Chá de Uxi-amarelo: Combate Colesterol, Diabete, Diarreia, Artrite, Infecção Urinária e Uterina

0

Chá de Uxi-amarelo: Combate Colesterol, Diabete, Diarreia, Artrite, Infecção Urinária e Uterina

Chá de Uxi-amarelo: o uxi-amarelo é originaria da Amazônia Brasileira, e possui, dentre as suas propriedades, efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico.

O uxi-amarelo é uma planta medicinal, muito utilizada como suplemento alimentar.

Chá de Uxi-amarelo Combate Colesterol, Diabete, Diarreia, Artrite, Infecção Urinária e Uterina
Chá de Uxi-amarelo Combate Colesterol, Diabetes, Diarreia, Artrite, Infecção Urinária

Benefícios do Uxi-amarelo:

Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina, sua parte utilizada costuma ser a casca na forma de lascas.

A casca é amplamente comercializada em feiras, mercados e drogarias, sendo prescrita sob a forma de chá para colesterol alto, diabetes, diarreia e como anti-inflamatório contra tumores e infecções uterinas, bexiga e artrite.

As propriedades estão concentradas na casca da Endopleura uchi, que também é muito utilizada em chás e extratos em cápsulas e líquidos.

Atualmente, o uxi-amarelo é usada para tratar distúrbios como gastrite, infecção urinária, inflamação uterina, ovário policístico e reumatismo.

As propriedades da casca também são amplamente estudadas no combate contra o câncer.

Outro benefício do chá da casca da uxi-amarelo se percebe no combate de doenças como a artrite, colesterol alto e diabetes, devido as suas propriedades que ajudam na regularização das funções do organismo.

Muitos estudos apontam que as substâncias químicas em sua composição são úteis no tratamento de distúrbios mais graves, como a AIDS. Em suma, é útil como um auxiliar do tratamento, potencializando os seus resultados.

O uxi-amarelo possui ação antioxidante, capaz de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e auxilia na redução da ação mutagênica causada pelo consumo de tabaco.

Pode também ser útil no tratamento de doenças respiratórias, incluindo bronquites, rinites, sinusites e viroses.

A casca é composta de bergenina, flavonoides, saponinas e taninos, dentre outras inúmeras substâncias químicas em sua composição.

chá de urtiga-branca

Uxi-amarelo Nome Popular:

Uxi-amarelo, axuá, cumatê, pururu, uxi, uxi-liso, uxi-ordinário, uxi-pucu, uxi-verdadeiro. 

Uxi-amarelo Nome Científico:

Endopleura uchi (Huber) Cuatrec.

Receita de Chá de Uxi-amarelo:

Componentes: cascas. 10 gramas

Quantidade: água 1L

Como Preparar o Chá de Uxi-amarelo:

Decocção. Usar 10 g de casca em um litro de água.

Chá de Uxi-amarelo Propriedades Medicinais:

Anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular, vermífuga.

Para que Serve o Chá de Uxi-amarelo:

Abscessos, afecções intestinais, AIDS (auxiliar coquetel), artrite, asma, bursite, câncer (mama, pulmão, cérebro, próstata), candidiase, cáries, cérebro (prevenir coágulos), aumentar a circulação, cirrose, cistos, coração (prevenir ataques, doenças, coágulos), diabetes, disenteria, doenças epidêmicas, doenças ósseas, doenças urinárias, envelhecimento precoce, febres, gastrite, gonorreia, gripes, hemorragias, herpes, hipertensão, infecção dos ossos, infecção urinária, inflamação no útero, irregularidade menstrual, leucemia, miomas, reduzir pressão sanguínea, prostatites, reduzir ação mutagênica do tabaco, reumatismo, rinites, sinusites, sistema imunológico, tumores, úlceras gástrica, viroses. 

chá de urucum

Como Fazer o Chá de Uxi-amarelo:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar 10 g de casca em 1 litro de água em uma panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Depois deixar repousar por 10 minutos, coar e beber. Pode ser consumido quente ou gelado. O recomendado na maioria dos casos é tomar cerca de 1 a 2 xícaras por dia, dependendo do tipo de tratamento.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar 25 gramas de casca da árvore triturada em pedaços bem pequenos. Misture a casca com 500 ml de água e leve ao fogo durante 10 minutos, quando ferver, desligue o fogo e tampe o recipiente por alguns minutos. Beber durante o dia.

Em caso de qualquer dúvida sobre a quantidade utilizada (seja infusão, extrato seco ou pó), consulte um especialista. Apenas um profissional da saúde saberá avaliar as necessidades individuais com cuidado, indicando o melhor tratamento.

Chá de Uxi-amarelo Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O uso é contraindicado para gestantes e lactantes.

Durante os períodos de gestação e amamentação, todos os nutrientes ingeridos pela mãe passam para o bebê.

Para evitar a intoxicação pela ingestão de uxi-amarelo, é muito importante seguir a dosagem adequada, que pode variar conforme o modo de ingestão.

No caso do pó, a quantidade máxima ingerida deve ser de 400mg ao dia. No caso de infusões, a quantidade é de 25 gramas. Em forma de extrato seco, o ideal é consumir 250mg por dia.

chá de uxi-amarelo

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Asian Pacific Journal of Tropical Medicine (2015): Phenolic profile and biological potential of Endopleura uchi extracts.
  2. Bento, João Francisco, Guilhermina Rodrigues Noleto, and Carmen Lúcia de Oliveira Petkowicz. “Isolation of an arabinogalactan from Endopleura uchi bark decoction and its effect on HeLa cells.” Carbohydrate polymers 101 (2014): 871-877.
  3. EMBRAPA Amazônia Oriental (2012): Recomendações para o plantio do uxizeiro.
  4. Acta Amazonica (2009): Antimicrobial activity of bergenin from Endopleura uchi.
  5. The Plant List: Endopleura uchi.
  6. Wikipédia: Uxi.
  7. MAGALHAES, Lyege Amazonas M.; et al. Identificação de bergenina e carotenóides no fruto de uchi (Endopleura uchi, Humiriaceae). Rev. Acta Amaz. [online]. 2007, vol.37, no.3, p. 447-450. Manaus.
  8. SILVA, SAULO L. da. et all Atividade antimicrobiana de bergenina isolada de Endopleura uchi (Huber) Cuatrec. Acta Amaz. [online]. 2009, vol.39, n.1, pp. 187-191.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.