Tosse, Gripe, Alivia o Estresse e a Ansiedade

5

Chá de Manjerona: Combate Má Digestão, Tosse, Gripe, Alivia o Estresse e a Ansiedade

Chá de Manjerona: a manjerona é uma espécie originária da Região Mediterrânea e Oriente Médio.

A erva tem valor medicinal devido às suas propriedades estimulante e antiespasmódica.

Chá de Manjerona
Chá de Manjerona Combate Má Digestão, Tosse, Gripe, Alivia o Estresse e a Ansiedade

Benefícios do Chá de Manjerona:

A manjerona é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas digestivos devido à sua ação anti-inflamatória e digestiva, como diarreia e má digestão, por exemplo, mas também pode ser usada para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, pois consegue atuar no sistema nervoso.

É um bom tônico geral para o tratamento de várias doenças do sistema respiratório e digestivo.

Promove a menstruação, então não se recomenda a mulheres grávidas, embora na culinária seja segura em pequenas quantidades. 

Serve na perfumaria como aroma e fixador de perfumes. Extrai-se o óleo essencial da planta fresca ou dessecada, colhido o mais próximo possível do inicio da floração.

A manjerona é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas digestivos, como diarreia, enfartamento ou falta de apetite.

Ramos e folhas ainda verdes (ou raramente dessecados) de manjerona são usados principalmente na culinária em carnes, embutidos, aves, copas, omeletes, saladas e como substituto do orégano em pizzas e outros pratos.

chá de maçã

Manjerona Nome Popular:

Manjerona, manjerona-inglesa, ouregão-vulgar, flor-do-himeneu, manjerona-doce, manjerona-verdadeira, manjerona-branca, majorona.

Manjerona Nome Científico:

Origanum majorana L.

Receita Chá de Manjerona:

Componentes: folhas, flores e caule. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 1L

Como Preparar Chá de Manjerona:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva para 1 litro de água.

Chá de Manjerona Propriedades Medicinais:

Afrodisíaco, digestivo, expectorante, hidratante da pele, revigorante do cabelo, antisséptica, carminativa, colagoga, diaforética, diurética, emenagoga, estimulante, estomáquica e levemente tônica.

Para que Serve o Chá de Manjerona:

O chá de manjerona é bom para combater asma, bronquite, contusão, debilidade dos nervos, dilatação do estômago, dor reumática, espasmo, histerismo, intestinos (cólica, afecção), resfriado, reumatismo, torcicolo, tosse.

A manjerona é usada como tempero para facilitar a digestão, evitar gases, cólicas e abrir o apetite.

O chá de manjerona é tônico para os músculos e nervos, combate e insônia, gripes, resfriados e flatulência.

Também auxilia a diminuir dores de cabeça, tonturas, depressão e enjoo de viagem, além de reduzir a congestão nasal da rinite e dos resfriados.

Para uso interno é indicada para o tratamento dos brônquios, dores de cabeça tensionais, insônia, ansiedade, distúrbios digestivos menores e menstruação dolorosa. 

Para uso externo é utilizada para tratar dor muscular, queixas brônquicas, artrite, entorses e articulações.

Como Fazer Chá de Manjerona:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva para 1 litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue e coloque as folhas de manjerona . Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.  Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Óleo Essencial. Usado em aromaterapia para tratar dores musculares e reumatismo. Em rechauds, usa-se este óleo essencial para perfumar o ambiente e proporcionar uma atmosfera de tranquilidade, favorecer o sono e acalmar o sistema nervoso.

Algumas gotinhas para massagear as têmporas ajudará a combater dor de cabeça.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Infusão e Óleo Essencial. Contra dores musculares. Podem ser usados na água do banho para dar um efeito tonificante e perfumado.

Se não tiver banheira, pode jogar o chá morno sobre o corpo ao final da ducha ou acrescentar umas gotinhas do óleo essencial no creme ou sabonete líquido para massagear e relaxar os músculos durante o banho, de chuveiro ou de banheira.

Pode-se também ingerir a manjerona batida no liquidificador ou no processador de alimentos como condimento.

Chá de Manjerona Efeitos Colaterais e Contraindicação:

A manjerona não está relacionada com efeitos colaterais, no entanto, quando consumida em excesso pode causar dor de cabeça e prisão de ventre, além disso, quando usada na forma de óleo ou em pomadas, pode desencadear reações alérgicas e dermatite em contato em pessoas com a pele muito sensível.

O uso da manjerona não é indicado na gravidez e nem por meninas de até 12 anos, pois essa planta pode levar a alterações hormonais que podem influenciar no desenvolvimento do bebê ou na puberdade, por exemplo.

Pessoas diabéticas devem consumir com moderação.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. CASTRO, L.O.; RAMOS, R. L. D. Descrição botânica, cultivo e uso de Origanum majorana L., manjerona e de Origanum vulgare L., orégano (LAMIACEAE). Porto Alegre: FEPAGRO, 2003.15p. (Circular Técnica, 22).
  2. Plants for a Future: Origanum majorana.
  3. Wikipédia: Origanum majorana.
  4. The Plant List: Origanum majorana.
Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.