Chá de Tomilho: Combate Ansiedade, Fadiga, Depressão, Artrite, Tosse e Bronquite

0

Chá de Tomilho: Combate Ansiedade, Fadiga, Depressão, Artrite, Tosse e Bronquite

Chá de Tomilho: o tomilho é originário da Bacia do Mediterrâneo, encontra-se em estado silvestre em certas regiões da Espanha, Portugal e países próximos. No Brasil esta planta aclimatou-se facilmente. 

O nome do tomilho deriva do grego “thymus”, que significa coragem. Na Grécia, acreditava que ele aumentava a força e a sabedoria.

O tomilho é conhecido por seu uso na culinária, pois acentua o saber de carnes e peixes e entra até em algumas receitas doces. É um ingrediente muito utilizado na culinária mediterrânea e grega e possui diversos usos terapêuticos.

Chá de Tomilho Combate Ansiedade, Fadiga, Depressão, Artrite, Tosse e Bronquite
Chá de Tomilho Combate Ansiedade, Fadiga, Depressão, Artrite, Tosse e Bronquite

Benefícios do Chá de Tomilho:

O chá de tomilho possui propriedades sedativas que ajudam a reduzir ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides.

Os seus fitoquímicos relaxam o trato digestivo e brônquios, beneficiando pessoas com congestão no peito e indigestão.

O óleo de tomilho já demonstrou forte atividade antibacteriana e antioxidante, além de proporcionar alivio à dores no corpo, incluindo juntas artríticas.

Para uso medicinal são colhidas as sumidades floridas em um dia sem nuvens, pela manhã, após evaporada a umidade do orvalho.

Nessas condições a quantidade de essência apresenta-se em maior concentração. Secar a sombra em local bem ventilado e armazenar em sacos de papel fechados ou caixas de madeira.

O tomilho, além de saboroso, é antisséptico. Essa ação se deve aos óleos essenciais, principalmente o timol, pois esse composto tem ainda um efeito expectorante e ajuda a aliviar sintomas de tosse e bronquites, além de ajudar eliminar o catarro das vias respiratórias e ser usado como ingrediente de creme dental.

De sabor levemente amargo, é muito utilizado na culinária, em banhos de imersão ou em almofadas para perfumar ambientes. Suas folhas e ramos novos possuem sabor levemente amargo e picante, com aroma canforáceo.

Faz parte de numerosas preparações farmacêuticas e trabalhos de embalsamamento. É também indicado como repelente de mosquito.

O tomilho é usado na indústria de perfumes e como aromatizante de licores.

Princípios Ativos do Tomilho:

O tomilho possui óleos essenciais como o timol, carvacrol, borneol, linalol e geraniol, além de resinas, saponinas ácidas, sais minerais, pectina e princípios amargos.

Como Conservar o Tomilho:

As extremidades dos ramos novos com as folhas e as flores são utilizadas frescas ou secas ao sol, em forma de feixes, em local ventilado e sem umidade. Conservar em vidros ou em sacos de pano.

Tomilho Nome Popular:

Tomilho, poejo, timo.

Tomilho Nome Científico:

Thymus vulgaris L.

Receita Chá de Tomilho:

Componentes: sementes, flores, folhas e óleo essencial. 2 colheres

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar Chá de Tomilho:

Infusão. Usar 2 colheres de folhas picadas em 1 xícara de água.

Chá de Tomilho Propriedades Medicinais:

Tônico, estimulante de apetite, antiespasmódico, antisséptico, antifúngico, expectorante.

Para Que Serve o Chá de Tomilho:

Na medicina popular, é usado em forma de líquido para limpeza bucal, evitar a perda de dentes, laringites, feridas de boca, formação de placa bacteriana, dor de garganta, amigdalite e má-respiração.

Compressas para congestão pulmonar, incluindo asma, bronquites, resfriados e gripe.

Cataplasma para feridas e mastite. Lavagem para infecções fungosas como pé-de-atleta e lombriga, além de piolhos e sarnas. Ducha para candidíase.

Compressas para contusões. Colírio para olhos doloridos e enxaguante de cabelo para caspa.

Pomada para acne, marcas, queimaduras e feridas. Usada como erva de banho para músculos doloridos, artrite e resfriados.

O óleo essencial é acrescentado a sabões e inalações antidepressivas, óleos de massagem para músculos doloridos, reumatismo e ciática, além de ser aplicado diretamente em verrugas.


Você conhece o “Livro Sagrado Dos Chás Medicinais”?

Este e-book é um dos maiores compêndios de Chás Medicinais já produzido! É um Guia Completo!

O Livro Sagrado Dos Chás Medicinais, escrito pelo Agrônomo José Aldair Merlo, é sucesso de vendas em todo o Brasil, e está inteiramente otimizado para o formato digital, com os conceitos e conteúdos atualizados com base numa ampla pesquisa bibliográfica de mais de 2 anos de estudo, para ajudar você a reconquistar e manter sua saúde praticando a Medicina Natural!

O Livro Sagrado Dos Chás Medicinais reúne 200 Chás Medicinais em 638 páginas de conteúdo!

Juntamente com o Livro Sagrado dos Chás Medicinais você ainda vai GANHAR Inteiramente GRÁTIS um Super Bônus, o e-book das “110 Receitas Naturais com Poderes Medicinais”.

São receitas com ervas Medicinais fáceis de fazer, com diversos Benefícios e 100% Naturais para combater:

Diabetes, Pressão Alta, Gripes, Sinusite, Insônia, Ansiedade, Depressão, Colesterol Alto, Dor de Cabeça, Enxaqueca, Dores Musculares, Reumatismo, Dores do Estômago, Inflamação da Garganta, Inchaços e Emagrecer.

Como Fazer o Chá de Tomilho:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Colocar 2 colheres de folhas picadas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 10 g de folhas e flores por litro de água, deixe abafado por 10 minutos e coe. Tomar 1 xícara de chá 2 a 3 vezes aos dia. Para tosse, gripe forte ou garganta inflamada a infusão pode ser adoçada com mel.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Gripes, resfriados, tosse, desobstrução das vias aéreas. Coloque em 1 xícara (chá), 1 colher (sopa) de folhas e flores e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Adoce com um pouco de mel, açúcar mascavo ou estévia. Tome 1 xícara de chá ainda morno, de 2 a 3 vezes ao dia.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Decocção. Acrescentar 50 g da planta em 1 litro de água quente. Deixar em ebulição por 3 minutos. Aplicar como compressa, loção, banho ou antisséptico bucal.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Maceração. Escaras de decúbito, reumatismo. Coloque 3 colheres (sopa) de folhas e flores em 1 xícara (chá) de vinagre branco. Deixe em maceração por 7 dias. Coe em um pano ou chumaço de algodão, 2 vezes ao dia, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, lave normalmente.

Banho Estimulante de Tomilho:

Coloque 3 colheres (sopa) de folhas e flores em 1 litro de água fervente. Desligue o fogo e coe. Acrescente à água do banho e faça banho de imersão por, no mínimo, 15 minutos, não deixando a água atingir o nível do coração (peito). Repita o tratamento 1 vez por semana.

Banho Para Fortalecer os Cabelos:

Essa infusão serve para fortalecer a raiz, diminuir a queda e combater fungos dos cabelos. Coloque 2 colheres (sopa) de folhas e flores em 1 copo de água fervente. Desligue o fogo, espere esfriar e coe.

Lave os cabelos normalmente, massegeie o couro cabeludo com essa infusão, deixando agir por 15 minutos e enxágue. Repita o tratamento 1 vez por semana.

Chá de Tomilho Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Pode causar reações alérgicas, especialmente em crianças. Em doses excessivas pode causar convulsão. Não se recomenda usar a essência por longo período de tempo.

O óleo essencial de tomilho não deve ser utilizado durante a gravidez, crianças até 6 anos, pacientes com gastrite, pessoas com insuficiência renal e cardíaca, epilepsia e Mal de Parkinson.

Como a maioria dos óleos essenciais, deve ser diluído antes de ser aplicado à pele.

Não deve ser usado por quem sofre de úlceras e hipertireoidismo.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. University of Maryland Medical Center.
  2. Natural Products Communications; Comparison of Volatile Constituents, and Antioxidant and Antibacterial Activities of the Essential Oils of Thymus Caucasicus, T. Kotschyanus and T. Vulgaris; S. Asbaghian, et al.
  3. Plantas que curam. Cheiro de Mato. Sylvio Panizza. 1997.
  4. Plantas Medicinais no Brasil Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi. 2008.
  5. QUEIROZ, R. G. O mundo mágico das plantas. Thesaurus Editora, Brasília (DF), 2003.
  6. Enciclopedia de Plantas Medicinales.
  7. The Plant List: Thymus vulgaris.
  8. Wikipédia: Tomilho.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.