Chá de Moringa: Emagrece, Melhora Circulação, Combate Diabetes e Ansiedade

0

Chá de Moringa: Emagrece, Melhora Circulação, Combate Diabetes e Ansiedade

Chá de Moringa: nativa do Himalaia (Noroeste da Índia) onde é conhecida como árvore do milagre devido às suas propriedades nutricionais. Atualmente o cultivo da moringa estende-se pela Ásia, África e Américas Central e do Sul.

Sua principal riqueza está no altíssimo valor nutricional das folhas e frutos, a moringa é usada tradicionalmente na Ásia e África como alimentação humana e animal, com propriedades especiais para a recuperação da nutrição e prevenção da cegueira.

Chá de Moringa Emagrece, Melhora Circulação, Combate Diabetes e Ansiedade
Chá de Moringa Emagrece, Melhora Circulação, Combate Diabetes e Ansiedade

Tanto as folhas, que têm um ligeiro sabor de agrião e espinafre, quanto as flores são usadas ​​em sopas, saladas e chás aromáticos.

Desidratadas, são utilizadas como tempero para carnes, ovos, etc. As frutas são consumidas cozidas (como o feijão) ou em conserva antes da maturação.

A moringa, também chamada de árvore da vida ou acácia-branca, é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C, entre outros, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Essa planta pode ser utilizada para tratar algumas doenças respiratórias, diminuir a ansiedade, perder peso e, inclusive, controlar a concentração de glicose no sangue em pessoas diabéticas.

Benefícios da moringa:

Segundo alguns estudos científicos, a moringa pode ser utilizada para diversas situações, sendo seus principais benefícios:

Aumentar a capacidade respiratória, ajudando a combater doenças como a asma;

Prevenir a diabetes, pois possui propriedades que ajudam a regular o estresse oxidativo, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, protegendo as células;

Proteger o coração, pois evita a absorção de colesterol no intestino e formação de placas de gordura nas artérias, diminuído assim o risco de doenças cardiovasculares;

Regular a pressão arterial, já que melhora a circulação sanguínea por causa do seu efeito vasodilatador;

Auxilia na perda de peso, pois possui fibras e proteínas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Prevenir e combate a anemia, já que as suas folhas possuem grande quantidade de ferro (105 mg por cada 100 g de folha), favorecendo a formação de glóbulos vermelhos;

Aumentar as defesas do organismo, pois é constituída por substâncias, como vitamina C, polifenóis e betacaroteno, que reforçam o sistema imune;

Possuir efeito analgésico e anti-inflamatório devido a presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico, que são substâncias que ajudam a diminuir o processo inflamatório, aliviando os sintomas de reumatismo e inflamação da próstata;

Proteger e hidratar a pele devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e A que possui, favorecendo, assim, a cicatrização da pele;

Melhorar a saúde do sistema digestivo, pois previne e auxilia no tratamento de úlceras estomacais, além de ajudar a combater a prisão de ventre devido a sua grande quantidade de fibras;

Ajudar a tratar as hemorroidas, pois possui efeito vasodilatador, estimulando a circulação sanguínea.

Melhorar a visão, pois é constituída por betacaroteno, que é um componente precursor da vitamina A que, dentre outras funções, é responsável por manter a saúde da visão;

Ajudar a diminuir os efeitos da menopausa, uma vez que ajuda a controlar os níveis de inflamação e estresse oxidativo durante esse período, fazendo com que a concentração de hormônios durante a menopausa estabilize.

Moringa Nome Popular:

Moringa, cedro, acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, moringueiro, quiabo-de-quina.

Moringa Nome Científico:

Moringa oleifera  Lam.

Receita Chá de Moringa:

Componentes: raízes, cascas das raízes, folhas. 10 gramas

Quantidade: água 250 mL

Como Preparar Chá de Moringa:

Infusão. Usar 10 gramas (1 colher sopa) de folhas em 250 mL de água.

Chá de Moringa Propriedades Medicinais:

Ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática e cicatrizante. A infusão é usada como diurético.

Para que Serve Chá de Moringa:

O chá de moringa é indicado para diminuir os níveis de açúcar e colesterol ruim do sangue. Para combater a desnutrição, arteriosclerose, doença arterial coronariana e o colesterol.

Como Fazer Chá de Moringa:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Para fazer o chá de moringa basta acrescentar as folhas de moringa em água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 2 xícaras do chá por dia.

Chá de Moringa Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo, náuseas, vômitos e diarreia.

É recomendado evitar o consumo da raiz e de seus extratos, pois contêm substâncias tóxicas que podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa à óbito.

A ingestão de moringa não é recomendada para mulheres grávidas e lactentes, pois essa planta medicinal pode interferir na produção de leite materno, entretanto, esse efeito ainda não está devidamente comprovado cientificamente, por isso, é importante consultar o médico antes de consumir a moringa.

O uso é contraindicado para mulheres gestantes, vez que as raízes possuem propriedades abortivas.

Em algumas pessoas, a planta pode causar diarreia, náuseas e queimação estomacal.

Pacientes que consomem medicamentos para deixar o sangue mais fino devem evitar o uso.

Pessoas com problema de tireoide só devem utilizar a erva sob recomendação e supervisão médica.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Rede Marango de Nicaragua: Moringa oleifera.
  2. Moringa Facts: The Miracle Tree.
  3. The Plant List: Moringa oleifera.
  4. Wikipédia: Acacia-branca.
  5. Wikipédia: Moringa oleifera.
  6. DE ALMEIDA, Marta Sofia Marques. Moringa oleifera Lam., seus benefícios medicinais, nutricionais e avaliação de toxicidade. Dissertação do upgrade ao Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, 2018. Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
  7. MIRANDA, Vanessa Karla Santos. Propriedades terapêuticas da Moringa oleífera L. na prevenção e no tratamento do câncer: uma revisão de literatura. II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. 2017.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.