Chá Preto: Benefícios! Emagrece! Efeitos Colaterais e Propriedades

4

Chá Preto: Benefícios! Emagrece! Efeitos Colaterais e Propriedades

O chá preto é produzido a partir da planta Camellia sinensis que é uma erva medicinal nativa das Florestas do Nordeste da Índia e Sul da China.

O chá preto é extraído das folhas da Camellia sinensis que também é matéria-prima dos chás verde, amarelo, branco, vermelho e vários outros.

O chá preto é mais oxidado por causa da forma como é processado (totalmente fermentado), perde um pouco o efeito de polifenóis, enquanto o chá-verde é apenas escaldado, fervido e seco, mantendo-se completamente as suas propriedades de saúde.

No caso do chá preto, ele se diferencia dos demais pela diferença em seu processo de fermentação. É nesse processo que as folhas são completamente oxidadas, deixando-as com um tom mais escuro e sabor mais forte.

É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso.

Chá Preto Benefícios Emagrece Efeitos Colaterais e Propriedades Nutriela

Chá Preto Benefícios:

Estudo publicado comparou as taxas de consumo de chá preto em 50 países ao redor do mundo e a prevalência de doenças, como câncer, doenças respiratórias, cardiovasculares e infecciosas e diabetes.

De acordo com os autores, apenas uma correlação conclusiva pôde ser feita: países nos quais bebe-se bastante chá possuem índices menores de diabetes tipo 2 em sua população.

O motivo, segundo eles, é que o processamento do chá gera flavonoides, moléculas de propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a doença.

Outros estudos já haviam concluído que o chá possui propriedades antidiabéticas.

No início de 2012, estudo publicado no UK Nutrition Bulletin revelou que pessoas que bebem de três a seis xícaras de chá preto por dia são de 30% a 57% menos propensas a ter ataques cardíacos, além de serem menos vulneráveis aos diabetes tipo 2.

Chá Preto Emagrece:

Ajuda a emagrecer e na redução do peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.

Chá Preto Nome Popular:

Chá preto.

Chá Preto Nome Científico:

Camellia sinensis (L.) Kuntze

Receita de Chá Preto:

Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 1L

Chá Preto Como Preparar:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) de folhas em 1 litro de água.

Chá Preto Propriedades Medicinais:

Adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarreica, antilítica, antioxidante, antitumoral, broncodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, estimulante nervoso, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.

Chá Preto Para que Serve:

Chá preto é bom para ajudar no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas.

Chá Preto Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras por dia após as refeições.

Para obter todas as propriedades do chá é importante que o chá fique na água quente por cerca de 30 minutos, pois os antioxidantes presentes no chá começam a ser liberados ao fim de 5 minutos.

Quem sofre de insônia pode consumir o chá, desde que este fique em infusão durante cerca de 10 minutos, o que torna seu sabor ainda mais intenso, mas que não atrapalha o sono.

O chá preparado durante menos de 5 minutos, tem efeito contrário e mantém o cérebro mais ativo e por isso quando preparado dessa forma não deve ser consumido após as 19 horas.

Para deixar o sabor do chá mais suave pode-se adicionar um pouco de leite morno ou meio limão espremido.

Chá Preto Como Fazer Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Pode causar excitação, distúrbios para adormecer, constipação (dificuldades do trânsito intestinal, em caso de consumo excessivo).

É contra-indicado para quem possui problemas cardíacos devido ao teor de cafeína.

Por conter altas concentrações de cafeína, o consumo em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dor de cabeça, agitação e insônia.

Se consumida em doses altas a planta Camellia sinensis pode provocar toxicidade por excitação do sistema nervoso, causando convulsões, delírios, cefaleia e taquicardia.

Por conter cafeína, o chá deve ser evitado por grávidas e lactantes. Isto porque a substância atravessa a barreira placentária e o leite materno.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Black Tea & Weight Loss. eHow.
  2. com: Does Caffeine Increase Weight Loss?
  3. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23.
  4. The Effect of Black Tea on Weight Loss. Livestrong
  5. Beresniak A, Duru G, Berger G,et al. Relationships between black tea consumption and key health indicators in the world: an ecological study.
  6. https://onlinelibrary.wiley.com.
  7. Wikipédia: Camellia sinensis.
  8. The Plant List: Camellia sinensis.
Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.