Chá de Morango: Combate Anemia, Diarreia, Disenteria, Ácido Úrico e Colesterol

0

Chá de Morango: Combate Anemia, Diarreia, Disenteria, Ácido Úrico e Colesterol

Chá de Morango: o morango é originário da Europa. O morango é uma fruta muito conhecida pela civilização grega e romana.

O morango pode ser utilizado por completo, pois todas as suas partes são muito benéficas à saúde. Partes diferentes do morango possuem usos e propriedades medicinais diferentes.

Chá de Morango Combate Anemia, Diarreia, Disenteria, Ácido Úrico e Colesterol
Chá de Morango Combate Anemia, Diarreia, Disenteria, Ácido Úrico e Colesterol

Benefícios do Chá de Morango:

As folhas e raízes do morangueiro são usadas na medicina alternativa no tratamento de anemias, diarreias, disenterias, eczemas e icterícias.

O fruto possui efeito laxante e pode proporcionar benefícios no tratamento natural da anemia, artrite, febres, ácido úrico, gota, icterícia, reumatismo e tuberculose.

As folhas são utilizadas secas e servem para tonificar o sistema reprodutivo feminino, aplicação parecida com as folhas de framboesa.

A fruta é rica em fibras, vitaminas e sais minerais, combate o colesterol, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e devido a algumas propriedades que possui ainda auxilia no combate dos radicais livres, ajuda a manter a pele mais bonita e luminosa e é um leve laxante natural.

O caule do morango quando consumido regularmente fortalece o nosso sistema imunológico.

O morango é uma das frutas menos calóricas que existem. Uma xícara da fruta contém cerca de 43 calorias, o que a torna uma ótima opção para pessoas que desejam emagrecer.

Para as mulheres que desejam diminuir ou dar fim as celulites, o morango é uma ótima opção para ser incluído na dieta, uma vez que possui propriedades diuréticas que ajudam a combater inflamações e ainda melhoram a circulação sanguínea.

Ainda devido ao fato de ser uma fruta altamente nutritiva, o morango é rico em antioxidantes importantes no combate do envelhecimento precoce e que ainda são capazes de deixar a pele com aspecto mais jovem e vistoso.

O chá de morango (folhas) pode ser usado como um substituto descafeinado para outras bebidas.

Os frutos cortados e esfregados nos dentes alguns minutos antes da escovação, podem auxiliar no clareamento dos dentes e remoção da placa bacteriana.

Os frutos moídos são aplicados na pele para aliviar queimaduras de sol e clarear sardas.

As folhas são usadas para pele oleosa e em forma de pomada para feridas e queimaduras.

O suco é indicado para limpeza bucal e dentes soltos, além de gargarejos para dor de garganta.

Modo de Conservar o Morango:

Os frutos podem ser consumidos frescos ou em forma de geleia e guardados em geladeira. As raízes, os rizomas e as folhas são secas ao sol, em local ventilado. Guardar em sacos de papel ou de pano.

Princípio Ativo do Chá de Morango:

O morango possui ácidos orgânicos (cítrico e málico), óleo essencial, açúcar, pectina, vitamina C, pigmento vermelho (antocianina).

Morango Nome Popular:

Morango, morango-silvestre, morango-bravo, fraga, fragaria, frutilha e strawberry.

Morango Nome Científico:

Fragaria vesca L. A palavra “Fragaria” significa “odor delicioso” e vesca “nutrir”.

Receita Chá de Morango:

Componentes: raiz e folha (secos), fruto. 1 colher (chá).

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar Chá de Morango:

Infusão. Usar 1 colher (chá) de folhas de morango frescas ou desidratadas em uma xícara de água.

Chá de Morango Propriedades Medicinais:

Adstringente, diurética, laxante, tônica, depurativa.

Para que Serve Chá de Morango:

O chá das folhas do morango é muito utilizado para melhorar as funções de todo o organismo. Porém, seu uso principal é mais voltado para auxiliar em problemas digestivos.

O chá ajuda a emagrecer, é antioxidante, diurético, ajuda a purificar o sangue, além de conter as propriedades existentes na fruta.

Além de todos os benefícios acima citados ainda temos outros, por ser uma das frutas mais ricas em vitamina C, ele combate o reumatismo, ajuda na resistência dos ossos, dentes e tecidos, é eficiente na cicatrização de ferimentos e também de infecções na garganta.

Indicações terapêuticas são: febre, gota reumática, queimadura de sol, frieira, queixas do fígado e rins, diarreia, disenteria.

Como Fazer Chá de Morango:

Uso Interno. Infusão. Usar 1 colher (chá) de folhas de morango frescas ou desidratadas em uma xícara de água fervente. Deixar descansar durante aproximadamente cinco minutos. Coar, adoçar com o mel (opcional) e servir-se imediatamente. 

Aconselha-se tomar cuidado para não esmagar as folhas desidratadas de morango para não prejudicar o seu sabor. Recomenda-se comprar folhas de ótima qualidade, orgânicas e livre de pesticidas para preparar o chá.

O ideal é tomar o chá logo depois do seu preparo antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Para a infusão usa-se folhas e para decocção usa-se as raízes secas.

Uso Interno. Decocção. Diarreias, Inflamações (bucais e garganta), Feridas, Chagas. Coloque 1 colher (sopa) de raiz e rizoma fatiados em 1 xícara de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Tomar 1 xícara 2 a 3 vezes ao dia. No caso de inflamações bucais e de garganta, faça gargarejo e bochecho.

Uso Interno. Infusão. Diurético, Gota, Reumatismo, Feridas, Chagas. Em um recipiente, coloque 2 colheres (sopa) de folhas fatiadas e adicione 2 xícaras de água fervente. Abafe, deixe em repouso por 15 minutos e coe. Tomar 1 xícara de manhã e outra à tarde. No caso de feridas e chagas, faça aplicações no local afetado, com um chumaço de algodão.

Uso Interno. Alimento Nutritivo, Laxante, Refrescante. Em um recipiente, colocar 3 morangos maduros e 1 colher (sopa) de mel. Amasse bem. Comer pela manhã em jejum.

Máscara Facial para Reavivar a Cor do Rosto:

Uso Externo. Em um recipiente, coloque 3 morangos maduros, 1 colher (sobremesa) de suco de limão e 1 colher (sobremesa) de mel. Amasse bem até formar uma massa homogênea. Lave o rosto e aplique sobre a pele, deixando por 15 minutos. Em seguida, enxague com água morna. Repita o tratamento, de 2 a 3 vezes na semana.

Geleia de Morango:

Lave muito bem 1 kg de morango e retire o cálice (parte verde do morango). Enxugue e coloque em uma panela. Amasse bem com um garfo. Leve ao fogo brando e a partir do momento da fervura, deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida, adicione aos poucos, 3 xícaras (chá) de açúcar, misturando bem. Deixe cozinhar até obter o ponto de geleia.

Ainda fervente, coloque em potes esterilizados, bem cheios e tampe. Os potes devem ser colocados de cabeça para baixo durante 10 minutos, após guardar em local seco e escuro.

Chá de Morango Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao morangueiro. Outras podem apresentar temporariamente uma urina de coloração mais rosada, devido a regularização do ácido úrico.

Em quantidades normais, a fruta é segura para mulheres grávidas e lactantes.

O morango não deve ser consumido por diabéticos.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Plants for a Future: Fragaria vesca.
  2. Encyclopedia of Life: Fragaria vesca.
  3. GoBotany: Fragaria vesca.
  4. Wikipédia: Fragaria vesca.
  5. The Plant List: Fragaria vesca.
  6. Plantas que Curam. Cheiro de Mato. Sylvio Panizza. 1997.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.