Chá de Trevo-vermelho: Combate Ondas de Calor na Menopausa, Atua Como Expectorante

0

Chá de Trevo-vermelho: Combate Ondas de Calor na Menopausa, Atua Como Expectorante

Chá de Trevo-vermelho: a erva é originária da Europa. Na antiguidade, o trevo-vermelho era chamado de triphyllon, que significa três folhas.

Este termo também relaciona ao nome comum que significa “três-copado”, era dito que as três folhas correspondiam às deusas de tríade na mitologia grega. Posteriormente, o trevo passou a significar a Trindade no Cristianismo.

Chá de Trevo-vermelho: Combate Ondas de Calor na Menopausa, Atua Como Expectorante
Chá de Trevo-vermelho Combate Ondas de Calor na Menopausa, Atua Como Expectorante

Benefícios do Trevo-vermelho:

O trevo-vermelho pode ser usado para diferentes fins, tais como a melhoria da circulação do sangue e a redução do colesterol.

O tratamento de osteoporose pode ser realizada com a ajuda do trevo-vermelho.

A ocorrência de ondas de calor em mulheres durante a menopausa pode ser reduzida o uso do extrato seco de trevo-vermelho, devido à concentração das isoflavonas.

As isoflavonas funcionam como estrogênio natural, diminuindo sintomas, tais como seios doridos, que estão associados com a fase de TPM.

O trevo-vermelho pode ser usado como um expectorante.

O trevo-vermelho é uma planta medicinal rica em fitoestrógenos, utilizada contra os sintomas ligados à menopausa e regula os níveis hormonais nas mulheres, pois é composto de altos níveis de flavonoides, fitoestrógenos que simulam o efeito do estrogênio.

Assim como os hormônios femininos produzidos pelo corpo, os fitoestrógenos se ligam aos mesmos receptores, contudo, agem de forma mais suave no organismo.

Desta forma, o trevo é útil no tratamento das ondas e calor e suores noturnos durante a menopausa. 

Ajuda a eliminar ácido úrico do corpo, o que o torna útil para o tratamento da gota, pois o excesso de ácido úrico no corpo causa a formação de cristais nas articulações. Os níveis de estrogênio ainda se mostram úteis para a prevenção da osteoporose.

O trevo-vermelho também é usado para acalmar tosses, diminuir inflamações de pele e melhorar a saúde em geral.

A espécie Trifolium pratense faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.


Antes de você continuar lendo sobre o chá de trevo-vermelho, gostaria que você soubesse que esse chá está no ebook recém lançado no Brasil, é o livro digital “Livro Sagrado dos Chás Medicinais”. São 200 ervas em 638 páginas de conteúdo completo!

E ainda tem muito mais, você leva também mais um ebook com “110 Receitas com Poderes Medicinais”. São receitas com ervas Medicinais fáceis de fazer, com diversos Benefícios e 100% Naturais para combater:

Diabetes, Pressão Alta, Gripes, Sinusite, Insônia, Ansiedade, Depressão, Colesterol Alto, Dor de Cabeça, Enxaqueca, Dores Musculares, Reumatismo, Dores do Estômago, Inflamação da Garganta, Inchaços e Emagrecer.


Princípios Ativos do Trevo-vermelho:

O trevo-vermelho é uma planta rica em minerais e compostos flavonoides, eugenol, cumarina, beta-sitosterol, salicilato de metila, ácido salicílico, beta-caroteno, molibdênio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, ferro, selênio, cálcio e várias vitaminas (vitamina B, vitamina C e vitamina E).

O trevo-vermelho é uma fonte rica em isoflavonas. A funcionalidade destas substâncias químicas solúveis em água é semelhante ao estrogênio.

Trevo-vermelho Nome Popular:

Trevo-vermelho, trevo-comum, trevo-de-vaca, trevo-do-prado, trevo-roxo, trevo-trifoliado, trevo-violeta.

Trevo-vermelho Nome Científico:

Trifolium pratense L.

Receita Chá de Trevo-vermelho:

Componentes: flores secas. 15 gramas

Quantidade: água 150 ml

Como Preparar Chá de Trevo-vermelho:

Infusão. Usar 15 gramas de flores em uma xícara de água.

Chá de Trevo-vermelho Propriedades Medicinais:

Antiespasmódica, expectorante, vulnerária.

Para que Serve o Chá de Trevo-vermelho:

Esfoliações, acne, psoríase, eczema, furúnculo, catarro bronquial, tosse, bronquite, sintomas da menopausa.

Como Fazer o Chá de Trevo-vermelho:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 15 gramas de flores em uma xícara de água fervente e deixe em infusão durante 10 minutos. Depois, basta coar e tomar, no máximo 3 vezes ao dia.

Chá de Trevo-vermelho Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Apesar de ter capacidade de eliminar toxinas do organismo, o trevo-vermelho pode diluir o sangue. Deste modo, não deve ser utilizado sem supervisão médica.

É contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que estejam amamentando; para crianças abaixo de 12 anos e no caso de doenças associadas a hormônios, devido a potenciais efeitos hormonais.

Raramente podem ocorrer reações adversas com o uso desse chá, como por exemplo, alterações gastrointestinais como dor de estômago, enjoos (náusea) e diarreias; leve sangramento gengival ou nasal ou reações de hipersensibilidade, como manchas elevadas (erupção), vergões com coceira (urticária) e coceira na pele.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Coon, Joanna Thompson, Max H. Pittler, and Edzard Ernst. “Trifolium pratense isoflavones in the treatment of menopausal hot flushes: a systematic review and meta-analysis.” Phytomedicine 14.2-3 (2007): 153-159.
  2. Booth, N. L., Piersen, C. E., Banuvar, S., Geller, S. E., Shulman, L. P., & Farnsworth, N. R. (2006). Clinical studies of red clover (Trifolium pratense) dietary supplements in menopause: a literature review. Menopause, 13(2), 251-264.
  3. Hidalgo, Luis A., et al. “The effect of red clover isoflavones on menopausal symptoms, lipids and vaginal cytology in menopausal women: a randomized, double-blind, placebo-controlled study.” Gynecological Endocrinology 21.5 (2005): 257-264.
  4. The Clinician’s Handbook of Natural Healing.
  5. Journal of Cancer Research and Clinical Oncology, 1993. A. Maucher, et al, Evaluation of the Antitumor Activity of Coumarin in Protate Cancer Models.
  6. Cassady, John M., et al. “Use of a mammalian cell culture benzo (a) pyrene metabolism assay for the detection of potential anticarcinogens from natural products: inhibition of metabolism by biochanin A, an isoflavone from Trifolium pratense L.” Cancer research 48.22 (1988): 6257-6261.
  7. The Plant List: Trifolium pratense.
  8. Wikipédia: Trifolium pratense.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.