Chá de Orégano: Combate Dor de Cabeça, Falta de Apetite e Dificuldade Menstrual

0

Chá de Orégano: Combate Dor de Cabeça, Falta de Apetite e Dificuldade Menstrual

Chá de Orégano: o orégano é uma erva originária da Bacia do Mediterrâneo, Oriente Médio e Arábia. Na medicina alternativa são utilizadas folhas frescas ou secas da planta.

Chá de Orégano Combate Dor de Cabeça, Falta de Apetite e Dificuldade Menstrual
Chá de Orégano Combate Dor de Cabeça, Falta de Apetite e Dificuldade Menstrual

Benefícios do Chá de Orégano:

O chá de orégano possui propriedades digestivas, expectorantes, diuréticas e desintoxicantes. Útil em casos de gases, falta de apetite e dificuldades menstruais. É muito bom contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre.

Seu uso externo na forma de unguento, cataplasma ou compressa, alivia dores reumáticas e articulares, bom para o tratamento de contusões, deslocamentos, inchaços, dor de cabeça e dores nas juntas, além de combater a celulite.

O chá de orégano ajuda a combater dores de cabeça causadas por problemas nos nervos.

O orégano quando usado como erva de banho é indicado para gripes e resfriados.

Inalações do chá podem limpar pulmões congestionados. As folhas mastigadas ou o óleo essencial diluído podem ser úteis para aliviar dor de dente.

O óleo essencial do orégano possui inúmeras propriedades medicinais, sendo composto basicamente de carvacrol e timol.

O orégano possui alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas contra a bactéria Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que a planta seja um conservante natural de alimentos.

O orégano é uma erva aromática muito utilizada como tempero na cozinha, especialmente de massas, saladas e molhos, e que traz benefícios para a saúde como ser antioxidante e anti-inflamatório, ajudando a prevenir e combater doenças.

A erva também pode ser utilizada para preparar um delicioso chá.

Orégano Nome Popular:

Orégano, manjerona-rasteira, manjerona-silvestre, orégão.

Orégano Nome Científico:

Origanum vulgare L.

Receita Chá de Orégano:

Componentes: folhas. 1 colher (sopa).

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar Chá de Orégano:

Infusão. Usar 1 colher (sopa) de erva seca em 1 xícara de água fervente.

Chá de Orégano Propriedades Medicinais:

Tônico geral, digestiva, espasmolítica, expectorante, carminativa, antisséptica.

Para que Serve Chá de Orégano:

O chá de orégano atua como tônico geral, digestiva, espasmolítica, expectorante, carminativa e antisséptica.

Devido a essas propriedades, é indicada em problemas de inapetência, digestão lenta, espasmos gastrointestinais, tosse, asma, enfisema, dores reumáticas, feridas, úlceras e micoses da pele.

Como Fazer Chá de Orégano:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (sopa) da erva seca em 1 xícara de água. Coloque as folhas de orégano em uma xícara separada e leve somente a água para ferver. Depois de esquentada, despeje a água no recipiente com as ervas e tome assim que esfriar.

O consumo do chá de orégano deve ser feito até 3 vezes ao dia. Indicado para aliviar a tosse, a má digestão, infecção urinária e candidíase.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Ferver 30 g de sumidades floridas em 1 litro de água. Adoçar e beber em pequenos copos. Eficaz contra asma.

Uso Externo. Aplicações em cosmética. Infusão. Usar 50 g em 1 litro de água é eficaz para manter a pele limpa e fresca. O banho é excelente tônico e desodorante.

Chá de Orégano Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Altas dosagens do chá de orégano podem provocar alergias na pele e vômitos. Gestantes e lactantes só devem consumir o chá sob acompanhamento de um especialista da área de saúde.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Enciclopedia de Plantas Medicinales, 219 pg.
  2. EMBRAPA: Plantas condimentares, cultivo e utilização.
  3. Infobibos: Cultivo e comercialização de orégano.
  4. The Plant List: Origanum vulgare .
  5. Wikipédia: Origanum vulgare .
  6. COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar.
  7. DA SILVA Milena, QUINTANS-JÚNIOR Lucindo et al. Anti-inflammatory effects of carvacrol: Evidence for a key role of interleukin-10. European Jornal of Pharmacology. 699. 112-117, 2013.
  8. CHO Soomin, CHOI Youngshim et al. Carvacrol prevents diet-induced obesity by modulating gene expressions involved in 3 adipogenesis and inflammation in mice fed with high-fat diet. Journal of Nutritional Biochemestry. 23. 2; 192-201, 2012.
  9. INDICE TERAPÊUTICO FITOTERÁPICO. Ervas Medicinais. 2ed. Petrópolis, RJ: EPUB, 2013. p. 353-354.
  10. LORENZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas Medicinais no Brasil Nativas e Exóticas. 2ªed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008. p.324.
  11. KOLDAS, S.; et al. Phytochemical Screening, Anticancer and Antioxidant Activities of Origanum vulgare L. subsp. viride (Boiss.) Hayek: A Plant of Traditional Usage. Journal of the Science of Food and Agriculture, 2014.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.