Chá de Soja: Previne Sintomas da Menopausa e Andropausa, Combate Colesterol, Insônia

0

Chá de Soja: Previne Sintomas da Menopausa e Andropausa, Combate Colesterol, Insônia

Chá de Soja: a soja é uma cultura cuja origem se atribui ao Continente Asiático, sobretudo a região do Rio Yangtzé, na China.

A soja é um alimento utilizado como base para diversos produtos, incluindo o leite de soja, o tofu, o miso e o molho tamari (tradicional na cozinha da Indonésia e outros países do Oriente), além de outros alimentos consumidos por todo o mundo.

Chá de Soja Previne Sintomas da Menopausa e Andropausa, Combate Colesterol, Insônia
Chá de Soja Previne Sintomas da Menopausa e andropausa, Combate Colesterol, Insônia

Benefícios da Soja:

É um alimento que contém quantidades mínimas de gordura e colesterol, sendo rica em proteínas de fácil digestão.

Os produtos à base de soja costumam ser ricos em antioxidantes e aminoácidos importantes, sendo muitas vezes apontados em estudos como responsáveis na prevenção de certas formas de câncer.

A soja possui grande quantidade de proteínas, cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre e vitaminas como A, C e E, além de vitaminas do Complexo B.

A soja favorece o bom funcionamento do estômago, fígado e intestinos.

Os produtos à base de soja costumam ser ricos em antioxidantes e aminoácidos importantes, sendo muitas vezes apontados em estudos como responsáveis na prevenção de certas formas de câncer.

As isoflavonas daidzeína e genisteína são encontradas na soja em abundância, trata-se de um alimento conhecido como possuidor de “proteínas completas”, ou seja, quaisquer aminoácidos que o corpo é incapaz de produzir por conta própria são encontrados no vegetal.

O corpo necessita de 20 aminoácidos para se sustentar, mas apenas 11 destes são produzidos naturalmente dentro do corpo. Os outros nove são encontrados em dietas. A soja é a única fonte vegetal que contém todos esses nove aminoácidos.

O chá de soja é feito com as suas folhas e ajuda prevenir sintomas da menopausa e andropausa.

A espécie Glycine max faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Soja Nome Popular:

Soja, fava-da-manchúria, feijão-chinês, feijão-da-china, feijão-soja.

Soja Nome Científico:

Glycine max (L.) Merr.

Receita Chá de Soja:

Componentes: brotos, caule, flores, folhas, raízes, sementes. 20 – 30 gramas folhas secas

Quantidade: água 1 L

Como Preparar Chá de Soja:

Infusão. Usar 20 a 30 g de folhas secas em 1 litro de água.

Chá de Soja Propriedades Medicinais:

Adstringente, antigripal, antiofídica, anti-reumática, calmante, dissolvente, emoliente, estomáquica, fungicida, hipocolesterolêmica, (reduz o colesterol ruim, o LDL, sem alterar o bom, o HDL), laxante, nutritiva, remineralizante, sudorífera, tônica, vasodepressora.

Para que Serve Chá de Soja:

Afecções (bexiga, coração, intestinos, vesícula biliar), arteriosclerose, câncer de mama e colo de útero, cegueira, córnea, debilidade, disúria, doença de pele, dor de cabeça, dor reumática, edema, estômago, febre, fungo, gripe, hipercolesteremia (reduz o colesterol ruim, o LDL, sem alterar a taxa de bom colesterol, o HDL), insônia, osteoporose, reumatismo.

O chá das suas folhas previne e melhora os sintomas da menopausa e andropausa.

Como Fazer Chá de Soja:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 20 a 30 g de folhas secas em 1litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras por dia.

Como Fazer Leite de Soja Caseiro:

Escolher os grãos da soja, lavar bem e deixar de molho de um dia para outro. No dia seguinte, escorrer a água e lavar novamente para colocar em um liquidificador e bater com a água.

Coar em um pano de prato e colocar em uma panela levando ao fogo. Quando levantar fervura, deixar em fogo baixo por 10 minutos. Esperar esfriar e manter sempre na geladeira.

As bebidas de soja duram em média 3 dias se ficarem sempre dentro da geladeira e, por isso, não se deve consumida após este prazo.

Chá de Soja Efeitos Coalterais e Contraindicação:

Não usar na gravidez e consultar o médico se estiver fazendo reposição hormonal, para avaliar possíveis interações. Não deve ser consumida por pessoas alérgicas à soja.

A alergia à soja é mais comum em crianças e jovens, podendo levar a cólicas e presença de sangue nas fezes.

As sementes maduras cruas são tóxicas, por isso devem ser consumidas sempre cozidas.

chá de soja

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Batistuzzo J.A.O., Itaya M., Eto Y., Formulário médico-farmacêutico 4ºed., Pharmabooks, São Paulo, 2011.
  2. Castejon, L. V.; Finzer, J.R.D. Avaliação da viscosidade da lecitina de soja, Anais da VI Jornada Científica da Fazu, Uberada, 2007.
  3. Plantas de Interesse ao SUS. Portal da Saúde.
  4. The Plant List: Glycine max .
  5. Wikipédia: Soja.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.