Chá de Urtiga-Branca: Tônico Uterino, Reduz Fluxo Menstrual, Combate Corrimento e Cólicas

0

Chá de Urtiga-Branca: Tônico Uterino, Reduz Fluxo Menstrual, Combate Corrimento e Cólicas

Chá de Urtiga-Branca: a urtiga-branca é uma planta medicinal nativa da Europa, Ásia, Norte da África e América do Norte. É uma planta medicinal e alimentícia de uso muito antigo.

No uso popular, faz parte da Farmacopeia Chinesa e das medicinas populares dos países europeus por suas propriedades medicinais adstringentes, emolientes e expectorantes.

A urtiga-branca é uma erva anual e floresce desde o final do outono e até no inverno, com flores brancas, grandes e possui um suave aroma e muito pólen, devido a essa característica também é chamada de urtiga-das-abelhas por suas propriedades atrativas aos insetos polinizadores.

A urtiga-branca não é uma urtiga, pois pertence a outro gênero (Lamium) e não possui pelos urticantes ou ardidos. 

Chá de Urtiga-Branca Tônico Uterino, Reduz Fluxo Menstrual, Combate Corrimento e Cólicas
Chá de Urtiga Branca Tônico Uterino, Reduz Fluxo Menstrual, Combate Corrimento

Benefícios da Urtiga-Branca:

A urtiga-branca é uma erva adstringente e emoliente utilizada principalmente como um tônico uterino para reduzir o fluxo menstrual excessivo.

É usada tradicionalmente para corrimento vaginal anormal e algumas vezes indicada para aliviar cólicas menstruais.

A infusão serve para tratar cálculos renais, diarreia, problemas menstruais, hemorragia pós-parto, descargas vaginais e prostatite.

Externamente, é aplicada a hemorroidas e varizes. Produtos homeopáticos podem ser feitos a partir da urtiga-branca para o tratamento de distúrbios da bexiga, distúrbios renais e amenorreia.

A água destilada das flores e folhas é uma excelente e eficaz colírio para aliviar as condições oftálmicas. A urtiga-branca é também utilizada como um tratamento para leucorreia, hiperplasia benigna da próstata (HPB) e problemas gastrointestinais.

Suas flores fervidas em água podem ser usadas como uma erva medicinal para o catarro e hidropisia, e as raízes cozidas em vinho indicada para pedras nos rins. A planta é colhida no verão e pode ser secada para uso posterior.

A espécie Lamium album faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

chá de urtiga-branca

Urtiga-Branca Nome Popular:

Urtiga-branca, lâmio-branco, lamium, urtiga-morta, urtiga-de-abelha, erva-angélica, urtiga-mansa.

Urtiga-Branca Nome Científico:

Lamium album L.

Receita de Chá de Urtiga-Branca:

Componentes: planta inteira (folhas, raízes). 1 colher (chá)

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar o Chá de Urtiga-Branca:

Infusão. Usar 1 colher (chá) de folhas em uma xícara de água.

Chá de Urtiga-Branca Propriedades Medicinais:

Adstringente, emoliente, expectorante.

Para que Serve o Chá de Urtiga-Branca:

Tratamento de casos de corrimento vaginal (leucorreia) ou distúrbios gastrointestinais.

Amenorreia, tratamento do aparelho genital feminino, diarreia, sangramento menstrual intenso, atonia e esclerose do útero, hemoptise, hemorragia, inflamação das vias urinárias, menstruação muito precoce, metrorragia, rins, uremia dos homens idosos.

Externamente é indicada para tratar coceira no couro cabeludo, como no caso da caspa; e a compressa de urtiga é aplicada em varizes e hemorroidas.

Além disso, a água destilada das flores e folhas desta planta é um eficaz colírio para aliviar as condições dos olhos. As suas flores fervidas na água podem ser utilizadas como erva medicinal para a hidropisia e catarro.

Como Fazer o Chá de Urtiga-Branca:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar uma colher (chá) de folhas ou partes aéreas picadas em uma xícara de água fervente. Tomar 3 xícaras por dia por 7 dias.

Uso Externo. Decocção. Usar 50 a 100g de folhas ou partes aéreas em 1 litro de água. Deixar ferver por 30 minutos. Podem ser empregadas fricções em couro cabeludo, compressas, colutório.

Uso Externo. Tintura a 10% pode ser usada na forma de fricções sobre superfícies dolorosas.

Uso Externo. A urtiga-branca pode ser aplicada em compressas de folhas sobre as veias varicosas.

A água destilada das flores e folhas da urtiga branca é um excelente colírio para irritações oculares.

Chá de Urtiga-Branca Efeitos Colaterais e Contraindicação:

A única precaução descrita na literatura, para o uso desta planta, é que ela seja evitada por aqueles que sofrem de aumento da taxa de coagulação do sangue.

chá de urtiga-branca

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Southern Cross University. Lamium album.
  2. Chevalier A. 2001. Encyclopedia of Medicinal Plants. Revised edn. NSW, Australia: Dorling Kindersley. p.225.
  3. ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013
  4. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.
  5. LIMA, Naiana GPB, et al. Urtica dioca: uma revisão dos estudos das suas propriedades farmacológicas. Rev. Bras. Farm., 89(3): 199-206, 2008.
  6. McGuffin M, Hobbs C, Upton R, Goldberg A (eds). 1997. American Herbal Products Association’s Botanical Safety Handbook. New York: CRC Press.
  7. Plants & Fungi At Kew. Royal Botanical Gardens. Lamium album (white dead-nettle).
  8. The Plant List: Lamium album.
  9. Wikipédia: Lamium album.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.