Chá de Tamarindo: Laxante Natural, Cicatrizante, Combate Diarreia, Disenteria, Vermes

0

Chá de Tamarindo: Laxante Natural, Cicatrizante, Combate Diarreia, Disenteria, Vermes

Chá de Tamarindo: o tamarindo é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia. No Brasil, o fruto é muito consumido nas Regiões Norte e Nordeste.

Cultivada em países como China, Paquistão e Vietnã, ele é um ingrediente relativamente frequente em certas cozinhas orientais, também é famoso por regular o intestino preguiçoso.

Chá de Tamarindo Laxante Natural, Cicatrizante, Combate Diarreia, Disenteria e Vermes

Benefícios do Tamarindo:

A polpa do tamarindo possui compostos químicos importantes, minerais, vitaminas e fibras alimentares  apresenta muitos benefícios para a saúde.

O tamarindo possui açúcares e sais orgânicos que aceleram o processo de evacuação, sem irritar a parede intestinal.

Isso se dá graças à fibra dietética, que aumenta os volumes intestinais auxiliando na prevenção da prisão de ventre e na eliminação do colesterol ruim, ainda contém ácido tartárico, que atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres.

A atividade laxante to tamarindo é cientificamente reconhecida e adotada pelas farmacopeias de quase todo o mundo.

A infusão feita com as folhas pode ser usada para melhorar as funções biliares e hepáticas, além das afecções febris. Pode ser usada ainda para aliviar prisão de ventre e dores provenientes da artrite.

Na medicina tradicional é usado na cicatrização de feridas, dores abdominais, diarreia, disenteria, infestação parasitária, febre, malária e problemas respiratórios.

É comumente usado em países tropicais por causa de suas propriedades laxativa e afrodisíaca.

O chá de tamarindo é ideal para crianças que possuem intestino preguiçoso.

A casca é adstringente e tônico e suas cinzas podem servir internamente como digestivo.

Incorporado em loções ou cataplasmas, a casca pode aliviar feridas, úlceras, furúnculos e erupções cutâneas. Pode ser administrada como uma decocção contra asma e amenorreia e como antipirético. 

Os extratos de folhas exibem atividade antioxidante no fígado, são tidos como ingrediente comum em medicamentos redutores cardíacos e de açúcar no sangue.

Os resultados de vários ensaios farmacológicos registram para extrato da polpa dos frutos as atividades: antioxidante, antimicrobiana contra fungos e bactérias causadoras de dermatoses e infecções intestinais,como a Escherichia coli e Vibrio cholerae.

Folhas jovens podem ser utilizadas em compressas quentes em reumatismo, aplicada a feridas e chagas ou administradas como cataplasma para a inflamação de articulações, reduzir o inchaço e aliviar a dor.

A decocção adoçada das folhas é indicada contra infecção de garganta, tosse, febre e vermes intestinais.

O suco filtrado quente de folhas jovens e o cataplasma das flores são usadas para a conjuntivite.

A polpa pode ser utilizada em massagem para tratar o reumatismo, como um refrigerante ácido, um laxante suave e também para tratar o escorbuto, além de ser rica em vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo e ferro.

O tamarindo em pó as sementes podem ser dadas em casos de disenteria e diarreia.

Embora a atividade laxativa ainda não tenha seu mecanismo totalmente desvendado, sabe-se que o tamarindo é rico em ácidos frutosos, pectinas e gomas, suspeita-se que, para complementar a ação desses componentes, seus açúcares e sais orgânicos acelerem ainda mais a evacuação.

chá de pêssego

Modo de Conservar o Tamarindo:

Retire as cascas dos frutos e acondicione as polpas sem as sementes dentro de vidros, colocando as camadas alternadas com calda quente de açúcar mascavo. Em geladeira, esse preparado dura até 3 meses.

Princípios Ativos do Tamarindo:

O tamarindo contém açúcares redutores (frutose e glicose), ácidos orgânicos (tartárico, cítrico, málico, succínico, láctico e oxálico), pectina, gomas, minerais, aminoácidos e pigmentos.

Tamarindo Nome Popular:

Tamarindo, tamarindeiro, tamarino, jabão, cedro-mimoso, jataí.

Tamarindo Nome Científico:

Tamarindus indica L.

Receita Chá de Tamarindo:

Componentes: folhas e polpa da fruta. 1 colher (sopa)

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar Chá de Tamarindo:

Infusão. Usar 1 colher (sopa) de folhas secas e picadas em uma xícara de água.

Chá de Tamarindo Propriedades Medicinais:

Antidiabético, antimicrobiana, antivenômica, antioxidante, antimalárico, cardioprotetor, hepatoprotetora, antiasmática, laxante, anti-hiperlipidêmico, afrodisíaca, adstringente, tônico, antipirético, antiparasitário, antifúngico, antiviral.

Para que Serve o Chá de Tamarindo:

Age como vermífugo, cicatrização de feridas, dores abdominais, diarreia, disenteria, infestação parasitária, febre, malária, problemas respiratórios, úlceras, furúnculos, erupções cutâneas, asma, amenorreia, reumatismo, infecção de garganta, tosse, febre, vermes intestinais.

Chá de Pau-ferro

Como Fazer o Chá de Tamarindo:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (sopa) de folhas secas e picadas em uma xícara de água.

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e jogue por cima das folhas em uma xícara.

Mantenha tampada a mistura para descansar e, passados aproximadamente 15 minutos, coe e consuma. Se preferir, adoce com mel e tome duas xícaras por dia.

Suco. Usar 50 g de polpa peneirada em um copo de água filtrada, adicionar mel e tomar um copo por dia (febrífugo, laxante, anti-inflamatório).

Uso Externo. Infusão. Fazer gargarejos para inflamações da garganta.

Uso Interno. Infusão. Purgante. Em 1 copo, coloque 3 a 5 colheres (sopa) rasas da polpa do tamarindo, 3 frutos de sene fatiados e adicione água fervente. Misture bem até a completa dissolução e coe. Tome 1 copo à noite, após a digestão do jantar. No dia seguinte, procure evacuar antes de sair de casa.

Uso Interno. Maceração. Obstipação Intestinal (laxante para adultos). Em 1 copo, Em 1 copo, coloque 3 a 5 colheres (sopa) da polpa do tamarindo e adicione água fervente. Deixe em maceração por 1 hora, agitando de vez em quando e coe. Tome 1 copo à noite, após a digestão do jantar.

Uso Interno. Maceração. Laxante Infantil. Leve em conta a idade da criança, sendo que com menos de 3 anos de idade, coloque 1 colher (café) de polpa para cada ano de idade, em 1 xícara (chá) e adicione água morna. Deixe em maceração por 1 dia. Coe em um tecido grosso e acrescente mel. Administre 1 xícara (chá), de preferência à noite ao deitar, após a digestão do jantar.

Suco Refrescante. Estados Febris e Colites. Em 1 copo, coloque 1 colher (sopa) rasa de polpa e adicione água fervente. Misture bem, deixe em maceração por 1 hora e coe em um tecido grosso. Tome 1 copo por dia.

Refresco de Tamarindo:

Coloque em um recipiente, 2 colheres (sopa) rasas de polpa e adicione 2 xícaras (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 15 minutos. Coe e adicione ao líquido obtido, uma calda rala de açúcar. Leve novamente ao fogo, até adquirir consistência de uma xarope, faça refresco adicionando água gelada a gosto ou servido com gelo.

Chá de Tamarindo Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Não há informações sobre efeitos de tratamentos à base de tamarindo na gravidez.

Por segurança, melhor que as gestantes os evitem.

O uso do tamarindo não apresenta restrições, e modifica as funções intestinais que acabam por se executar naturalmente, tornando regular e mais fácil a evacuação.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Science Direct (Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, 2014): Tamarindus indica and its health related effects.
  2. SALGADO, J. M. Sementes de tamarindo. Jornal Gazeta de Piracicaba – Caderno Nutrição & Saúde, Piracicaba (SP). 2010.
  3. Plantas que Curam. Cheiro de Mato. Sylvio Panizza. 1997.
  4. Plantas Medicinais do Brasil. Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi. 2ª Edição. 2008.
  5. Revista Árvore (2010): Caracterização morfológica de frutos e sementes e desenvolvimento pós-seminal de Tamarindus indica L.
  6. World Agroforestry Centre (2009): Tamarindus indica.
  7. Royal Botanics Garden (KEW): Tamarindus indica.
  8. United States Department of Agriculture: Tamarinds raw.
  9. The Plant List: Tamarindus indica.
  10. Wikipédia: Tamarindus.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.