Chá de Porangaba: Combate Celulite, Ácido Úrico, Emagrece, Diurético, Tônico do Coração

0

Chá de Porangaba: Combate Celulite, Ácido Úrico, Emagrece, Diurético, Tônico do Coração

Chá de Porangaba: a porangaba ou é uma pequena árvore brasileira que pode ser encontrada predominantemente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. Também é encontrada em florestas tropicais da Argentina e do Paraguai.

No Brasil, a árvore é botanicamente classificada como Cordia salicifolia, sendo popularmente chamada de café-do-mato, pois produz um fruto de cor avermelhada semelhante a um grão de café torrado, do qual se fabrica um chá que é consumido como um substituto do café.

Já no Paraguai, a mesma árvore é classificada como Cordia ecalyculata.

Chá de Porangaba Combate Celulite, Ácido Úrico, Emagrece, Diurético, Tônico do Coração
Chá de Porangaba Combate Celulite, Ácido Úrico, Emagrece, Diurético, Tônico do Coração

Benefícios do Chá de Porangaba:

A erva é amplamente consumida no Brasil como suplemento para perda de peso, vez que diminui o apetite, age como um diurético e reduz depósitos de gordura e celulite.

Além das propriedades diuréticas, a porangaba é um bom tônico para o coração, pois pode estimular a circulação em geral.

Também é utilizada para aliviar tosses, regular a função renal, diminuir a quantidade de ácido úrico no corpo e para curar feridas externas.

Chá de Porangaba Emagrece?

O  chá possui potente efeito diurético, combatendo a retenção de líquidos, estimula a circulação e acaba a flacidez no corpo, varizes e celulite.

Quando associado a uma drenagem linfática ou tratamento similar, traz ótimos resultados.

Tomar antes das refeições dá sensação prolongada de saciedade, fazendo com que se coma menos durante o dia, ajudando assim no emagrecimento.

Alguns estudos indicam que o chá de porangaba ajuda na inibição do apetite, sobretudo na diminuição e na vontade de comer doces, pois esse é um problema para muitas pessoas, já que o açúcar em excesso engorda e contribui para o diabetes.

Por isso, quem está propenso a esta situação deve começar a tomar a porangaba o quanto antes.

O chá é um excelente estimulante e energético, ainda mais quando associado ao guaraná, chá verde ou ginseng, por isso é que o chá de porangaba é usado como componente de diversos suplementos para emagrecer e queimar gorduras.

Porangaba Nome Popular:

Porangaba, bugrinho, café-do-mato, cafezinho, caraiba, chá-de-bugre, chá-de-frade, chá-de-soldado, laranja-do-mato, laranjinha-do-mato, louro-salgueiro, rabugem.

Porangaba Nome Científico:

Cordia salicifolia Cham.

Receita Chá de Porangaba:

Componentes: folhas secas, casca do fruto, cascas do tronco. 3 colheres (chá)

Quantidade: água 1L

Como Preparar Chá de Porangaba:

Infusão. Usar 3 colheres (chá) em 1 litro de água.

Chá de Porangaba Propriedades Medicinais:

Antiviral, antitussígena, béquica, cardiotônica, cicatrizante, diurética (forte, sem soltar o intestino), energética, estimulante da circulação, estimulante, estomáquica, febrífuga, refrigerante, supressor do apetite, tônica.

Para que Serve Chá de Porangaba:

O chá de porangaba é indicado para combater a celulite, prevenir depósito de gorduras nas artérias, diarreia, edemas, emagrecer abdômen, estimular a circulação, gastrite, inchaço das pernas, obesidade, pernas inchadas, reumatismo, reduzir o apetite, tosse, úlcera, vírus da herpes tipo 1. 

Como Fazer Chá de Porangaba:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Aqueça 1 litro de água e assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione 3 colheres (chá) de porangaba picada e tampe. Deixe a mistura descansando durante 15 minutos, coe as folhas e tomar 2 a 3 xícaras durante o dia.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (sopa) em uma xícara de água. Tomar duas a três vezes ao dia, 30 minutos antes de refeições.

Chá de Porangaba Efeitos Colaterais e Contraindicação:

As pessoas que sofrem com ansiedade, insônia, nervosismo, estresse devem tomar muito cuidado com o consumo da porangaba, devido aos seus efeitos estimulantes.

Assim como quem sofre com problemas cardíacos ou hipertensão, pois o chá de porangaba tem ação cardiotônica e pode interagir com outros medicamentos.

Não pode ser consumido sem o conhecimento de seu cardiologista.

Pode causar irritação no estômago em pessoas sensíveis.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. ALONSO, J., Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004
  2. ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013
  3. COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia, 2ª ed, Cejup, 1994.
  4. LORENZI, H., Mattos, F.J.A., Plantas Medicinais no Brasil – nativas e exóticas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2002.
  5. Wikipédia: Cordia salicifolia.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.